PARA QUEM CRÊ EMPAPAI NOEL E
NOS BEBÊS QUE AS CEGONHAS TRAZEM
Dinheiro pesado, investido em estrutura, pessoal, viaturas, sistemas de fiscalização eletrônica e tudo o mais. Cada vez mais polícia nas ruas. Combate diuturno ao crime. Cada vez mais grana para amenizar a violência e a insegurança pública que assola nosso País. Nessa semana passada, o governador Confúcio Moura ouviu do seu secretário de Segurança, Marcelo Bessa, um excelente plano de ação contra a criminalidade. Pelo país afora, governadores ouvem o mesmo de suas equipes. Há realmente como combater a epidemia de assaltos, mortes, estupros, tiroteios, vidas perdidas todas as horas do dia em todos os lugares? Se há, porque se os órgãos de segurança têm cada vez mais verbas, melhores projetos, equipes melhor preparadas, mais viaturas, mais câmeras de segurança, nada disso diminuiu a criminalidade? Pelo contrário, ela só aumenta?
A resposta é mais que óbvia. Não há qualquer estrutura de segurança pública que funcione enquanto as leis se basearem na absurda impunidade e na inversão de valores, em que a preocupação maior é com os direitos dos bandidos e não os da população. Pode-se investir o PIB brasileiro só na segurança, pode-se ter o melhor em tudo, mas quando o criminoso que é pego praticando um crime, horas depois está nas ruas de novo, não há projeto que funcione na vida real. Quando a preocupação é se o policial algemou um ladrão do dinheiro público e não colocá-lo para apodrecer na cadeia, por ter roubado a população, alguma coisa está muito errada. Quando um menor tira sarro da cara de um policial (como acontece todos os dias em Porto Velho e em todo o Brasil), avisando, logo depois de pego em flagrante, que sairá para roubar de novo em pouco tempo, alguém acredita que haverá plano de segurança que funcione na prática? Só, obviamente, os que acreditam em Papai Noel e que as crianças são trazidas pelas cegonhas.
TEMER E 2012
O vice-presidente da República, Michel Temer, chega a Porto Velho no próximo dia 25, uma quinta-feira. Vem inaugurar a sede do PMDB, que levou anos para ser concluída, mas agora está nos trinques. A agenda completa de Temer não foi divulgada. Não se sabe se ele virá com alguma carta na manga em relação à disputa da Prefeitura da Capital em 2012. Mas ouvirá o senador Valdir Raupp e Confúcio Moura sobre o assunto.
QUEIXAS VALDIARIANAS
Como o governador Confúcio Moura disse claramente que vai interferir sim nas disputas municipais do ano que vem, certamente esse será um dos temas da conversa com o poderoso comandante do PMDB nacional, hoje vice de Dilma Rousseff. Também, certamente, Temer, antes de estar com Confúcio, ouvirá queixas da ala “valdiriana” do partido no Estado, que não anda satisfeita.
CEGO, SURDO, MUDO...
Conselho de um chefete ao novo funcionário de um departamento de governo: “aqui você é um deficiente. Não ouve nada, não fala nada, não vê nada. Se for curado de um desses sentidos, está na rua”. Parece brincadeira, mas não é. O servidor, que não é bobo nem nada, seguiu à risca a orientação. Está há anos no cargo...
RUPTURA PÚBLICA
No Tribunal de Contas do Estado, repercute ainda com força, em todos os setores, a briga agora pública entre o presidente, José Gomes de Melo, com os demais conselheiros. Só o ex-deputado Chico Paraíba não entrou na confusão. Não foi contra nem a favor. Os outros censuram o comandante do TCE-RO com uma decisão do Pleno que logo saiu às ruas. E o caso ainda vai longe...
ALGUÉM ENTENDEU?
Ah, essas pesquisas! Quando estava trancada no gabinete, andando pouco país afora e sem ter iniciado o duro combate à corrupção, o índice de aprovação da Presidente Dilma batia nos 73%. Bastou começar a governar de verdade e mostrar ao país que não aceita ladroagem em seu governo para que ela...descesse. Agora, tem 67% de aprovação.
É DE ENLOUQUECER!
Ou a pesquisa endoidou ou foram os brasileiros que não gostaram da faxina de Dilma contra a ladroagem. Ora, o que qualquer pessoa de bom senso, preocupada com seu país imaginaria, é que as ações da Presidente jogariam sua aprovação para índices tão altos como poucas vezes se viu. Mas não. Aqueles mesmo que escrevem para jornais e sites, que dizem nas ruas ser contra a corrupção, que querem ver ladrões do dinheiro público na cadeia, diminuíram os índices positivos da
Presidente. É de enlouquecer.
POUCOS, AINDA
Por falar nisso, dois políticos rondonienses saíram em defesa da Presidente e das suas ações saneadoras. Foi o deputado federal Padre Tom, do PT, que fez um discurso de apoio à Dilma. O ex-governador Ivo Casso, provocado, também considerou que ela está agindo bem, ao combater a corrupção. Espera-se mais vozes de políticos do nossoEstado em defesa das ações da nossa correta Presidente.
CAINDO FORA
Ouviu-se nos bastidores que um dos nomes mais fortes para disputar a Prefeitura da Capital no ano que vem já avisou: não vai entrar na briga. E olha que o sujeito está em alta e bem nas pesquisas...
PERGUNTINHA
Da cabeça de quem saiu essa lei que não pode algemar bandido, nem que ele seja suspeito de desvio de milhões de reais do dinheiro público?
Sexta-feira, 10 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)