Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 28/08/10


Primeira Mão - 28/08/10 - Gente de Opinião

POBRES E REMEDIADOS JÁ ESTÃO DANDO

O SEU RECADO: NÃO QUEREM MUDAR

Nada acontece por acaso. Ainda mais em tempos de eleições. O fato do presidente Lula ter aprovação recorde no país e de sua candidata estar caminhando a passos largos para se eleger no primeiro turno para substituí-lo, tem a ver com a situação do brasileiro comum. A mídia nacional tem divulgado números importantes na economia, nos últimos anos, que transformaram a vida de milhões de brasileiros. A classe D, que antes estava próximo à miséria, melhorou de vida. A classe C já está perto da média. Comprar casa, carro, eletrodomésticos, roupas, alimentar-se melhor e ter emprego, transformou milhões de famílias. A revista Isto É desta semana abordou o tema com exatidão, mostrando como os últimos anos foram positivos para todos os brasileiros mas, principalmente, para aqueles que sempre estiveram distantes do sonho de uma vida pelo menos digna. A taxa de desemprego anunciada ontem é a menor dos últimos seis anos, nunca o salário do brasileiro médio esteve tão alto. Cresceu mais de 5% só nesse ano. Não se pode ignorar que há erros crassos do governo Lula, como a insegurança pública; deficiências na saúda, na qualidade do ensino e eventuais loucuras dos esquerdistas malucos. Mas os avanços são claros, sólidos e muito maiores que os eventuais retrocessos.

Nesse quadro em que a economia do país está num momento excepcional, em que brasileiros sempre esquecidos começam a viver melhor; em que os erros do governo são esquecidos pelo grande volume de acertos, a maioria da população está dizendo, nas pesquisas, que quer que a coisa continue assim. Uma pena para José Serra, que também, certamente, seria um bom presidente. Mas o Brasil dos pobres e dos remediados – a imensa maioria da população – está dando seu recado. Não quer mudar o que está indo bem.

A taxa de desemprego ficou em 6,9% em julho, conforme informações divulgadas nesta quinta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa é a menor para meses de julho desde 2002, quando teve início a série histórica do instituto.

No mês anterior, junho, o índice havia ficado em 7%. Já em julho do ano passado, a taxa registrada foi de 8%.

O rendimento médio real dos trabalhadores, no geral, independentemente da ocupação, cresceu 2,2% em julho, ficando em R$ 1.452,50. No ano, o aumento foi de 5,1%.

GELÉIA GERAL

Os direitos individuais estão sendo desrespeitados. Não se pode andar com carro plotado em determinados locais, não se pode fazer campanha política aberta, cada município tem sua legislação que ora proíbe, ora libera alguns atos de campanha. Virou uma geléia geral e a Justiça, dependendo de cada região e de cada cidade, é quem manda e desmanda na disputa pelos cargos políticos. Essa é a mais pura verdade.

MAU HUMOR

Decisões judiciais aqui e ali já atropelaram a Constituição várias vezes. O direito sagrado de opinião está sendo esmagado, em nome de legislações menores. Jornalista não pode gozar com a cara de políticos, não pode criticá-los, os humoristas (de jeito nenhum!) podem brincar com quem quer que seja. É a política do mau humor e do desrespeito à Constituição brasileira.

EM NOME DE QUE?

Agora, o TSE decidiu que quem já foi condenado e pagou sua pena pode ser condenado de novo pelo mesmo delito. Absurdo e inconstitucional, porque nenhuma pessoa pode pagar duas vezes pelo mesmo crime. Mas, em nome da Lei Ficha Limpa – ela também inconstitucional, porque não poderia valer para esta eleição – fere-se a Carta Magna, a partir do próprio Judiciário.

EMARANHADO

O Brasil está envolto num emaranhado de leis e de decisões que se desencontram. Juízes de primeira instância decidem acabar com carros de som porque o barulho os irritou.; outro impede que pessoas usem suas próprias roupas para fazer campanha; dependendo do município, a Prefeitura permite ou não propaganda nas ruas. Que país é esse, afinal?

PROVANDO A INOCÊNCIA

Partindo do princípio de que todos são culpados até prova em contrário, o Ministério Público Eleitoral e a Justiça Eleitoral estão transformando um momento de civismo e democracia numa grande confusão. O brasileiro comum já não sabe o que vale e o que não vale. Não há clareza em nada, a não ser no pisoteio quase diário nos princípios constitucionais.

VISITANTES

Já estão em Porto Velho, desde a última quinta-feira, alguns dos mais importantes professores do crime. Vieram para o presídio de segurança máxima da Capital, junto com outros mestres, certamente ensinar por aqui mais sobre o tráfico de drogas, crime organizado, bandidagem. São as típicas visitas que todos detestam.

QUE MUNDO É ESSE?

Nessa semana, a polícia desbaratou uma quadrilha de traficantes num bairro de Porto Velho. Havia dois maiores comandando o grupo e três menores. Entre eles, uma menina de 13 anos. Isso mesmo, uma criança de 13 anos. Que mundo é esse que estamos vivendo?

FALTA DE ÁGUA

A Caerd está pedindo apoio da população para que economize água. Alega que a seca deste ano, uma das maiores dos últimos tempos, pode acabar em racionamento, se o consumidor não se conscientizar e economizar o máximo que puder. A coisa está complicada e se não chover logo, vamos ter problemas também em termos de abastecimento.

VERMELHOU

Colorados de várias cidades do Estado cobram que a coluna não registrou o título de bicampeão da América conquistado pelo Internacional. Registrou sim. Inclusive antes da decisão contra o Chivas. A cor vermelha domina a América e os torcedores de Rondônia ainda não pararam de festejar.

Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)