Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 28/12/10


 Primeira Mão - 28/12/10 - Gente de Opinião

NOSSA LEI ELEITORAL NÃO É UM BRINQUEDO,

MAS O TSE PARECE QUE PENSA BEM DIFERENTE

Até o TRE de Rondônia ficou preocupado com a confusa situação de decisões contraditórias do TSE sobre quem deve ser empossado e quem não deve. As constantes mudanças de decisões, que parecem brincadeira mas infelizmente não o são, deixa a todos perplexos. Ora a bancada federal tem uma composição. Logo depois, tem outra. Na Assembleia Legislativa  acontece o mesmo. Uma confusão sem fim, caracterizada claramente pela divisão de posições dos ministros do TSE sobre vários pontos da legislação eleitoral, mas principalmente em relação à Ficha Limpa. Enquanto alguns decidem que a lei vale já neste ano, outros decidem o contrário. Vão concedendo liminares, mudando o resultado das urnas, transformando a lei num brinquedinho pessoal, a serviço de ideologia própria, não importando o que isso represente em termos de custos, de prejuízos, de confusões causadas, que deixam o país – e Rondônia – sem saber exatamente o que vale e o que não vale.

O TRE se viu obrigado a diplomar Maurão de Carvalho na Assembleia, tirando a vaga de Edivaldo Soares, de Ji-Paraná. Na Câmara Federal, cassou a vaga do jovem Marcos Rogério e colocou em seu lugar Natan Donadon. Alguém imagina que tudo está definitivamente resolvido? Claro que não está. Nossos ministros ainda têm muito com o que brincar, até que se saiba exatamente qual dos grupos envolvidos nessas pendengas todas, vencerá a batalha de egos. O TSE transforma a eleição (que deveria estar sob sua guarda), num jogo de complicado e sem fim. Parece que tentando dizer ao eleitor que são eles, os ministros, quem escolhem aqueles que devem ser nossos representantes e não nós, os eleitores. Até quando vão brincar com a lei nossos maiores representantes no principal tribunal eleitoral do país?

 

EQUIPE PRONTA

Confúcio Moura teve que aceitar imposições, engolir sapos, conversar muito e até tomar algumas decisões que não gostaria de ter tomado, para conseguir compor seu secretariado. Teve que abrir espaço para vários partidos políticos que o apoiaram no segundo turno. Certamente nem todos os nomes convidados o seriam, não fosse a necessidade de governar com a coligação.

PRIMEIROS PASSOS

O governador que toma posse no próximo sábado começa a governar com esse time, mas poderá muda-lo mais adiante, moldando-o à sua forma pessoal de trabalhar, caso algum dos selecionados não traga os resultados que ele espera. Claro que publicamente jamais admitiria tal coisa, mas a verdade é que quem não der respostas, pode durar muito pouco na nova equipe.

EXPECTATIVA

A verdade é que Rondônia acorda, no próximo domingo, com uma nova administração. Que chega cheia de planos, que quer fazer Rondônia progredir e tornar a vida da sua população também muito melhor. Por isso, vale toda a torcida para o governador Confúcio Moura e seu time. Se ele trabalhar bem, todos os rondonienses vão usufruir das melhorias. É o que se espera.

ABATIDO

Não poderia ser diferente. Pela primeira vez eleito deputado estadual, Edivaldo Soares estava muito abatido no final de semana, com a decisão – via liminar – do TSE, tirando-lhe o mandato e o entregando a Maurão de Carvalho. O parlamentar der Ji-Paraná., contudo, não perdeu tempo só sofrendo. Já começou a agir, através dos seus advogados, para tentar retomar a vaga. A briga na Justiça vai longe.

QUE NATAL!

Assassinatos, várias mortes no trânsito, dezenas de feridos em brigas por causa de bebedeiras, prisão de traficantes e foragidos da Justiça: o Natal em Rondônia nada teve de paz e harmonia. Poucas vezes no ano os policiais de todas as áreas trabalharam tanto. O que será que aconteceu com o tal espírito natalino? Desistiu de morar por aqui?

PRIMEIRONA

Neste sábado, também assume a primeira mulher a governar o Brasil.; Dilma Rousseff vem com uma equipe parte indicada por ela, parte por Lula. Todo o país espera, ansioso, que ela faça uma boa administração, continue o que está dando certo e mude o que está errado. Tem que ser não só a primeira mulher no comando do país, mas a que mais realizou. Torçamos todos, pois!

AMPULHETA

O tempo não para. A ampulheta continua marcando os momentos que faltam tanto para a posse de Confúcio Moura (pouco mais de quatro dias) como para a eleição do novo presidente e formação da Mesa Diretora da Assembleia. A corrida pelo comando do legislativo estadual passa a ser o grande assunto a partir da próxima semana. Quem ganha? Confúcio ou a oposição?

ANO PERDIDO

O ano termina sem que se saiba exatamente o que vai acontecer em relação a transposição dos servidores do  ex-Território  Federal para a folha de pagamento da União. Houve muita comemoração neste 2010, mas na verdade nada de concreto. Muito vai depender, a partir de janeiro, de um trabalho duro e em conjunto da nova  bancada federal.

ANO GANHO

Pelo menos em relação à construção da ponte sobre o rio Madeira, a partir do bairro da Balsa, o ano de 2010 foi positivo, A primeira torre já está concluída e parece que agora nada vai interromper o trabalho. Pelo menos uma grande obra federal está andando a pleno vapor, por aqui.


Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)