Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 31/07/10


Primeira Mão - 31/07/10 - Gente de Opinião

MEMÓRIA CURTA E ANALFABETISMO
POLÍTICO RESSUSCITAM OS MAUS   

De quem é a culpa maior da sobrevivência, por décadas, de políticos corruptos, muitos malfeitores, inúmeros que vivem apenas para si mesmos e seus grupos à custa dos cofres públicos? A pergunta vem de novo a calhar, quando se fica sabendo que o ex-presidente Fernando Collor de Mello, está com tudo nas mãos para tornar-se outra vez governador do seu estado, Alagoas. Foi de lá que, como “caçador de marajás”, chegou à Presidência da Republica, em 1989, pelas urnas. Parece que todos já esqueceram o que ocorreu com ele. Há quem esqueça a cena chocante de Collor, cabeça erguida, mãos dadas com sua então esposa, Roseane, saindo cassado do Planalto? Os alagoanos não lembram das falcatruas, das denúncias do próprio irmão do então Presidente à revista Veja, de PC Farias, dos protestos nas ruas (como o da foto acima), da CPI que teve à frente o rondoniense Amir Lando, da cassação, da Casa da Dinda, dos “caras pintadas”, da vergonhosa administração que colocou o Brasil como terra da chacota e da ladroagem perante o mundo?

De quem é a culpa pela volta de gente como Collor? A quem apontar o dedo quando se vê décadas de governos e mutretas de gente como Paulo Maluf? A quem cobrar pela eleição de notórios violadores do dinheiro público, de mensaleiros, de uma escória que ainda sobrevive na política nacional? O eleitor brasileiro, 27% dele analfabeto ou semianalfabeto, precisa ser responsabilizado. Quem vota em gente deste tipo, não tem como cobrar um país decente, livre da corrupção e do crime. Os alagoanos já ressuscitaram Collor, elegendo-o senador. O atual grupo que comanda o  governo federal e que o derrubou Collor nos anos 90, agora é aliado. E o eleitor não quer saber: continua votando em políticos dessa laia. Pobre Brasil!

 MASSACRE

Astutos, aproveitando que o Incra anunciou recentemente a desapropriação da área da antiga Fazenda Elina, que ficou famosa pelo “Massacre de Corumbiara”, há 15 anos, membros de uma tal “CODEVISE - Comitê de Defesa das Vítimas de Santa Elina”,estão anunciando que invadiram a área e a entregaram para famílias das vítimas de 1995.

 

 MALANDRAGEM

Tudo papo furado. Um boletim distribuído por uma entidade que se autodenomina “Resistência Camponesa” (sem endereço, sem CNPJ, sem responsáveis) anuncia a “conquista”. De propósito, a tal entidade, malandramente, não conta que a área já foi desapropriada pelo Incra e que será destinada exatamente às famílias das vítimas de Corumbiara. Essa gente não se emenda mesmo!

 

CORRENDO ATRÁS

Na Capital, alguns nomes se destacam entre os candidatos à Assembléia. Epifânia Barbosa e Zequinha Araújo, atuais vereadores; Valter Araújo, Miguel Sena, Ribamar Araújo e Alexandre Brito, atuais deputados e pretendentes de primeira viagem ao legislativo estadual, como Carlinhos Camurça, dão duro e estão muito otimistas com outubro.

 

NA CAPITAL

O atual presidente da Assembléia, deputado Neodi Carlos, também está no trecho, concentrando por enquanto sua campanha em sua base eleitoral de Machadinho. Nos próximos dias, contudo, a campanha de Neodi chega com força também em Porto Velho , cidade em que ele espera votação significativa na sua batalha pela reeleição.

 

NOTÍCIA NACIONAL

A violência prossegue por toda a Porto Velho. Assassinatos na periferia, assaltos, inclusive com tiroteio no centro, um homem de família, dizendo-se religioso, preso por estuprar pelo menos duas mulheres: a coisa está ficando preta. Vamos acabar no noticiário nacional dos programas policiais sensacionalistas.

 

 CADEIA E CRIME

Por trás de tudo, a absurda impunidade. Muitos dos criminosos que se envolvem em novas e violentas ocorrências já foram presos mais de uma vez. Sempre beneficiados por “progressão de pena” e outras bondades que nossas leis têm para com os bandidos, saem da cadeia direto para novos crimes.

 

UM ANO ANTES

O assunto já foi comentado várias vezes mas agora tornou-se mais quente, já que foi aprovado e oficializado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, a Aneel. Trata-se da hidrelétrica de Santo Antonio, que deverá começar a gerar energia em dezembro do ano que vem, um ano antes do previsto no cronograma inicial. A Aneel aprovou a decisão e autorizou o começo da operação comercial da usina para maio de 2012.

 

FATO RARO

Aliás, essa é uma coisa rara no Brasil. Uma obra grandiosa como essa ser entregue uma no antes do prazo é motivo de comemoração. Normalmente o que ocorre é exatamente o inverso. Na grande maioria dos casos, o que se vê é o descumprimento do cronograma e atrasos sobre atrasos. O consórcio que constrói Santo Antonio conseguia quebrar esse ciclo negativo.

 

ANO ELEITORAL

O sábado serve para que as coligações analisem as pesquisas, incluindo a primeira do Ibope e preparem-se para o começo em alta rotação da campanha, que até agora estava em uma espécie de “banho maria”. Quem ficou atrás lambe as feridas e parte para a luta; quem está na frente quer manter-se aí. A briga está boa e agora as coisas parecem estar mesmo com cara de ano eleitoral.

 Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Terça-feira, 25 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)