Quinta-feira, 28 de janeiro de 2010 - 07h22
BOLSA FAMÍLIA: UMA CONQUISTA SOCIAL
CORRE RISCO DE VIRAR MOTE ELEITOREIRO
Há quem só veja coisas negativas no programa Bolsa Família, do governo. Na maioria dos casos são pessoas que não conhecem a miséria e a fome; que olham mas não enxergam a miséria que ainda existe em várias partes deste Brasil tão cheio de contrastes. O Bolsa Família salva vidas e ajuda brasileiros desesperados, que não têm outra forma de sobreviver. E são milhões deles. É claro que o programa sofre a acusação de opositores do atual governo de que é essencialmente eleitoreiro. Pode até ser que seja. Mas e daí? Dá votos mas cumpre sua missão social. Pior seria manter a miséria como plataforma política, só no discurso, sem uma ação efetiva e concreta para ajudar os brasileiros que, em muitos casos, estão abaixo da linha da miséria. Mas existem ainda muitos problemas. Há muita sacanagem, gente que jamais deveria receber um centavo do Bolsa Família mas recebe. E há, no meio disso tudo, uma eleição. E aí é que surge o erro crasso, o perigo, o mote que de certa forma dá razão aos que condenam a ação social do governo. Ao invés de depurar, de entregar o benefício apenas a quem o merece e precisa, a União está fechando os olhos para grandes irregularidades. Dá, com isso, munição para que o ótimo programa social seja considerado apenas um meio de encher as urnas de votos da “pobretada” para os candidatos governistas.
É incrível como um programa de tal alcance, que deveria ser copiada em outras partes do mundo pela sua importância social, possa acabar, apenas pela voracidade eleitoral, se metamorfoseando para se tornar uma espécie de tiro no pé. Impressionante como os políticos do nosso país fazem de tudo para transformar uma coisa boa numa muito ruim. Eles não conseguem mesmo fazer as coisas certas o tempo todo. No meio do caminho tem as urnas. E daí, vale tudo. Pena.
2010 ESTÁ CHEGANDO
Alguém aí já se deu conta de que este é o último fim de semana de janeiro? E que fevereiro vem voando, com muito carnaval e festas mas que antecede o verdadeiro início de ano no Brasil? Não se pode esquecer que em pouco mais de dois meses, começa oficialmente o ano de 2010. E vem com tudo.
FALTA POUCO
As contas são simples: entre março e abril, portanto daqui a poucas semanas, os partidos políticos se definem. Em maio acertaram os últimos detalhes e em junho começa a campanha eleitoral prá valer. Daí já com o aval da Justiça Eleitoral.
SÃO 99,99%
Na verdade as campanhas – tanto em Rondônia como e qualquer canto deste imenso Brasil – já estão nas ruas há longo tempo. A Justiça Eleitoral não tem como frear o que está acontecendo, porque teria que punir senão 100%, ao menos 99,99% dos pré-candidatos em todos os níveis.
FILME SEM MOCINHO
Em nível nacional, PSDB, DEM e PPS vão TSE pedindo punição para a ministra Dilma Roussef e o presidente Lula por antecipação de campanha. Se eles forem punidos, certamente o serão os milhares de pré-candidatos que também estão fazendo o mesmo. Ninguém é mocinho nesse filme.
DILMA AQUI, LULA LÁ
Por falar em Dilma, o PT rondoniense guarda ainda – para usar quando chegar a hora certa – uma pesquisa feita em Rondônia que já coloca a ministra como preferida dos eleitores do Estado. Bem à frente de Serra, confidenciou um petista que não pára de comemorar.
SÓ NOSOTROS
Em Rondônia, o PT abriu a guerra jurídica contra seus adversários, acusando o governador Ivo Cassol e o pré-candidato ao governo Expedito Júnior de campanha antecipada. Os petistas, é claro, fazem de conta que a campanha em que eles já atuam abertamente, no Estado e no País, é diferente e que só eles podem. Os outros não.
DOIS LADOS DA MOEDA
Já o PTC do deputado Alexandre Brito dá o troco. Entra no TRE com ação contra Eduardo Valverde e Fátima Cleide acusando-os de estarem em campanha aberta. Parece brincadeira mas não é. Todos estão atrás do voto, de todos os partidos e de todos os lados. Mas há os que fazem de conta e acham que a lei só vale quando lhes beneficia.
FALASTRÕES
Os ditadores adoram longos discursos. Há Fidel Castro, que quando no auge do poder, falava às vezes por oito horas seguidas. Não bateu o recorde do nazista Adolf Hitler, que chegou a discursar por nove horas e meia. Mas os dois são fichinha perto de outro aprendiz de ditador: Hugo Chávez é o que mais tempo fica no ar, enchendo o saco da população com seus pronunciamentos sem fim.
PIROTECNIA
Voltando à campanha: as informações oficiais vindas do Dnit falando sobre as várias obras que serão executados em Rondônia e na região – e serão mesmo – tem sido eivadas de loas e pirotecnia em homenagem ao ex-deputado Miguel de Souza, seu diretor. Que, aliás, é novamente candidato à uma cadeira na Câmara Federal.
MORTES EM CACOAL
Em Cacoal, já se fala em pelo menos seis vitimas fatais por causa da dengue. Com quatro casos de dengue hemorrágica. Há necessidade da população da cidade se envolver totalmente na campanha contra a doença, porque se não o fizer, a mortandade não vai parar. A coisa tá preta!
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em
Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq
Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta
São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o
As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024. Crimes como furtos (meno