Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

TRÂNSITO NÃO É ASSUNTO PARA AMADOR


TRÂNSITO NÃO É ASSUNTO PARA AMADOR - Gente de Opinião


O TRÂNSITO, SEUS PERIGOS E VIOLÊNCIA

NÃO SÃO ASSUNTOS PARA OS AMADORES

Há muitos anos o trânsito de Porto Velho não tem atenção especial. Muitas vezes foi vítima de palpiteiros, cada um dando seu pitaco, como se o assunto fosse acessível a amadores. Há quase uma década atrás, a Prefeitura colocou lombadas eletrônicas na cidade. Gritaria geral. Protestos. A Justiça entrou na jogada, considerando a medida ilegal. Houve inclusive denúncias de irregulares na implantação do sistema. A verdade é que as lombadas foram retiradas, as denúncias jamais foram apuradas e ninguém responsabilizado. Como sempre. O grande prejuízo ficou com a população, porque foram perdidos praticamente dez anos em que os motoristas poderiam ter se habituado a respeitar a sinalização, a andar em velocidade menor, a não invadir faixa de pedestre, a não passar no sinal vermelho. Enquanto todo mundo dava palpite e o Judiciário interferia, contra os interesses do público (sem exigir contrapartida, ou seja, um sistema alternativo de controle do trânsito), foi o porto velhense comum quem continuou sofrendo.

Veio o enorme crescimento econômico, com o boom das usinas; com a facilidade de comprar carro e moto; explodiu o número de veículos nas ruas e, só agora, muitos anos depois, se decidiu tratar do assunto com profissionalismo e especialistas. Antes tarde do que nunca. Mas, mesmo assim, se perdeu longo tempo e se formou uma nova geração de motoristas que não foram habituados, pela intensa fiscalização e pesadas multas (que são os únicos jeitos de ao menos amenizar a tragédia das ruas), a respeitar as leis do trânsito. Se tudo tivesse sido feito há muito tempo atrás, algumas dezenas de vidas teriam sido poupadas. A gente só pode torcer de que, daqui para a frente, as coisas mudem para melhor. Porque do jeito que está, não dá mais.

 

DIA D

O sábado é Dia D para o PT de Porto Velho. Hoje o partido começa a lavar a roupa suja dentro de casa e dá o primeiro passo para definir o nome para a disputa da Prefeitura no ano que vem. Há um esforço concentrado da presidente regional Epifânia Barbosa e do presidente municipal, Tácito Pereira, para pacificar a sigla. No final do dia, se saberá se ambos tiveram sucesso.

CADA VEZ PIOR

Não é pegar no pé. Mas cada vez que aparece uma notícia nova sobre livros distribuídos nas escolas do país pelo Ministério da Educação, corre um fio na espinha da gente. É uma coisa pior que a outra. A última: num dos livros sobre a história recente do país, a transexual Roberta Close é destaque. Muito maior, por exemplo, que o ex-presidengte Juscelino Kubistchek, o criador de Brasília. Um terror!

PRIMEIRA ENTREVISTA

O jovem secretário da Seduc e superintendente de Turismo do Estado, Júlio Olivar, concedeu sua primeira entrevista desde que assumiu o desafio de comandar a educação no Estado. Ele conversou com o jornalista Sérgio Pires no programa Candelária Debate deste sábado. Vale a pena acompanhar pelas emissoras da Candelária/Record em todo o Estado, a partir da uma e meia da tarde.

LEMBRANDO CHIQUILITO

Um dos mais populares prefeitos que Porto Velho já teve, Chiquilito Erse, que morreu prematuramente, agora é nome de rodovia. O trecho da BR 364, entre Candeias e a Unir leva o nome de Chiquilito. Tomara que pegue. A mudança na área urbana, da avenida Rio Madeira para avenida Chiquilito Erse não deu certo. Ninguém chama a importante via da cidade pelo novo nome.

NOVOS RUMOS

Enquanto isso, David Chiquilito, filho do ex-prefeito, desistiu mesmo de disputar a Prefeitura da Capital em 2012. Ele inclusive não faz mais parte do PC do B, partido que o estava preparando para a corrida no ano que vem. David teria decidido investir na carreira de empresário. Há quem diga, contudo, que o nome do jovem está sendo cotado por pelo menos dois partidos para compor numa chapa como candidato a vice.

MÃES AOS 10 ANOS

Não tiveram resultado positivo – pelo contrário – as intensas campanhas feitas pela Prefeitura da Capital e pela Maternidade Municipal para orientar jovens e controlar a natalidade. Nos primeiros seis meses deste ano, 553 meninas – incrivelmente a partir dos 10 anos de idade e até os 14 – tiveram filhos. A maioria, mães solteiras. O número de crianças e adolescentes que se tornaram mães duplicou em relação ao mesmo período do ano passado.

TEMA DE GOZAÇÃO

A coluna já abordou o tema e volta a ele. Em média, 10% dos bandidos que são soltos e colocados sob vigilância das tornozeleiras eletrônicas, simplesmente as arrancaram e voltam ao crime. Os outros 90% são de detentos que tentam voltar à sociedade. Mas a minoria que não têm cura, mas recebe o tratamento como se fossem recuperáveis, são os grandes criminosos. Os números são oficiais.

PERGUNTINHA

Não deu um ciúme grande da Seleção do Uruguai, que mesmo sem toda a badalação dos pseudo craques brasileiros e argentinos, deu um show e ganhou a Copa América?

Gente de Opinião

Fonte: Sergio Pires - ibanezpvh@yahoo.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 26 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

Livro com documentos oficiais diz que vacina da Pfizer pode ter matado 1.223 pessoas entre 44 mil casos estudados

          Quando se começa a ler os detalhes, no livro (The Pfizer Papers), que numa tradução livre seria Os Documentos da Pfizer, escrito por um do

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

USAID financiou estudos para reservas criadas em Rondônia? E Jacy Paraná é só metade da união?

Ainda sobre as 11 áreas de reservas criadas no governo Confúcio Moura, três das quais onde há moradores, gado e produção agrícola, o financiamento do

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

União do Comando Vermelho e Primeiro Comando pode criar um grande exército do crime para dominar o país?

Pobres de nós, pessoas comuns, que trabalhamos duro, que queremos apenas sobreviver com dignidade. Já vivemos sob o tacão do crime, mesmo onde a pol

 Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

Adeus Heuro? Governo cancela contrato com consórcio, mas anuncia mais dois hospitais para Porto Velho

          Foram três anos e sete meses perdidos. Desde 7 de Julho de 2021, uma quarta-feira festiva, quando começou o sonho da construção do Hospita

Gente de Opinião Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)