Quarta-feira, 29 de dezembro de 2010 - 05h49
LULA SAI DE CENA, POR ENQUANTO.
E DEIXA UM BRASIL MUITO MELHOR
Chega ao fim dois mandatos do presidente mais popular da história do Brasil. Lula encerra seu governo com altos índices de aprovação, graças a uma série de acertos importantes; a grandes erros que a população resolveu esquecer; ao fato de ser uma dos maiores marqueteiros de si mesmo de todos os tempos. E também porque foi inteligente e não permitiu que alguns malucos do seu partido, o PT, impusessem sua ideologia superada e se mexesse na economia. Claro que o governo Lula será devidamente julgado pela história, mas ainda no calor dos acontecimentos, é fácil compreender como esse homem simples, com inteligência superior, que no começo da carreira era uma espécie de boneco de ventríloquo das grandes cabeças petistas, mas que acabou impondo seu estilo pessoal, tornou-se uma figura tão querida no Brasil e um nome respeitado no mundo inteiro.
Lula não permitiu aos xiitas e doidões do PT tomar as rédeas do governo, inclusive mostrou sua ojeriza pelo controle da imprensa, tão desejado por muitos dos seus “cumpanheiros”. Foi um Presidente dedicado aos pobres, abrindo-lhes a porta do consumo e tirando milhões deles da pobreza extrema e da miséria. Foi democrata, foi estadista, foi quem avalizou o crescimento econômico do país. Teve jogo de cintura para conviver com uma classe política decadente, interesseira e pouco preocupada com as verdadeiras necessidades da população. Errou muito também, mas seus acertos foram muitos maiores. Que venha Dilma Rousseff, outra das criações de Lula! E tomara que o Brasil não sinta falta dele muito rápido. Se sentir, é porque sua indicada não deu sequencia ao que ele fez...
ORÇAMENTO ABERTO
Um dos maiores problemas que os novos governadores enfrentavam, no passado, não existirá mais para Confúcio Moura.. Tão logo assuma o poder, na tarde do próximo sábado, já poderá determinar a abertura do orçamento de 2011, na ordem de 5 bilhões e 200 milhões de reais. Não ficará um só dia sem grana.
FALTARÁ A GRANA
O orçamento, relatada no Assembléia pelo deputado Jesualdo Pires e aprovado com poucas emendas dos parlamentares, será sancionado ainda esta semana pelo governador que sai, João Cahulla. O que não haverá é dinheiro no cofre. Mas orçamento, ele sim já estará disponível.
E O CPA?
Alguns assuntos que o governador eleito ainda não esclareceu: como fará com as obras inacabadas deixadas pelo atual governo, como o Centro Político-Administrativo e o Teatro Estadual? Como conseguirá resolver um início de crise com a oposição, marcada pela indicação de petistas para a área da agricultura? Certamente Confúcio Moura falará sobre esses temas, em breve.
SENTOU O FERRO
Por falar nisso, o novo líder da bancada federal de Rondônia, o deputado do DEM Moreira Mendes, já entrou em rota de colisão com o novo governo do Estado, por causa da nomeação de petistas para a Agricultura e a Emater. Moreira sentou o ferro e recebeu o troco dos petistas. Briga feia para Confúcio apartar.
NÃO PODE IR
O governador que assume não estará na posse da Dilma Rousseff na Presidência, como aliás, não estarão vários governadores do norte e nordeste. Como as posses dos estados ocorrerão na maioria dos casos, não haverá tempo hábil para voar a Brasília. Além disso, há a diferença por causa do horário de verão.
SUPERSÔNICO
A solenidade de posse de Confúcio está marcada para às 15h30, deve começar às 16h20 no mínimo e vai até o anoitecer. Dilma assume às 17 horas, horário de Brasília, três da tarde em Rondônia. Ou seja: nem com supersônico Confúcio poderia chegar em tempo.
MEGA DA ALE
E a batalha pela Assembléia? A cada dia, novos boatos, novas negociações nos bastidores, novos acordos anunciados, mas, é claro, nenhum confirmado. Quem ficará com a Mega Sena da presidência e da Mesa Diretora? O “sorteio” será dia 1º de fevereiro.
SINDUSCON
Nesta quarta-feira, a partir do meio-dia, dirigentes, funcionários, empresários e convidados especiais do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado, o Sinduscon-RO, realiza sua confraternização de final de ano. O evento está marcado para o restaurante Gare, no Porto Velho Shopping e será comandado pelo presidente Chagas Neto.
NÃO SE ENTREGA
Se tem um brasileiro que não entrega os pontos, que mostra uma garra incrível para continuar vivendo, que não teme enfrentar a morte quase todas as semanas, é o vice-presidente José Alencar. O homem, apesar de espezinhado por várias doenças, é uma fortaleza. Exemplo para quem, por qualquer dorzinha, vive achando que está prestes a morrer. Alencar é o cara!
FARTURA
A poucas horas do final de 2010, o Brasil encerra um ano muito positivo, no geral. Mas o 2011 chega com previsão de alta de inflação, dos juros, da diminuição do consumo e muitos problemas na economia. Quem se fartou, se fartou. Agora pode não se fartar mais...
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro
O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa