Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

STF deu um basta à baderna dos concursos públicos


 
STF deu um basta à baderna dos concursos públicos - Gente de Opinião

DE ALICERCE DA DEMOCRACIA
A UM PODER DESCARTÁVEL
 
 O Congresso Nacional é alicerce vital da democracia. Na história brasileira, em vários momentos desde a proclamação da República, era nas tribunas da Câmara e do Senado que o país foi passado a limpo; que surgiram algumas das figuras mais importantes da vida nacional; que grandes políticos e tribunos inesquecíveis transformaram o Congresso em defensor do Brasil, nos momentos de crise. Até a ditadura militar, foi o parlamento brasileiro, com exceção das exceções de sempre, que se tornou local de resistência, até ser fechado pelos militares. Durante os governos dos milicos é que o Congresso se transformou. Embaixo do tacão do poder das armas e da ditadura, sobreviveu uma maioria de lideranças políticas lambe botas, preocupada com suas aldeias, com seus interesses e pouco preocupada com o país como um todo. Desde lá, salvando-se novamente honrosas exceções, o Congresso se transformou para muito pior, a ponto de hoje ser considerado descartável pela maioria da população.
 
Neste momento histórico para o País, nossos congressistas tinham tudo nas mãos para fazer voltar a credibilidade perdida há décadas. Quando a presidente Dilma Rousseff decidiu fazer uma limpeza na podridão da estrutura de governo, esperava-se um coro de vozes de apoio, de aplausos, de defesa dos interesses maiores da Pátria. O que se vê? Nada disso. Partidos e lideranças, deputados e senadores ameaçando seu governo, tentando chantagear a Presidente, caso ela prossiga na sua sina de guerra à corrupção. Sorte dessa gente toda que o povo brasileiro está anestesiado e de saco cheio. Parece não se importar mais com nada de ruim que façam contra ele. Fossem outros os tempos, esses líderes fajutos que envergonham a política e o Congresso não teriam coragem de sair às ruas. Mas hoje, é o que se vê...
 
 
 
SEGURANÇA MÁXIMA
 
Outro final de semana, outra edição da revista Veja com denúncias gravíssimas, dessa feita contra o ministro da Agricultura, Wagner Rossi. As informações são impressionantes e a roubalheira apontada pior ainda. Se houver só um pingo de verdade no que Veja publicou, não há qualquer chance do ministro se manter onde está. O lugar dele deveria ser um presídio. De segurança máxima. Denúncias não são provas, mas...
 
 
REAÇÃO
 
Finalmente começou a reação contra a maluquice da Funai de entregar 200 mil hectares de áreas em Porto Velho e Candeias do Jamary para apenas 132 índios. O assunto foi tema de amplo debate na Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, semana passada, sob o comando do deputado Luiz Cláudio, do PTN.
 
 
POR BAIXO DOS PANOS
 
Como tudo está sendo feito por baixo dos panos, a denúncia da CNA, reproduzida com exclusividade nesta coluna, vai mobilizar Governo do Estado, as duas Prefeituras, deputados e representantes de entidades da produção. Caso a Funai consiga fazer, dentro de Rondônia, uma nova Reserva Raposa Serra do Sol, 400 propriedades desaparecerão, assim como toda a produção da Bacia Leiteira.
 
 
SÃO 338 MIL
 
Nunca é demais falar no assunto. Existem hoje no Brasil, segundo dados oficiais do IBGE, nada menos do que 338 mil ONGs. Isso mesmo: 338 mil. Quase 100 mil delas estão na Amazônia. A grande maioria é de entidades pequenas, com custos muito baixos. Essas são, geralmente, criadas e geridas por brasileiros e recebem quase nada de verbas públicas.
 
 
DINHEIRO A RODO
 
Mas há um grande número de ONGs gigantescas, com tentáculos pelo mundo afora, com os cofres abarrotados de dinheiro vindo de empresas internacionais e gordas verbas do governo brasileiro. Essas sim, só estão na Amazônia, de olho nas nossas riquezas, nos nossos minérios e na medicação natural. Podres de rica e usando o dinheiro todo para defender interesses alheios aos do Brasil.
 
 
VOLTOU ATRÁS
 
As coisas voltaram ao normal, no PTN. O comando nacional do partido, sem qualquer motivo, interveio no partido, tirando o comando de Mauro Brisa e colocando um acreano para comandar a sigla aqui em Rondônia. A grita foi geral. Tanto que a esdrúxula ordem foi retirada e Mauro voltou à presidência.Que, aliás, sob o comando dele, teve grande crescimento no Estado.
 
 
INFERNAL
 
Calor infernal, queimadas que deixam a região de Porto Velho sob fumaça durante várias horas do dia; umidade relativa do ar batendo recordes de baixa: o verão Amazônia está dando um suor danado no rondoniense. E pior: a previsão da meteorologia é que a coisa pode piorar mais ainda. As chuvas, neste 2011, vão chegar com atraso em relação a outros anos. Oremos, pois!
 
 
JUSTIÇA, ENFIM!
 
O STF deu um basta à baderna dos concursos públicos, onde milhares de brasileiros se sacrificam, gastam com inscrições e viagens, estudam como loucos, passam nas provas e depois não são chamados. A decisão de obrigar a chamada dos aprovados é um avanço, que tira do governante de plantão a decisão de encher cargos com apaniguados ao invés de dar prioridade a quem conquistou, por direito, a oportunidade de trabalhar. Comemoremos!
 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)