UM TEXTO CURTO RESUME COMO SÃO
TRATADOS FORAS DA LEI NO BRASIL
Augusto Nunes (foto) é um dos nomes mais respeitados do jornalismo brasileiro. Já passou por várias redações e comandou outras tantas, direcionando a informação de qualidade, a opinião séria e sendo responsável por grandes avanços na imprensa escrita do nosso país. Seus textos, criativos e críticos, são de uma qualidade ímpar num meio onde o bom português está sendo condenado à morte e onde ideias claras e defendidas com argumentação irrefutável, são cada vez mais raras. Há ainda gente que escreve “menas”, há os que não conseguem colocar num texto uma ideia clara e lúcida e há outros, os que defendem (sempre aos trancos e barrancos), a democracia e a Constituição, desde que elas sirvam aos seus interesses e ideologias. Não é o caso do premiadíssimo Augusto Nunes. Pelo contrário. Exemplo para a boa imprensa brasileira, ele merece ser lido em todos os jornais e revistas que escreve e também no site da revista Veja, onde publica opiniões claras, objetivas, defensoras reais da Constituição e de um país que um dia, quem sabe, ainda poderá ser levado a sério.
Pois é dele, do combativo jornalista – e apenas como um exemplo entre tantos - curto texto, irrefutável, sobre como o governo e as instituições tratam determinados grupos, dependendo da ideologia. Escreveu Augusto Nunes: “até que os comandantes da sigla sejam exemplarmente punidos pelos crimes que cometem, o MST será a única organização fora da lei da história do Brasil que o Executivo patrocina, o Legislativo protege e o Judiciário trata como inimputável”. Resumiu, em 237 caracteres, uma realidade que qualquer brasileiro que respeita as leis, as instituições e a Constituição, defenderia. Dá-lhe, Augusto Nunes! O bom jornalismo ainda não morreu. Pelo menos enquanto houver talentos assim, iluminando nossas cabeças, mesmo que com a dureza da verdade.
OH, DÚVIDA CRUEL!
O presidente da Assembleia, Valter Araújo, é o nome óbvio indicado por seu partido, o PTB, para disputar a Prefeitura de Porto Velho no ano que vem. Valter é daquelas apostas que, se a gente fizer, tem grande chance de sair com o bolso cheio. O problema é que não se sabe se ele quer mesmo entrar na disputa ou se prefere ficar na ALE, onde concentra todo o poder. Na Prefeitura, a coisa é bem diferente.
OS MAIS QUENTES
Na disputa pelo comando da Capital, os primeiros nomes começam a se destacar. Zequinha Araújo e Orestes Muniz, do PMDB, são fortes. Valter, pelo PTB, é pule de dez, se aceitar. Lindomar Garçon do PV é fera nas urnas, também. E ainda tem Mauro Nazif, entre os principais. Depois, há uma lista enorme de postulantes. Poucos sobreviverão até as convenções.
GRÁFICA FALSA
Alguém lembra que há pouco tempo atrás foi descoberta uma “gráfica” de dinheiro falso em Candeias do Jamary? Claro que ninguém foi preso e o assunto não andou. Agora, apareceu um derrame ainda maior, dessa vez em São Paulo. Um homem foi pego com mais de 5 milhões e meio de reais em notas falsas de 50. Terá alguma ligação com Rondônia?
TEMER VEM AÍ
Nesta quinta-feira, o PMDB rondoniense (Valdir Raupp à frente), promove grande festança na Capital, para inaugurar sua sede própria. O v ice-presidente Michel Temer já confirmou sua presença. Espera-se também José Sarney e outros nomes de ponta do partido, trazidos por Raupp. Virãoi caranavas de peemedebistas de todo o interior para a inauguração.
LIDERANÇAS
O presidente do diretório regional e nome quente na lista dos candidatos à Prefeitura da Capital no ano que vem, disse que a inauguração, amanhã, será um dos maiores eventos político-partidários de Porto Velho nos últimos anos. As principais lideranças do partido no Estado, a começar pelo governador Confúcio Moura, estarão presentes à cerimônia, assim como lideranças de outros partidos aliados.
APOIO RESTRITO
Liderança da região central do Estado, com carreira política nascida em Rolim de Moura, o deputado Luiz Cláudio (PTN), descarta qualquer chance de deixar seu segundo mandato na Assembleia para se candidatar a Prefeito em 2012. Vai apoiar seus parceiros. Mas avisa que há exceção: candidato a Prefeito que não se comprometer com o homem do campo, não terá Luiz Cláudio em seu palanque.
MARÉ ALTA
Depois de um período de muitos problemas, o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, está prestes a entrar numa fase de maré alta. Recomeçaram as obras dos viadutos; ele começou a entregar centenas de casas próprias para famílias pobres e o verão vai propiciar que muitos serviços públicos sejam realizados em todos os bairros. Depois da tempestade, vem...
JÂNIO DE SAIAS
Dizem que a presidente Dilma Rousseff não quer que “pegue” nela a ideia de limpar o governo da sujeira com sua vassourinha. Pode ser chamada de Jânio Quadros de saia. Jânio ganhou a Presidência, em 1961, usando a vassoura para varrer a corrupção como mote principal de campanha. Ganhou, mas depois renunciou.
PERGUNTINHA
Será que dessa vez o PMDB não se divide na última hora, como em eleições anteriores, e lança mesmo nome próprio à Prefeitura de Porto Velho?
Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)