Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 30/06/09


Primeira Mão - 30/06/09 - Gente de Opinião
A CULTURA DE RONDÔNIA MOSTRADA
AO BRASIL E A CERCA DE 170 PAÍSES


Nossa terra continua sendo atração não só para o Brasil, pelo seu momento de incrível crescimento, principalmente por causa das novas usinas do Madeira. Também a cultura rondoniense anda sendo mostrada para todos os brasileiros e para gente de mais de 170 países. Não é exagero. A Rede Record, através da Record News, canal especializado em notícias, está mostrando ao vivo para o Brasil e para o exterior, direto da festa, as apresentações de quadrilhas e bois-bumbás do Arraial Flor do Maracujá. Uma grande equipe técnica e os apresentadores e repórteres Wiliam Leite (foto) e Tiago Morais apresentaram sexta e sábado, direto de Porto Velho, todos os detalhes da festa. Repetirão a dose na sexta e no sábado próximos, levando imagens da cidade e da sua maior iniciativa cultural para o País e dezenas de outros países, onde a Record está presente. A turma que veio de São Paulo somou-se à uma grande equipe da TV Candelária/Record News de Porto Velho, com Everton Leoni e Léo Ladeia à frente, numa cobertura televisiva que nunca antes ocorrera na nossa história. Estamos bem na foto. Ou melhor, no vídeo. Rondônia começa a mostrar também as coisas positivas que t
têm para o Planeta.

TURMA DA CORTE

A corrida pela Assembléia começa a mobilizar a classe política da Capital e do interior. Muitos dos nomes citados hoje como prováveis candidatos fazem parte da equipe do governo Cassol. Várias lideranças estão afiando o discurso para entrar na briga pelas vagas da ALE.

JÁ DEFINIRAM

Já há pré-candidatos definidos: Joarez Jardim, diretor do Detran; Brito do Incra, secretário do Meio Ambiente; Cezar Licório, do Iperon; Jose Carlos Paim, da Seduc, estão certos. Comenta-se também o nome de Carlos Canosa, fiel escudeiro e pessoa da mais alta confiança do Governador. Mas Canosa não fala sobre o assunto.

RUMO A BRASÍLIA

Enquanto isso, para a Câmara Federal, há pelo menos três nomes ligados ao governo que já sonham com uma cadeira na Câmara Federal. São eles: Sorrival de lima, da Emater; Augustinho Pastore, do Idaron e Carlos Magno, secretário da Agricultura. – Odacir Soares também quer voltar a Brasília mas ainda não bateu o martelo se disputará ou não.

LUTA DURA

Os atuais deputados, a grande maioria de olho na reeleição, estão preocupados porque os aliados de Cassol vêm com tudo para a disputa. E os parlamentares da ALE ainda terão que enfrentar pelo menos duas centenas de lideranças principalmente do interior, que querem entrar no lugar deles. Ou seja, vai ser uma luta dura.

BATEU FORTE

Em seu horário de propaganda eleitoral dos partidos, o PSDB bateu duro no governo Lula e principalmente no PAC, que estaria, segundo os tucanos, a uma distância quilométrica de ter cumprido sequer parte dos projetos que anuncia. Foi uma crítica mordaz contra o que o governo federal mais tem alardeado como sua maior realização.

DISCURSO E AÇÃO

O problema dos tucanos é igual a de outros partidos, incluindo o PT de antes do governo. Quando estão fora do poder, todos sabem como fazer oposição dura, tentando tirar qualquer mérito dos adversários. Quanto estão no poder, é tudo diferente. Ser oposição é moleza. O difícil é cumprir promessas.

BRIGA DIRETA

O PT mudou sua estratégia. Antes, era o presidente regional do partido, Tácito Pereira, o designado para ataques e contra-ataques contra o governador Cassol. Como Cassol não respondia a ele, entrou na briga o prefeito Roberto Sobrinho. Como se diz na gíria, agora é briga de cachorro grande.

NA FRENTE

Dos nomes que estão sendo apontados como virtuais candidatos ao Governo m 2010, João Cahulla segue na frente, em termos de mobilização. Ele, como vice-governador, tem percorrido todo o Estado. Embora não trate de política, reúne-se com as comunidades, anuncia obras, leva benefícios e se torna cada vez mais conhecido. Será sem dúvida uma grande vantagem para o ano que vem.

VAI PASSAR

O senador Valdir Raupp diz que a crise no Senado é típica do avanço da democracia. A exigência de transparência nos poderes é cada vez maior e o Senado tem que se adequar a essa nova realidade. Mas destacou que o parlamento é vital para o avanço democrático, que o Senado superará suas dificuldades e se manterá trabalhando pelo país. 

Fonte: Sergio Pires / www.gentedeopiniao.com.br  / www.opiniaotv.com.br
ibanezpvh@yahoo.com.br 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)