A CENSURA, VISTA COM HUMOR MAS COM
UM GOSTO AMARGO NO CANTO DA BOCA
Apenas como um exercício de futurologia, mas também de olho no passado, pode-se inventar algumas formas de como poderia ser o noticiário político, por exemplo, quando a censura voltar e só matérias de agrado do governante de plantão puderem ser publicadas. Alguns exemplos:
Ǿ - A primeira dama, num modelito muito moderno, preferiu não descer do elegante carro em sua visita à favela. Bem que ela fez: poderia sujar seu sapato novo, comprado em Paris.
Ǿ- O ministro da Justiça, João Brutamontes, também conhecido carinhosamente como Troglodita, negou que haja censura à imprensa. Até porque, ele lembrou, quem tinha opinião contrária ao governo, segundo as palavras do querido ministro, “a gente já demos um jeito”. Não é uma beleza?
Ǿ - Alguns poucos bagunceiros, antipatriotas, inventaram de fazer uma passeata ontem, exigindo liberdade de opinião e expressão. Uns malucos. Querem mais liberdade do que a gente já tem? Não conhecemos ninguém que não possa dizer o que pensa. É claro que se for para só falar contra, aí a gente não pode apoiar, não é?
Ǿ - É uma mentira deslavada essa coisa de que há corrupção neste governo. Uma calúnia absurda. Nunca na história deste país houve gente tão séria cuidando do nosso Brasil e do nosso dinheiro. Cadeia nestes caluniadores!
Ǿ - E agora, para encerrar, uma receitinha de um bolo de chocolate que é uma maravilha. Pegue quatro ovos...
Vade Retro, censura!
PAULEIRA
Os deputados estaduais voltaram a mil, nas sessões extraordinárias. Em dois dias, votaram uma dezena de projetos, limparam a pauta e já estão aquecendo as turbinas para o retorno ao trabalho normal em fevereiro. Ano de eleição é ano de não se perder um só momento na busca pelo voto e pela reeleição.
MAIS UM
Depois de Ribamar Araújo, do PT é Luizinho Goebel, do PV de Vilhena o outro parlamentar rondoniense que não responde a nenhum processo. A informação é do Transparência Brasil, que vive fiscalizando a vida dos políticos. E que valoriza aqueles que andam na linha mas também comete muitas injustiças.
CAMISA DE FORÇA
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, denunciou que o terremoto no Haiti foi promovido por um teste nuclear dos Estados Unidos. Está na hora de se pensar numa camisa de força, daquelas bem apertadas, para colocar no coronel nosso vizinho. O homem está visivelmente desequilibrado.
BARBÁRIE
Aumento de mais de 50% no número de casos de agressões a mulheres.Os números são da Justiça rondoniense e se referem apenas a processos de agressões praticadas por homens ensandecidos na região de Porto Velho. Afinal, a Lei Maria da Penha não veio exatamente para combater essa barbárie? Parece até que o tiro saiu pela culatra
EFICIÊNCIA ZERO
Morador do bairro São João Bosco, área próxima ao centro da Capital, recebeu no último dia 26 correspondência da SKY. Até aí nada demais. O problema é que a correspondência era de uma fatura que teria que ser paga dia 9, ou seja, 17 dias antes. A carta foi encaminhada por uma tartaruga? E onde anda a rapidez e a eficiência dos Correios?
SÓ MILAGRE
Sério e respeitado, por seus relevantes serviços prestados à Justiça e à comunidade rondoniense, o juiz Sérgio William Teixeira, da 24ª zona eleitoral só não é milagroso. Portanto, deve ser creditado apenas aos ossos do ofício e à obrigação da função seu pedido como magistrado, para que os pré-candidatos não utilizem o plebiscito do próximo dia 28 de fevereiro para fazer campanha antecipada.
LOBOS E CORDEIROS
Numa comparação a grosso modo, é mais ou menos como aconselhar o lobo faminto a não entrar na área onde estão os cordeiros. Ora, tem eleição, tem palanque, tem voto. Os caras já fazem campanha antecipada há meses, ignorando a legislação eleitoral e vão deixar passar em branco essa chance de ouro? Nenhuma chance.
NEGÓCIO DA CHINA
Não se deu, ao menos até agora, o devido valor a uma grande notícia para Rondônia: o mercado chinês, gigantesco, está reaberto para a carne produzida em nosso Estado. É uma conquista do governo, dos produtores, dos frigoríficos. Entrar na China é ter acesso direto ao maior mercado consumidor do mundo. Festejemos, pois!
RAIO
Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)