Quinta-feira, 30 de julho de 2009 - 06h39
OS “PRÉ-CANDIDATOS” JÁ ESTÃO EM
CAMPANHA, AQUI E EM TODO O PAÍS
A disputa pelo governo rondoniense em 2010 começa a pegar fogo em breve. Já esquentou. Desde agora, há candidaturas postas, embora todas, para cumprir a lei eleitoral, se digam apenas “pré-candidaturas”. A lei é assim: não importa o que se faça muitas vezes. O cuidado tem que ser com a forma como se diz as coisas. Bem coisa desse Brasil hipócrita, onde menor assassino é “menor infrator” e o presidente do Senado, rei dos rolos, deve ser salvo por causa da sua biografia, segundo o próprio presidente da República. A verdade é que vários postulantes estão levando seus nomes às ruas. Do lado governista, por enquanto João Cahulla. Mas Expedito Júnior também quer. No PT, Roberto Sobrinho, Fátima Cleide e Eduardo Valverde brigam pela vaga, embora o comando do partido diga que isso não representa divisão. É o que, então? Já o PMDB anuncia que vai de Confúcio, depois “desanuncia”, informando que Sueli Aragão continua no páreo, quando na verdade se sabe que será candidato quem o senador Valdir Raupp quiser e pronto. O PDT já tem Acir Gurgacz. E os partidos nanicos se digladiam para encontrar espaço, seja do lado que for, desde que seus dirigentes encontrem um cantinho, uma ponta, um salariozinho, caso estiverem na coligação certa, na hora certa. A verdade é que a eleição de Rondônia, como em todos os estados brasileiros e também na disputa pela Presidência já está nas ruas. E sem novidade alguma. Noves fora a hipocrisia, essa é a realidade.
APOIO ÓBVIO
Se a eleição fosse hoje, Rondônia já teria um novo senador. Ivo Cassol é o nome que aparece sempre à frente em todas as pesquisas, oficiais ou não oficiais, feitas em várias regiões do Estado. Há ainda um longo caminho a percorrer mas é óbvio o apoio de grande parte do eleitorado, desde já, ao atual governador.
REELEIÇÃO
Da atual bancada federal, a grande maioria é candidata à reeleição. Do PT, Eduardo Valverde quer o governo mas se não tiver a indicação do seu partido pode mudar de planos e tentar continuar na Câmara. Ernandes Amorim (PTB), Moreira Mendes (DEM), Natan Donadon (PMDB), Marinha Raupp (PMDB), Mauro Nazif (PSB), Lindomar Garçon (PV) e Anselmo de Jesus (PT) vão tentar também manter-se na Câmara.
VAI MUDAR
A composição do Senado é que pode mudar. Dos três senadores atuais, só Valdir Raupp repete que só pensa em concorrer à reeleição. Fátima Cleide quer ser candidata ao Governo e só se voltará ao Senado se não conseguir a indicação do seu partido na corrida pelo Palácio Presidente Vargas. E Expedito Júnior também já confirmou que sua meta é concorrer ao Governo.
SILÊNCIO
Por falar em senadores, a bancada rondoniense está mesmo ao lado do presidente José Sarney. Mesmo com todas as denúncias dos escândalos, nenhum dos nossos representantes se envolveu no episódio. Todas lavaram as mãos, cada qual por seus interesses.
BEBÊ ÓRFÃO
Nos últimos dias, quatro pessoas morreram em acidentes de trânsito em Porto Velho. O caso mais tocante foi de um casal de motoqueiros, acidentado segunda à noite na avenida Amazonas. O jovem casal – ela com 24, ele com pouco mais que isso – deixou órfã uma criança de menos de dois anos. Uma tristeza a mais nas ruas da Capital, cada vez mais violentas.
NOTA DOS SANTINHOS
Risível, não fosse também preocupante, nota da Liga dos Camponeses Pobres (LCP). Escrita não se sabe por quem, diz que não pratica táticas de guerrilha em invasões e afirma que governo, Judiciário, classe político e o escambau estão “comprados” para a agir contra eles, que se apresentam no papel de pobres coitados.
CONVERSA MOLE
Armados até os dentes, só aceitando a democracia quando a lei os beneficia, usando de extrema violência, colocando mulheres e crianças à frente de homens armados para enfrentar as autoridades, a LCP se faz de morta para ganhar sapato novo. Mas sua conversa mole,é claro, não engana ninguém. Justiça neles!
NOVO COMANDANTE
Saiu Silvana Davis, entrou Odacir Soares. O PSL, que já teve comandante em chefe o ex-presidente da Assembléia Legislativa Carlão de Oliveira, agora está nas mãos do chefe da Casa Civil do governo, o ex-senador Odacir Soares. O martelo foi batido essa semana em Brasília, com a cúpula do partido.
SONHANDO
Odacir pode ser candidato em 2010. Não se sabe ainda a que. O que se ouve é que ele gostaria de ser o candidato a vice numa chapa ao governo que tivesse o aval de Ivo Cassol. Mas nem Odacir fala sobre isso. O sonho, contudo, existe.
Fonte: / www.gentedeopiniao.com.br / www.opiniaotv.com.br / http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/ http://twitter.com/opiniaotv
ibanezpvh@yahoo.com.br
Não é exato como um bom relógio, mas numa conta simples, faltam pouco mais de 144 horas para que Porto Velho tenha um novo Prefeito. Léo M
Há milhares (milhões até) de mensagens de Natal e Ano Novo. Praticamente todas falam em paz. Em reencontros. Em amor verdadeiro. Mas há al
Que se engane quem quiser, mas nosso Brasil anda célere para trás, com tantos recordes lamentáveis
Claro que o Brasil vai de bom a muito melhor, na visão distorcida dos fanáticos; dos cegos pela ideologia, que fazem de conta que não enxe
A podridão toma conta de parte do mundo político e chega à instituições que deveriam nos proteger. A associação com o crime, com as facçõe