Terça-feira, 7 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão 31/05/10


 Primeira Mão 31/05/10 - Gente de Opinião

DENÚNCIA: REDE INTERNACIONAL
QUER GOVERNAR TUDO NA AMAZÔNIA 

“A iniciativa não oculta o propósito de coordenar as ações de diversos grupos ambientalistas e indigenistas nacionais e estrangeiros, provendo-os de recursos e instrumentos de ´governança ambiental´  para o controle efetivo da região. A intenção é recrutar povos indígenas, populações tradicionais e ONGs nacionais e estrangeiras, para criar uma rede que em nada difere de um exército de ocupação pós-moderno, a serviço de um esquema de ´governo mundial´. Esse ´governo´seria controlado por grupos hegemônicos do establishment anglo-americano. Neste contexto, a ação da Agência de Desenvolvimento Internacional dos Estados Unidos, a USAID, vem reforçar financeiramente as intensas atividades de ONGs, como o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), Survival International, Conservationm International, The Nature Conservancy e outras, financiadas tanto pela USAID como por agência governamentais do Canadá, Reino Unido, Holanda e outros países europeus, além de fundações familiares do estabhishment”.

O texto acima não foi escrito por um brasileiro ou um defensor eventual da Amazônia. Ele é de autoria do respeitado  jornalista Lorenzo Carrasco, diretor do Movimento de Solidariedade Líbero-Americano. E diz, com todas as letras, que está sendo formado um verdadeiro exército de invasão estrangeira na Amazônia. Sem armas mas com muito dinheiro e interesses contrários aos dos verdadeiros interesses nacionais. A iniciativa que ele fala é sobre a campanha chamada iniciativa para a Conservação da Bacia Amazônica, tramada por grupos liderados pela USAID. Precisa dizer mais alguma coisa?

 

 SÓ PARA SABER

Para refletir: a China, maior produtora de produtos agrícolas do mundo, não consegue nem sequer suprir as necessidades dos seus bilhões de habitantes; os Estados Unidos, segundo maior produtor, não tem mais área para produzir, embora exporte pouco; o Brasil é o terceiro mas já exporta 40% da sua produção do agronegócio. E tem muito a crescer ainda. Deu prá entender porque há tanta guerra contra a expansão da nossa produção agrícola?

EMERGENTE

Nessa semana que começa, poucos dias antes da Copa, algumas lideranças  políticas se reúnem para tentar definir alguma coisa. Nesta terça, por exemplo, está prevista para acontecer uma importante reunião entre o governador João Cahulla e um comandante de emergente partido político no Estado. Haverá acordo?

QUATRO DÉCADAS

Liderada pelo jovem vereador Jean Oliveira, a Câmara da Capita comemorou seus 40 anos de instalação com várias solenidades, nesta semana. A proposta das homenagens foi de Jean, que não quis deixar a data passando em branco. Merecida comemoração do legislativo municipal, que ainda tem muitos problemas mas já melhorou bastante.

ESNOBANDO

Os três principais pré-candidatos à Presidência da República esnobaram o encontro nacional de deputados estaduais, ocorrido nesta semana em Belo Horizonte. Parlamentares rondonienses e de todo o país que participaram do evento, ficaram esperando as palestras de José Serra, Dilma Roussef e Marina Silva. Nenhum dos três apareceu, apesar de terem confirmado com antecipação que estariam no evento.

EXPLOSÃO

Olho no lance, como diria aquele conhecido locutor que transmite jogos na TV! É que nos próximos dias, relacionamentos políticos sólidos podem balançar. O assunto está sendo tratado como segredo mas como nessa área as decisões secretas duram menos do que um sorriso do técnico Dunga, a coisa já é comentada pelos bastidores por gente que já ouviu a história. Se verdadeira, será uma explosão.

DOIS CORAÇÕES

A nova troca de cadeiras na Assembléia deixou vários deputados com dois corações. Muitos deles eram e são muito amigos de Valdevino Tucura, que volta e de Silvernani Santos, que sai. A dupla deixou, durante a estada no Legislativo, sólidos relacionamentos políticos e de amizade. Mas como só um deles pode ficar, o TSE, que segue a letra fria da lei, mandou Tucura retomar sua cadeira.

FIM DOS PROBLEMAS

Esse final de semana pode representar para um brasileiro a despreocupação total com a crise econômica, com o futuro e com os problemas comuns da vida de todos nós. É que pode sair o ganhador dos 34 milhões de reais da Mega Sena, acumulados novamente. Tomara que dessa vez a sorte sorria para um rondoniense, de novo!

VIDA PERDIDA

Os moradores da área do bairro da Balsa continuam sem saber quanto receberão de indenização para deixarem tudo para trás, alguns deles o que conquistaram numa vida inteira. O deputado Jesualdo Pires já liderou dois encontros com o Dnit, na Assembléia, tentando resolver o problema. Até agora, o risco é que as indenizações sejam irrisórias.

VAI COMEÇAR

O que há de verdade é que as máquinas e equipamentos para a construção da ponte sobre o rio Madeira, no bairro da Balsa, já estão chegando. A obra custará 200 milhões de reais mas para indenizar os moradores, quase nada.

Fonte: Sergio Pires. 
 Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 7 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Hildon Chaves se despede, destacando avanços com o trabalho de oito anos e desejando sucesso ao novo prefeito

Com exclusividade para este Blog, o prefeito Hildon Chaves gravou áudio de despedida, já que seus oito anos de mandato encerram nesta próxima quarta

Gente de Opinião Terça-feira, 7 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)