Quinta-feira, 30 de setembro de 2010 - 06h22
VOCÊ TEM UM MINUTO PARA CONVENCER
O ELEITOR QUE É O MELHOR PARA TODOS!
Pouco mais que insípidos e inodoros, os debates na atual campanha à Presidência e aos governos primaram pelo engessamento. Foi-se o tempo em que se debatiam idéias, posições políticas definidas, troca de acusações e frases de efeito, que envolviam o eleitor. Alguém lembra do confronto Leonel Brizola-Paulo Maluf, nos anos 80, antológico? O que se vê agora são encontros quase sociais, em que os candidatos têm um minuto para discorrer sobre qualquer tema, por mais profundo que seja. Alguém aí consegue dar uma mensagem clara, falar de planos concretos, traçar um plano futuro em apenas um minuto? Os debates, com poucas e pequenas exceções, tornaram-se mais um espetáculo televisivo do que uma forma de transmitir idéias e discutir a fundo as grandes questões que envolvem o povo.
No último debate antes do primeiro turno, na TV Rondônia, tudo seguiu pelo mesmo caminho. Parecia roteiro de novela, escrito há semanas atrás. Valverde, Confúcio e Expedito levantavam a bola um para o outro. Todos contra Cahulla, antecipando como será no segundo turno. Quem não seguiu o script que parecia traçado foi o atual governador, que se saiu bem, com segurança, até com ironias. Sussuarana, do PSOL, não mudou o tom: contra tudo e todos, sem dizer exatamente muita coisa. Expedito garantiu que está no segundo turno; Cahulla, Confúcio e Valverde idem idem. Ou seja, há apenas duas vagas, mas os quatro se acham eleitos para a fase decisiva. É contra o bom senso e a matemática mas, pelo menos é alguma coisa diferente que surgiu do último e inodoro encontro dos postulantes ao Governo. Agora, vamos às urnas! Elas vão dizer quem previu certo e quem previu errado.
OPS!
Um dos poucos momentos hilários do debate na TV Rondônia foi quando Marcus Sussuarana, do PSOL, acusou os seus concorrentes de estarem buscando unicamente o poder. “Todos querem ir para o segundo turno contra Cahulla”, chegou a dizer. Ou seja, por uma falha de raciocínio, colocou o atual governador na reta final da disputa. Os outros não gostaram.
NA DISPUTA
Expedito Júnior, ao final do encontro, fez questão de avisar o eleitorado que é candidato, está em campanha e estará no segundo turno. O tucano está certo de que terá sua candidatura homologada. Já Valverde anunciou que só faltam três pontos para que ele vá ao segundo turno. Confúcio disse que tem certeza da vitória. Cahulla também. O eleitor é quem dará o veredito.
PRIMEIRA MÃO
Notícia dada com exclusividade nesta coluna há dias atrás, transformou-se agora em assunto nacional. Trata-se da informação, dada em “Primeira Mão” aqui (com o perdão do narcisismo), de que, se eleito, Ivo Cassol vai propor projeto de lei no Senado para castração química de estupradores de crianças.
“LEVA PRÁ CASA”...
A informação sobre Cassol chegou às páginas do jornal Folha de São Paulo. Diz ainda que o candidato quer a punição para os tarados que atacam crianças e nem está preocupado com o que chamou de “turma dos direitos humanos”. Disse mais, ao jornal paulista: "Vamos cortar o mal pela raiz. Quem não gostar, que leve o estuprador para casa". É o estilo Cassol!
RECONHECIMENTO
O atual presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi Carlos, anda comemorando o sucesso da sua gestão à frente do poder, que, no período anterior à sua presidência, estava em queda livre perante a opinião pública. Na campanha pela reeleição, Neodi só ouve elogios por onde passa, pela forma como conduziu o legislativo estadual. Está a caminho de retornar, pela terceira vez, para a ALE.
QUEM MUDOU?
O presidente Lula, que quando na oposição adorava a imprensa e só a elogiava, agora, no papel de vidraça, não aceita as pedras que lhe jogam pela mídia. Tem demonstrado certo furor contra alguns dos chamados grandes veículos de comunicação. Os mesmos que usou, durante anos, para apedrejar seus adversários. Antes era certo, agora não é. Mudou Lula ou mudou a imprensa?
HISTÓRIA E FARSA
“ A história se repete como farsa”: a famosa frase de Karl Marx cai como uma luva no Brasil de hoje. Os exemplos são tantos que valeriam uma enciclopédia. Um merece destaque. Na semana passada, o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, tomado por petistas e esquerdistas, defendeu num manifesto um certo controle sobre a imprensa. Principalmente aquela que é contra o atual governo.
MUDANÇA DE LADO
Terminou? Claro que não. Na mesma semana, o Clube Militar do Rio de Janeiro também emitiu nota, defendendo a ampla, geral e irrestrita liberdade de opinião e imprensa. É o mesmo Clube Militar que ainda tem em seu meio gente que espancou, prendeu e obrigou muitos jornalistas a se exilar nos anos de chumbo. Dos dois casos, qual o mais ridículo?
CARTAS NA MESA
A 72 horas da eleição de 3 de outubro, começa a bater o desespero em quem está atrás nas pesquisas e nos candidatos a cargos proporcionais. O tempo se esvai e quem não conseguiu convencer o eleitorado até agora, não tem mais como fazê-lo. As cartas estão na mesa. Domingo à noite se saberá a quem elas premiou...
Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro
O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi
Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?
Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic
Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa