Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Primeira Mão - 31/12/10


 Gente de Opinião
 

LÁ VAI O 2010 QUE PASSOU VOANDO

E CHEGA 2011 CHEIO DE ESPERANÇAS

Chegamos ao final de 2010, o ano que passou voando. Foi o último de um mandato de oito anos do presidente Lula e também o último da administração Cassol em Rondônia, encerrada, nos nove meses finais, sob o comando de João Cahulla. Foi o ano 2 do segundo mandato do prefeito Roberto Sobrinho, na Capital e o que encerrou, também, para muitos deputados, seus mandatos populares. A política brasileira involuiu em 2010, apesar de tentativas isoladas, como a Lei Ficha Limpa, porque a legislação eleitoral em forma de labirinto e as tenebrosas decisões judiciais, que mudaram tudo a cada momento, deixaram o eleitor sem saber o que estava realmente acontecendo. Houve menos escândalos, é verdade, mas também o é que o Congresso trabalhou pouco, quando trabalhou o fez de forma ruim e, quando deu duro na verdade, foi apenas para aprovar matérias do seu próprio interesse. Ao ponto do ano encerrar com mais uma vergonha para a Nação: o pornográfico aumento de mais de 62% nos salários dos parlamentares e mais de 120% nos do Presidente da República.

O que se pode esperar deste 20011 que chega amanhã? Em nível nacional, Dilma Rousseff vem com a tentativa de dar continuidade ao governo Lula. Conseguirá? Ninguém sabe e só se pode ter fé. E em Rondônia? Confúcio Moura foi eleito com promessas de sacudir o Estado; acabar com a crise na saúde pública e melhorar a vida da população. Se vai ter êxito não se tem como prever, mas assim como no caso de Dilma, a torcida geral é para que ele faça uma administração ainda melhor do que a que sai. Do Congresso Nacional pouco pode se esperar, porque, como dizia Ulysses Guimarães, o próximo grupo de congressistas sempre consegue ser pior que o anterior, que já foi muito ruim. Resta-nos então a esperança. E só ela, para que nosso país mude de vez no primeiro ano da segunda década do século 21.

COMEÇA AMANHÃ

A partir da tarde deste sábado, Rondônia terá novo governo. Numa cerimônia que começa depois das 16 horas, Confúcio Moura será empossado no comando do poder pela Assembléia Legislativa. Depois vai ao Palácio Tancredo Neves, para troca de comando com João Cahulla. A partir daí, é o novo todo-poderoso.

 

TIME PRONTO

Claro que haverá críticas, narizes torcidos, dúvidas. No geral, contudo, Confúcio Moura armou um bom secretariado, com alguns nomes conhecidos e outros nem tanto. Fez o que pôde, juntando no mesmo grupo representantes de partidos e ideologias muito diferentes. Terá que ter mão forte para ficar com o comando. Mas a expectativa, para que olha com isenção o novo time, é positiva.

 

TEMA PRINCIPAL

Terminada a cerimônia de posse do novo governador, empossados os secretários, o grande tema político durante todo o mês de janeiro será em relação ao comando da nova Assembléia Legislativa, que assume dia 1º de fevereiro. Todos os olhos se voltam para a disputa, que está acirrada. Três candidatos ainda estão no páreo.

 

SÓ TRÊS

Se a eleição fosse hoje, Valter Araújo (PTB), Neodi Carlos (PSDC) e Jesualdo Pires (PSB), estariam no páreo, com grandes chances. O trio está trabalhando para chegar ao comando do legislativo, apoiados por seus partidos e lideranças. Nos últimos dias, o nome de Valter Araújo tem aparecido com mais força. Mas os outros dois ainda têm grandes chances.

 

MALANDRAGEM

O jeitinho brasileiro, aquela malandragem para contornar as leis, levar vantagem, dar pequenos golpes continua arraigado à vida nacional. E muitas vezes têm o aval da Justiça. É o que pode acontecer com a questão do exame da OAB para advogados. Os que não estudaram, não foram competentes, não conseguem passar nas provas, foram ao STF pedir o fim do exame. A tendência é que conseguirão.

 

MUITO CUIDADO!

Tem razão o governador Confúcio Moura em exigir nova postura da polícia e evitar o que ele chamou de “blitzes truculentas”. Mas também deve ir devagar com o andor, porque os bandidos, quando pegos, sempre se dizem vítimas dos policiais. Nas cadeias, 99,99% dos presos se dizem inocentes.

 

E AS VÍTIMAS?

Se impedir as forças de segurança de realizar seu trabalho e usar a força quando preciso, o governador pode entrar no rol dos que se preocupam mais com os criminosos do que com suas vítimas. Aliás, Brasil afora nunca se viu tantos defensores dos direitos dos bandidos. E tão poucos que gritam em nome das vítimas.  

 

ONDE ESTAMOS?

Não tem explicação lógica o preço que está sendo cobrado pela carne, em todo o país. A picanha chega a 80 reais o quilo. Mais caro que o camarão ou qualquer outro peixe considerado fino, como o bacalhau. Será que começou por aí a forçação de barra pela volta da inflação? Boicote neles!

 

UM GRANDE ANO

Amanhã é outro ano. Chega o 2011 com expectativas e esperanças. Tomara que não haja crise econômica, nem que volte a inflação. Tomara que nossos governantes trabalhem para o povo e que façam jus aos seus (ricos) salários. Tomara que melhoremos, como país. Esperemos que todos os brasileiros sejam felizes. E que os leitores dessa coluna o sejam mais ainda.

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires  - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV / Eventos
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro

         O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio

O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

Primeira polêmica. E das grandes! Léo vai “desrodoviar” a rodoviária inaugurada por Hildon Chaves?

          Poucas horas antes de assumir oficialmente o cargo, o novo Prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, chegou a ensaiar a primeira grande polêmic

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

Ironia, critica ácida, protesto: Níkolas Ferreira analisa quem ganhou e quem perdeu no natal do Brasil

          Não há o que contestar, num curto mas vigoroso depoimento, gravado em vídeo e que teve milhões de acessos, com uma análise do jovem deputa

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)