Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Superintendente do Ibama apresentou 'pérola' no Via Sat


Superintendente do Ibama apresentou 'pérola' no Via Sat - Gente de Opinião

TRAGÉDIA NA EDUCAÇÃO E UMA

INDIGNIDADE CONTRA O BRASIL

O sentimento, para qualquer pessoa que se preocupe com seu país, é uma mistura de nó na garganta, náusea, tristeza e desesperança. Uma série de reportagens da Rede Globo mostrou, claramente, o desprezo, a despreocupação de algumas autoridades com a educação do seu povo. Ao incentivar – comprando e distribuindo às escolas, como material de aprendizado – um, livro que “ensina” a escrever e falar errado, sob o argumento que o importante é se fazer entender, o MEC deu a maior prova de que nossos pobres e coitados estudantes estão nas salas de aula para saírem tão ignorantes quanto entraram. Querem transformar nossos alunos em beócios (traduza-se: indivíduos broncos, ignorantes, imbecis, otários, rudes). Aí pode ter um trágico ingrediente. Só se tudo isso fizesse parte de um plano diabólico, gerido por uma ideologia doentia, que pretende manter o mais ignorantes possíveis esta e as futuras gerações. Para, exatamente, não permitir que falem corretamente, que escrevam corretamente e que, pior que tudo, não pensem e não questionem. Para os que se lixam para seu país e sua gente, manter o povo na ignorância é uma forma terrível, mas óbvia, de se manter no poder por décadas e décadas.

Não é possível que não haja alguma autoridade séria e digna neste país para protestar, para mostrar sua revolta, para denunciar o crime que está sendo cometido contra os estudantes brasileiros. Escrever corretamente não é mais prioridade. A língua portuguesa está sendo destruída, como se não fosse ela, bem falada e bem escrita, o grande elo de ligação deste país. O governo age com a educação como age em outras áreas. Como não tem competência para alfabetizar e ensinar corretamente a língua que falamos, oficializa o erro como se esse fosse o caminho. Trágico, lamentável e indigno para o nosso amado Brasil

ENGOLINDO A PALAVRA

Outra questão doentia é a da votação do novo Código Florestal. Mesmo depois de acordos feitos, palavra empenhada, líderes do governo Dilma Rousseff recuaram na votação e empurraram de novo com a barriga. O projeto não será votado nessa semana e talvez nem na outra. Os contra o Brasil e que defendem interesses estrangeiros, querem mais tempo para se arregimentar.


PÉROLA NO VIA SAT

O programa Via Sat do último sábado – ao vivo, via satélite para todo o Estado – tratou, na TV Candelária/Record, da questão do novo Código. Um dos participantes, o superintendente do Ibama, César Guimarães, apresentou a “pérola” do programa. Disse que as ONGs não têm dinheiro para fazer lobby. Quem conhece o assunto, morreu de rir. (Vídeo da TV Candelária AQUI).


MEDO EXTERNO

Ainda sobre o mesmo tema, vale a pena registrar comentário do respeitado jornal Valor Econômico: “A pressão de ONGs ambientalistas e da ex-senadora Marina Silva, que ameaçaram uma campanha internacional contra o novo código, também pesou na decisão do governo. A ordem é evitar prejuízos à imagem do país no exterior. E o governo preferiu manter-se na defensiva”.


DAQUI A POUCO...

O presidente da Assembleia, Valter Araújo, disse, em entrevista ao Estadão do Norte, que espera que o governo Confúcio Moura encontre seu rumo. Nos bastidores, a grande maioria dos deputados está insatisfeita com a administração do Estado. Por enquanto, contudo – como Valter – para o público externo, a linguagem ainda é conciliatória. Mas daqui a pouco...


PRIMEIROS SINTOMAS

Na semana passada, a dura opinião de parlamentares sobre alguns setores do governo já apareceu na tribuna. O deputado Luizinho Goebel, do PV de Vilhena, fez um discurso duro, cheio de revolta, contra a nomeação do defensor público geral José de Oliveira Andrade, pelo governador Confúcio Moura. Descambou mesmo. O presidente Valter Araújo, em aparte, apoiou o tom agressivo do discurso de Luizinho.


É DILMA QUEM MANDA?

“A imprensa que constrói uma democracia é a imprensa que fala o que quer, dá opinião que quer e se manifesta do jeito que bem entende. ”A frase é de Dilma Rousseff, na última campanha presidencial em que foi eleita. Contra a orientação da chefe, setores do governo, contudo, estão preparando a criação de um órgão controlador da imprensa. Quem será que manda mais?


FOGO NO CIRCO

Hoje é o Dia Nacional da Luta contra a Homofobia, no Brasil. Defensores dos gays vão a Brasília, fazer passeata. Espera-se discursos inflamados dos defensores desta minoria. Mas, para quem gosta de ver o circo pegar fogo, será imperdível o discurso preparado pelo deputado federal carioca Jair Bolsonaro. Dizem que ele vai bater abaixo da linha da cintura. Esperemos, pois!


IMAGEM RUIM

Estamos na mídia nacional, de novo. E, é claro, por fatos negativos. Segundo dados oficiais do Ministério Público Federal, Rondônia é um dos estados onde mais inquéritos de assassinatos sem solução ainda tramitam. São quase dois mil. O Rio, com uma população mais de dez vezes maior, tem 8.526 casos. É o tipo de título nacional que não gostaríamos de ter.
 

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)