Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 31/12/09




Primeira Mão - 31/12/09 - Gente de Opinião
O GRANDE FATO DO ANO: CRESCIMENTO
ECONÔMICO MESMO NA CRISE MUNDIAL


Qual o grande fato de 2009 para Rondônia e para o Brasil? Sem dúvida, entre as coisas positivas, tanto em nível nacional quanto local, o crescimento da economia tem que ser considerada a mais importante conquista. Mesmo com a crise internacional, o governo Lula conseguiu manter o crescimento, embora menor do que o inicialmente esperado. O desemprego caiu consideravelmente, as exportações aumentaram, até o nível da indústria, que andou claudicante durante vários meses, acabou tendo um 2009 ao menos regular. Cresceu a economia como um todo. Já em Rondônia, o avanço das obras das usinas e a construção de dezenas de novos prédios na Capital – com reflexos também nas principais cidades do interior – marcaram um ano excelente para nosso Estado. A construção civil expandiu-se a níveis muito superiores ao restante do país; o desemprego despencou; mesmo com todos os problemas, a agricultura e a pecuária mantiveram-se estáveis. O volume de dinheiro que girou na economia rondoniense foi muito acima das melhores expectativas e, ainda melhor, as previsões para 2010, pelo menos no primeiro semestre, são mujito positivas.

No meio de uma enorme crise que afetou as principais economias mundiais, o Brasil manteve-se muito bem entre os emergentes. E Rondônia foi um dos estados brasileiros que, proporcionalmente, mais cresceu. Nesse quesito importante, nada temos a reclamar de 2009. Pelo contrário.

PRIORIDADE

Faltam poucas horas para 2010 chegar. As expectativas para o ano que chega, principalmente em relação à economia, são as mais positivas. Os problemas que vêm com o crescimento precisam, a partir de agora, ser combatidos de frente. A questão do trânsito na Capital, por exemplo, tem que ser prioridade. Com urgência! 



ESTAMOS PERDENDO

Outra esperança é que o ano eleitoral traga um discurso diferente da classe dirigente nacional em relação ao combate à violência e ao crime. Se conseguirmos ter candidatos falando a linguagem das pessoas de bem e exigindo leis que realmente acabem com a impunidade, já teremos dados passos importantes nessa batalha. Que, aliás, até agora, a sociedade brasileira está perdendo. 



SONHAR É GRÁTIS

Ano diferenciado, com eleições para Presidente, governos estaduais, Congresso e Assembléias, 2010 traz a renovação da esperança de que, finalmente, consigamos eleger em todos os níveis gente que priorize a busca de soluções para os problemas nacionais. E que não viva em função do seu próprio umbigo. Afinal, sonhar não custa nada. 



ANO DO ELEITOR

Mais que nunca, o eleitor brasileiro precisa se conscientizar que seu voto pode melhorar o país, o seu estado, o Congresso Nacional e os parlamentos estaduais. Escolher gente de bem, optar por nomes que falem a linguagem do povão e atenda suas prioridades, votar em gente séria e com espírito de amor à sua terra, é meio caminho andado para termos um 2010 diferenciado e muito melhor para todos os brasileiros. 



SEM REGRESSÃO

Em Rondônia, o eleitor terá boas opções. Os pré-candidatos ao governo têm história, tem serviços prestados, estão cheios de bons planos. Na hora da escolha, é importante avaliar tudo, buscar todas as informações, conhecer profundamente os programas e projetos de cada um. Tivemos um governo bom nos últimos anos. Não podemos regredir a partir de 2010. 



PONTES

Será que em 2010 finalmente veremos ao menos o início das obras da ponte sobre o rio Madeira, no bairro da Balsa? A tal ponte, que já foi anunciada e (des) anunciada uma dezena de vezes, parece que agora está mais perto do que longe. Isso se não acontecer, de novo, algum imprevisto pelo caminho. Como ocorre há uma década. 



MOTE DE CAMPANHA

Como o rondoniense Miguel de Souza, o diretor nacional do Dnit é candidato à Câmara Federal, sabe-se que ele fará de tudo para ver não só a ponte da Balsa como também a internacional, ligando Guajará Mirim a Guyara pelo menos iniciadas. Pode ser um grande mote para sua campanha. Se tudo ficar no papel, a candidatura de Miguel pode ser muito prejudicada. 



COM CHANCES


Na Assembléia Legislativa, há deputados que se deram bem nessa legislatura e têm grandes chances de reeleição. Entre eles Jesualdo Pires, Ribamar Araújo, Miguel Sena, Valter Araujo e o presidente Neodi Carlos. Tiziu Jidalias também foi bem mas ao que parece quer ir para Brasília e não ficar por aqui. Esse grupo – e mais alguns nomes – têm bala na agulha para 2010. 



VOTO A VOTO


A disputa pelo Senado, em 2010, será tão complicada como a do governo. Ivo Cassol, Valdir Raupp e Fátima Cleide são os três nomes mais cotados para as duas vagas. Será uma disputa renhida, voto a voto. Nenhum dos três vai ter moleza, embora Cassol, com grande popularidade como governador, saia na frente. 

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br  
www.gentedeopiniao.com.br  - www.opiniaotv.com.br  - http://twitter.com/opiniaotv  
http://www.gentedeopiniao.com.br/energiameioambiente/   

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)