Domingo, 5 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 28/03/10


 Primeira Mão - 28/03/10 - Gente de Opinião

FOTOGRAFIA DO MOMENTO: UMA
MULHER A CAMINHO DO PLANALTO

Ainda longe da eleição de outubro, que previsões se pode fazer hoje? Em nível nacional, pode-se dizer, por exemplo, que a pré-candidatura de Dilma Roussef está consolidada e que o país pode se preparar para pelo menos mais quatro anos com o PT no poder. José Serra ainda está à frente nas sondagens informais mas a candidata do Planalto, que saiu lá atrás, já está praticamente junto ao tucano. Serra foi citado como pré-candidato durante quatro anos. Dilma começou depois, justamente quando o nome de Serra ficou estagnado, porque os tucanos perderam um ano inteiro sem saber o que fazer. Dizer que Dilma e Serra têm a preferência da grande maioria do eleitorado é chover no molhado. O ingresso de Ciro Gomes na parada pode prejudicar Dilma mas também prejudica Serra. Marina Silva, com seu nome muito respeitado no mundo, pode eventualmente desequilibrar. Mas nunca para o lado tucano. Os partidos nanicos, desesperados por negociar seus espaços no horário eleitoral gratuito, vão se bandear para quem oferecer mais. O governador mineiro Aécio Neves mudaria um pouco o quadro, mas só se ele saísse numa chapa puro sangue, encabeçada por Serra, o que, ao menos por enquanto, é muito improvável. 

Então, está combinado assim: Dilma é a favorita porque está em campanha há mais tempo e tem o aval de Lula, o presidente mais popular da recente história brasileira. Não há qualquer nome que possa aparecer na última hora com poderes para mudar esse quadro. Em relação à disputa presidencial, se não der uma grande zebra, nosso novo presidente vai trocar o terno e a gravata pelos vestidos de grife e pelo terninho básico.

 
JUS AO NOME
 

Está se confirmando uma informação que essa coluna, fazendo jus ao seu nome, deu em primeira mão. O deputado estadual Tiziu Jidalias, cuja base eleitoral é Ariquemes, deve mesmo ser o vice na chapa liderada por João Cahulla na disputa pelo governo. O martelo está batido e só haverá mudança de planos caso ocorra o inesperado.

 
ESTRATÉGIA PRONTA
 

A idéia dos governistas é dividir o eleitorado de Ariquemes e região, de onde sai o prefeito Confúcio Moura para concorrer ao Palácio Presidente Vargas. Hoje, Confúcio é o nome que mais preocupa a ala cassolista. Tiziu entra na briga para não permitir que Confúcio saia sozinho como representante da região. A estratégia é essa.

 
ÚLTIMOS DETALHES
 

O presidente da Assembléia, Neodi Carlos, ainda não confirmou oficialmente se vai mesmo entrar na disputa pelo Senado, ao lado de Ivo Cassol. O governador já tem o assunto como resolvido e só faltaria a definição oficial, que aconteceria nas convenções de junho ou julho. Neodi está recebendo desde já muitos apoios e incentivo para entrar na briga e deve falar sobre o assunto em breve.

 
MENOS TRÊS
 

Pelos lados da Assembléia, outra confirmação definitiva. O deputado Wilber Coimbra, do PSB, é o único dos atuais 24 parlamentares que não entra na disputa eleitoral de outubro. Embora jovem e com uma atuação na Assembléia até destacada, Wilber já comunicou que não vai disputar a reeleição. Com isso, se Neodi confirmar a corrida ao Senado e Tiziu na chapa de Cahulla, serão apenas três os atuais deputados que não estarão na briga eleitoral deste ano.

 
BASE? QUE BASE?
 

Embora em partidos que são da base aliada do governo Lula – o PT é o partido do presidente e o PP de Cassol também apóia a administração federal – por aqui petistas e governistas não se acertam de jeito nenhum. No encontro de Humaitá, nessa semana, Cassol se queixou à ministra Dilma que os petistas rondonienses estariam atrapalhando as obras do PAC em Porto Velho.

 
ENTREGOU
 
Cassol falou à ministra e o deputado federal Eduardo Valverde estava ao lado. O petista confirmou que o partido foi à Justiça contra as obras que a Caerd (do governo estadual). Dilma ouviu e não gostou. O assunto ainda terá desdobramentos junto à pré-candidata petista à sucessão de Lula.

 

ANTICORRUPÇÃO
 

Liderado pelo sempre combativo procurador geral Reginaldo Trindade, o Ministério Público Federal entra na briga  contra a corrupção no Estado. Nessa semana, o MPF participou de reunião para criação de chamada “Rede de Controle da Gestão Pública”, um grupo de combate à corrupção no Estado de Rondônia.

 
FALANDO DURO
 

Como é do seu feitio, ao falar sobre o assunto, Reginaldo Trindade, sempre polêmico, não usou meias palavras. Disse, segundo texto distribuído por sua assessoria: “Os criminosos estão cada vez mais organizados e mais aperfeiçoados na 'arte' de cometer infrações. É imprescindível que os órgãos de controle também se organizem, em igual ou maior proporção para combater este mal”.

 
 
SAINDO E VOLTANDO
 
No seu último final de semana como governador depois de mais de sete anos de mandato, Ivo Cassol vai andar em várias regiões do Estado, entregando obras e se despedindo dos rondonienses antes de deixar o cargo, no meio da semana que começa. Descansa alguns dias e volta em seguida, para já se apresentar como pré-candidato ao Senado.  

Fonte: Sergio Pires

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 5 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta

Gente de Opinião Domingo, 5 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)