Sábado, 28 de novembro de 2009 - 06h56
QUEM VAI DEVOLVER A FORTUNA
COBRADA A MAIS NAS CONTAS DE LUZ?
O desrespeito ao consumidor brasileiro chegou a níveis tão absurdos que há quem seja lesado e já nem tenha mais vontade sequer de protestar. A defesa do consumidor ficou na conversa, nos discursos, na gastança do dinheiro público com estruturas que, no final das contas, nada resolvem. Pior quando a vergonheira vem do próprio serviço prestado pelo governo ou seus parceiros. Em Rondônia, por exemplo, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), descobriu que o preço cobrado do consumidor , pela Ceron, era abusivo. Tanto que determinou uma imediata redução de quase 20% nas contas de energia a partir de 1º de dezembro. E isso é só a ponta do iceberg. O país todo sabe que as empresas distribuidoras de energia cobraram, a mais, cerca de 7 bilhões de reais em apenas um ano. O presidente Lula chegou a entrar na jogada, prometendo que o dinheiro seria devolvido ao coitado do brasileiro. Mas, de uma hora para outra, o assunto sumiu do noticiário e ninguém do governo dá sequer um pio sobre ele. Seria, é claro, ingênuo perguntar também se o que a Ceron cobrou do rondoniense a mais durante tanto tempo – já que agora foi determinada uma redução nas contas de luz de 20%, um índice realmente muito alto – será devolvido. Fosse num país sério, a pergunta sequer seria feita, porque há respeito pela população. Mas como é no Brasil e como é em Rondônia, tudo ficará como dantes na casa de Abrantes. Ou seja, ninguém vai devolver nada e o consumidor que se .... Como sempre, aliás.
PLEBE EM FÚRIA
Turma da Ponta do Abunã continua furiosa. Para a população de uma pequena área de São Miguel, que quer pertencer a Nova Brasilândia, tudo está OK para a realização de um plebiscito. Já para os distritos de Nova Califórnia, Extrema e Abunã, nem sinal de bom senso.
DOIS PESOS...
O TSE autorizou a consulta popular em São Miguel, depois de algumas idas e vindas mas não deu o mesmo tratamento para a Ponta do Abunã, onde tudo está pronto para a emancipação. As lideranças da área estão ameaçando, pela enésima vez, fechar a BR 364 em protesto.
EM CAMPANHA
Turma do PT ligada ao deputado federal Eduardo Valverde não quer nem ouvir falar sobre possibilidade de haver alguma mudança na escolha do nome petista para o governo em 2010. A campanha já começou e já está nas ruas. Como as outras.
VERSÕES DIFERENTES
O governo federal diz que o desmatamento em Rondônia diminuiu drasticamente. O governo do Estado também, assim como o Ibama. Mas uma tal ONG chamada Imazon manda à imprensa release desmentindo tudo. É uma vergonha que essas entidades, mantidas com dinheiro público, nem sequer sejam fiscalizadas e digam o bem entendem.
SÓ UMA VERDADE
Tem que se saber se são os governos e os órgãos oficiais que estão mentindo ou essa gente das ONGs. Não existem duas verdades. Culpa mesmo é daqueles que escondem as informações e não querem que as ONGs sejam investigadas, para que se saiba quais suas reais motivações. Esses, que estão no próprio governo federal, nos ministérios e no Congresso teriam que ser tratados, no mínimo, como cúmplices.
AJUDINHA
A decisão do TSE de transferir o julgamento do caso do governo Ivo Cassol serviu também para diminuir a pressão dentro da Assembléia Legislativa. Já tinha gente loteando cargo e aceitando uma pequena ajuda aos amigos – como na famosa música dos Beatles - para trocar de lado se houvesse eleição indireta, no caso de cassação do governador.
TRISTE EXEMPLO
No Tocantins, a cassação do governador pelo TSE acabou transformando a Assembléia daquele Estado numa casa de negócios. As denúncias de corrupção, distribuição de dinheiro público para cooptar votos para a eleição indireta e dezenas de outras coisas semelhantes estão sendo denunciadas. Quem duvida, é só acompanhar a pequena tragédia do Tocatins. É assunto público.
NA TV
O chefe da Casa Civil do governo, o experiente ex-senador Odacir Soares, acompanhou todo o julgamento do caso Cassol pessoalmente. Era figura da primeira fila e estava em todas as cenas mostrando o plenário, pela TV Senado. Tenso, Odacir só demonstrou um pouco de alívio com o pedido de vistas ao processo do ministro Ricardo Lewandowski.
ATÉ NA PASSARELA
Virou zona total. Quem não quer se arriscar a atravessar a BR para não morrer atropelado, pode morrer nas mãos de bandidos. Eles fazem “ponto” no local, atacando quem quer que passe. Esta semana a PM apareceu e, quando chegou ao local, foi recebida à bala pelos criminosos. Eram quatro. Só um menor foi preso. Os outros estão soltos, prontos para voltar ao ataque.
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
www.gentedeopiniao.com.br - www.opiniaotv.com.br - http://twitter.com/opiniaotv
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa
Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta
Não é exato como um bom relógio, mas numa conta simples, faltam pouco mais de 144 horas para que Porto Velho tenha um novo Prefeito. Léo M