Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

SEM CARGOS, O PODEROSO PMDB PODE PERDER SEU RUMO...


SEM CARGOS, O PODEROSO PMDB
PODE PERDER SEU RUMO...

Não há qualquer dúvida: o racha no PMDB nacional pode afetar a governabilidade e deixar o país ainda mais perdido do que está. Partido ávido por cargos no poder, mesmo sendo um Frentão com várias ideologias e interesses, os peemedebistas sempre foram unidos quando se tratou de apoiarem quem está no governo, para ocupar o maior número de cargos possível. Agora, quando a liderança de Michel Temer,SEM CARGOS, O PODEROSO PMDB PODE PERDER SEU RUMO... - Gente de Opinião adversário da presidente Dilma, de quem  é vice, está sendo contestada por ”aliados”  dilmistas, a  coisa se complicou de vez. Há várias lideranças que terão que tomar posição em breve, na convenção nacional de março. Até lá, se a Presidente ainda se mantiver no poder e tiver o controle político  na mão, poderá sair até mais fortalecida, com um PMDB comandado por seus amigos, todos recheados de cargos. Mas, até que a convenção se realize, haverá uma batalha tão intensa dentro do partido,que o resultado pode ser completamente contrário ao desejado pelo Planalto.

Como ficarão, nesse jogo de interesses, personalidades rondonienses do partido, como o governador Confúcio Moura e o senador Valdir Raupp? Moura tem se mantido distante da batalha interna do PMDB, pisando em ovos até porque Rondônia (como todos os demais Estados), depende muito de boas relações com o Planalto, que tudo decide e que manda no cofre. Já Raupp fica entre a cruz e a espada. Muito próximo a Michel Temer, de quem é vice presidente ? Ou terá que agradar ao governo, que pode liberar recursos para seu Estado e ajudá-lo, a ele e à deputada Marinha, com a liberação de emendas para dezenas de obras?  As mesmas dúvidas  terão outros governadores, senadores e deputados peemedebistas de todos os Estados. Ficar com a fidelidade a Temer? Abraçar gente como Renan Calheiros?  Afinal, sem cargos,o PMDB fica sem rumo.

MAIS UMA POLÊMICA

Sandro Guidalli, ligado à Igreja Evangélica, no link do conselho tutelar (https://canalconselhotutelar.wordpress.com/2012/08/20/), é mais um que está denunciando o uso de livros sobre sexo para crianças e defesa  dos casais gays, em escolas brasileiras. Ele escreve:livros didáticos e paradidáticos que exaltam o homossexualismo e a “família” formada por um casal gay, estão chegando nas escolas do país sob sugestão e estímulo do MEC. Disfarçadamente, o kit gay concebido pelo governo para ser distribuído nas escolas, em que pese o recuo do então ministro da Educação, Fernando Haddad, vai sendo introduzido no ambiente escolar, atingindo crianças a partir dos seis anos de idade até os adolescentes”.

DOIS PAIS, DUAS MÃES

Prossegue o texto, que pode ser lido na internet: “são livros que não ensinam apenas como colocar um preservativo no pênis. Eles ensinam que um casal homossexual ou bissexual deve ser aceito pelas crianças e que não há nada de errado se um coleguinha for adotado por dois “país” ou duas “mães”. Esses livros também interagem com as crianças”.Um deles, “que se chama “Aparelho Sexual & Cia, um guia inusitado para crianças descoladas”, escrito pela autora francesa Hélène Bruller e editado no Brasil desde 2007 pela Companhia das Letras. Para esta autora e para quem publica uma obra dessas, “criança descolada” é criança que está pronta para fazer sexo!”. É mais polêmica pela frente!

FESTA SEM FIM

No presídio  de Ji- Paraná, uma verdadeira farra, Presos tinham drogas, abundância de celulares e até wi-fi para estarem sempre ligados na internet. Inacreditável como essa espécie de Disneylândia para criminosos tivesse durado tanto tempo, sem que fosse descoberta.Uma denúncia anônima chegou ao Ministério Público e, a  partir daí, a festa acabou.É uma coisa impressionante, como presidiários dominam as cadeias, nas ruas. Agora, esse festival de internet com wi-fi dentro de uma prisão, é coisa inédita.

NA MESMA CASA

O TRE está voltando para casa, ao menos momentaneamente. O presidente, dr. Rowilson Teixeira , decidiu que o prédio, mesmo depois de ter  sido atingido pela cheia histórica e de até apresentar alguns riscos, deve ser utilizado ao menos até o final deste semestre. Nesse meio tempo, se começará a tratar da construção de uma nova sede, em outro lugar, fora dos riscos de enchente e sem infringir leis ambientais, como ocorre com o prédio atual. Com esses  poucos meses ocupando o velho prédio, a Justiça Eleitoral economizará 9 milhões de reais.

WAGNER, O PRUDENTE

 “Não podemos ser presunçosos de achar que estamos vivendo uma situação completamente diferente do que está acontecendo no País, de retração na economia. O cenário que vemos para os próximos meses é que não podermos gerar impacto na despesa de pessoal”. As  palavras são do secretário de Finanças do Estado, o prudente   Wagner  de Freitas. Ele alerta que o Estado precisa manter seus gastos  totalmente sob controle, para poder continuar pagando os salários e fornecedores em dia. Qualquer exagero, diz, pode ser fatal,                          

PERGUNTINHA

Se a Eletrobras Rondônia conseguir cobrar a energia desviada de 70 mil consumidores, como afirma, será que vai diminuir os valores pornográficos que cobra de quem não desvia?                                                                                

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)