Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 31/05/11


 Primeira Mão - 31/05/11 - Gente de Opinião

FIM DA MISÉRIA: A GRANDE CRUZADA

DO BRASIL COMEÇARÁ NESTA SEMANA

A semana começa com uma notícia que não se pode ignorar. Serálançada, oficialmente, a campanha do governo Dilma Rousseff contra a miséria. Para contrastar com o mar de complexidades, de confusas orientações na área da educação, com livros que ensinam o português errado e o kit gay, a Presidente começa a transformar em realidade uma das suas mais importantes promessas de campanha: acabar com a miséria neste país multifacial. Muitos dos que vivem no lado rico e abastado do Brasil, fazem questão de fechar os olhos para milhões de brasileiros que ainda estão abaixo da linha da pobreza; que não têm renda, nem oportunidade, nem nada. Não vivem. Vegetam em palafitas, em casebres em meio a lixões, com, suas crianças – na miséria, também por falta de informação, as proles não param de crescer – famintas, barrigas inchadas e sem esperança. O contraste do Brasil dos que têm tudo ou quase tudo, nada tem a ver com o país dessa gente paupérrima, em muitos casos que fugiu do campo, imaginando que nas cidades encontrariam uma vida melhor. Mas é claro que só lhes sobrou a miséria, a falta de dignidade, a cegueira social.

Quando foi criado o Bolsa Escola, ainda no governo FHC, se deu um passo importante no combate à pobreza no Brasil. O presidente Lula ampliou o sistema, criando o Bolsa Família, beneficiando também milhões de brasileiros. Agora, Dilma Rousseff quer ir mais longe. Quer resgatar os miseráveis, incluí-los no país que também é deles. Claro que enfrentará muitas dificuldades e críticas (até porque, quem nunca passou fome, é sempre contrário a programas sociais deste tipo), mas da mesma forma, pode ter certeza de que a grande maioria dos brasileiros que não sofre tanto, estará ao lado dela nesta empreitada. Que a Presidente tenha o maior sucesso na sua batalha. O Brasil precisa criar vergonha na cara e acabar mesmo com a miséria.

 

UNIÃO

A estada do presidente nacional do PT, Rui Falcão, teve agenda da porta para fora com poucas novidades para a política. Apenas encontros com lideranças e outra “cositas más”. Mas ele voltou a Brasília sabendo da divisão do partido e do que pode acontecer por aqui, caso o PT se mantenha rachado para 2012. Falcão ouviu e pediu união de todos. Será atendido?

 

OUTRO PACOTAÇO

Falcão esteve com o prefeito Roberto Sobrinho, sendo informado das grandes obras que estão sendo feitas em Porto Velho, com recursos federais. Sobrinho aproveitou para contar que anunciará, nos próximos dias, mais um grande pacote de obras. Entre elas, mais de 150 quilômetros de asfaltamento em ruas da Capital.

 

O OUTRO LADO

A morte de Adelino Ramos, o Dinho, membro de movimentos sociais na região norte e especialmente em Rondônia, causou protestos de várias entidades, de partidos de esquerda e até da Presidência da República. Dinho era famoso por aqui por invasões de terras e era suspeito de envolvimento em pelo menos dois homicídios. Mas, é claro, esses pequenos detalhes não foram lembrados por quem o queria homenagear.

 

CÍRCULO VICIOSO

Na questão da guerra no campo, um dos maios culpados é o próprio governo, que faz uma reforma agrária pífia, não dá apoio correto aos agricultores que abriga e não fiscaliza quando os que recebem a terra, a repassem, por preços às vezes muito mais altos do que a área valem, para terceiros. Isso cria um círculo vicioso de invasões e acirra os confrontos agrários.

 

SERRARIA

Adelino Ramos, agora homenageado como herói, foi um dos envolvidos no caso que culminou com o afastamento de Osvaldo Pitaluga do comando do Ibama em Rondônia. Pitaluga doou equipamentos apreendidos para o grupo do líder camponês usar em serrarias numa área de preservação. Pelo menos é a suspeição que até hoje não foi bem esclarecida.

 

O ÓBVIO ESQUECIDO

O presidente da Assembleia, deputado Valter Araújo, protestou contra a manutenção do mandato de Chico Calula, vereador condenado por abuso sexual contra uma menor. A opinião de Valter deveria, por óbvia, ser a mesma em todas as instâncias, mas principalmente na Câmara Municipal. Mas, por lá, ninguém se mexeu para fazer o que tem que ser feito.

 

DILMA PREOCUPA

A coluna comentou dias atrás: a saúde da presidente Dilma Rousseff não está tão boa como os boletins oficiais anunciam. A edição desta semana da revista Época conta tudo sobre a situação de Dilma, que aparece pouco em público, anda pálida e cansada. A reportagem resume: a saúde da Presidente “exige muita atenção”.

 

“NÓS TÁ FERRADO”

Entre as pessoas que pensam no Brasil como nação, como conjunto e não só em ideologias complexas que nada constróem, o ensino errado da fala e da língua portuguesa, que o MEC quer empurrar goela abaixo do país, é um caso de lesa pátria. Afora os poucos seguidores do incompetente ministro Paulo Haddad, ninguém mais fala a favor do genocídio da nossa língua.

 

PERGUNTINHA

Será que o novo Código Florestal, aprovado na Câmara Federal, entrará em vigor ainda no atual governo do PT?
 

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Gente de Opinião Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)