Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 28/10/09



Primeira Mão - 28/10/09 - Gente de Opinião
PERIGO: A ESQUERDA AVANÇA E
A DIREITA AINDA NÃO MORREU

A América Latina deu um giro para a esquerda, depois de décadas de domínio das forças direitistas. Começou pela Venezuela, com Hugo Chávez, passou pelo Brasil, com Lula; chegou ao Equador, com Rafael Correa e à Bolívia com Evo Morales e agora está a um passo se concretizar também o Uruguai, com Jose Pepe Mujica (o homem da foto aí em cima), um ex-guerrilheiro Tupamaro dos anos 70. Depois das violentas ditaduras militares que assolaram o continente nos anos de chumbo e um curto período de democracia plena, forças radicais, agora de outro lado, estão tomando conta da política latino-americano. À exceção de Lula, que em seu governo – mesmo com escorregões como os de dar dinheiro oficial para invasões de terra e não permitir a punição de terrorista condenado em seu país – tem sido defensor da verdadeira democracia, todos os demais sonham com um continente à La Fidel Castro e seu falido comunismo cubano. Os extremos são grande risco para esses países. Ainda envergonhados pelo que fizeram nos anos 60 e 70, os radicais da direita andam quietos. Mas não estão mortos. Se a situação regional na América Latina voltar à radicalização,, agora pela ponta esquerda, poderemos entrar no túnel do tempo e ver a reação à reação à reação, ou seja, o retorno de confrontos de idéias ultrapassadas, que deveria estar mortas e sepultadas. Por enquanto, tudo ainda são indícios. Mas que o perigo é iminente, não se pode questionar.

INDÚSTRIA DO BOATO

Ah, a boataria corre solta! Vai de um lado a outro. Uma hora coloca Cassol e Expedito Júnior em rota de colisão; noutra põe ambos cada vez mais juntos; numa terceira, anuncia que se Cahulla não for o candidato de Cassol, poderia romper com o amigo de quase três décadas. Tudo papo furado, mas bem dentro do contexto pré-eleitoral. Cada dia, uma versão diferente. 


NO MESMO BARCO


A verdade é que Cassol, Expedito e Cahulla continuam no mesmo barco. Cada um buscando seu espaço e cada um defendendo o que considera importante. Lá por abril do ano que vem é que os três – e mais gente considerada peso-pesado na ala governista – sentarão para definir como caminharão em 2010. Até lá, a indústria dos boatos vai continuar cada vez mais produtiva. 


LUZ VERDE


A vitória de Emerson Castro para o comando do diretório municipal do PMDB de Porto Velho, o mais importante do Estado, agradou tanto ao grupo próximo ao senador Valdir Raupp, o presidente regional, como o do prefeito Roberto Sobrinho, do PT. Ambos acham que com Emerson será mais fácil negociar uma aliança entre os dois partidos. 


OUTRA CONVERSA


Caso vencesse um dos grupos que se poderia chamar de oposição dentro do PMDB, a possibilidade de nova aliança com os petistas estariam derrotada. Agora, com Emerson à frente e com a possibilidade de que ele seja prefeito por dois anos caso Sobrinho dispute o governo, a conversa é outra. 


CADA UM POR SI


Dentro do PT a situação interna também não é de paz e harmonia. Os três grupos que querem indicar o candidato ao governo – o de Sobrinho, o de Valverde e o de Fátima Cleide – não andam de mãos dadas. Pelo contrário. O cacete está pegando para todos os lados. 


UNS E OUTROS

Hoje, dia 28, é o Dia do Funcionário Público. Em Rondônia tem feriado, só que na sexta-feira, para que se possa emendar e ter mais três dias sem trabalho. Aos servidores que realmente trabalham, que dão duro, que ganham pouco e estão sempre nas mãos dos poderosos da hora, nossos cumprimentos. Aos que só penduram seus casacos na cadeira, esses não precisam de homenagem alguma. Vivem na moleza. 


FORTUNA

Para quem está atrás da sorte, essa quarta-feira também é especial. A Mega Sena está sorteando um prêmio de 22 milhões. Um pouco a mais do que o rondoniense Roberto Kuppé ganhou há mais de dois anos. Quem sabe não é hoje o dia de outro rondoniense? 


VAI RECOMEÇAR...


A questão dos mototáxis na Capital, que já estaria resolvida na Câmara de Vereadores, deu prá trás. A Comissão especial que trata do assunto não aprovou a implantação do transporte alternativo. A confusão está pronta para começar tudo de novo. Incluindo aquelas bagunças que a cidade assistiu durante várias semanas. 


MESMA LADAINHA

Enquanto quem deveria decidir continua amedrontado e priorizando discursos sem fim sobre como acabar com a tragédia, a violência no Brasil se transforma numa calamidade pública. No Congresso, dá pena ouvir que a única solução é “investir no social”, como se essa fosse a única motivação da bandidagem. Triste. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Segunda-feira, 24 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)