Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

Um debate que pode ser decisivo para a eleição


O debate desta noite, em rede estadual pela TV Candelária/Record, com mais de uma dezena de emissoras de rádio de transmitindo simultaneamente, tende a ser o mais importante dos três, programados para a reta final da disputa pelo. O primeiro, na Rede TV!, teve organização impecável, mais de duas horas, mas não esquentou em nenhum momento. Os candidatos ainda se preparavam para reta final e temiam alguma pisada de bola que pudessem prejudicá-los nos últimos

Gente de Opinião

dias de caça ao voto. O próximo, que ocorrerá na terça-feira, dia 30, cinco dias antes da eleição, só influirá diretamente no pleito caso ocorra algo muito inesperado, até pelo pouco tempo que teria de repercussão. Então esse, o da Candelária, pode ser o decisivo. Dependendo do que sair dele, a distância de nove dias da eleição, permitirá que os fatos acabem entrando em cheio na reta final e chegando ao eleitorado em todos os recantos do Estado. Prevê-se um debate mais duro, principalmente com ataques ao líder das pesquisas, Expedito Júnior e ao atual governador Confúcio Moura. Um confronto entre os dois, já daria uma visão de como será o embate num segundo turno que se avizinhe, caso ambos confirmem suas performances.

A presença de Pimenta de Rondônia, como o foi na Rede TV!, não deve mudar em nada. Ele não tem dado duro nos adversários.Mas, eventualmente, pode ser usado como  escada para outros pretendentes se saírem bem em respostas e ataques. Jaqueline Cassol, que ainda se vê no segundo turno, certamente terá uma performance mais agressiva. O mesmo caminho seguirá o Padre Ton, que no debate anterior partiu para o ataque contra Expedito, embora sem grandes resultados. Enfim, a partir das 22h15, começa o confronto entre os candidatos ao Governo que pode ser o decisivo. Fiquemos de olhos e ouvidos atentos, pois!


GOELA ABAIXO

Tiros, facadas, socos e pontapés, agressões. E impunidade absurda. Professores em várias regiões do país estão sendo agredidos, como o foi uma jovem em escola de Curitiba, que denunciou um aluno aos pais, por mau comportamento e o menino a esfaqueou uma dezena de vezes. Ela ainda corre risco de morte. Em Santos, outra professora avisou: nunca mais volta à dar aulas. Ela foi surrada por um aluno de 13 anos, que, aliás, já havia agredida outra professora. Com todos os "di menor" agressores, nada aconteceu. É esse o Brasil que nos empurraram goela abaixo. E que nós permitimos que nos empurrassem...

 

APOIO AO GARIMPO

Uma ampla negociação envolvendo inclusive a Assembleia Legislativa, com apoio do presidente Hermínio Coelho, pretende mexer na atual legislação que proíbe o garimpo no rio Madeira. Ação comandada pela Polícia Federal, nesta semana, prendeu mais de 30 pessoas e apreendeu ou deixou inutilizadas mais de uma dezena de balsas, que ainda estavam retirando ouro nas proximidades da área urbana da Capital. Os garimpeiros querem que a cooperativa deles seja autorizada a trabalhar. A ALE está tentando intermediar um acordo.

PÉ DIREITO

Começou nesta quinta, dia da inauguração, com a peça "As Mulheres do Aluá". Prossegue hoje, no segundo dia, mais uma noite de espetáculo do nosso novíssimo teatro estadual, com o grandioso "Cisne Negro". No sábado tem mais: espetáculo imperdível com a Orquestra de Câmara de Manaus. Domingo à noite, para encerrar o final de semana festivo com chave de ouro, apresentação da Orquestra Vila Lobos, de Porto Velho. Não abre com chave de ouro nosso grandioso teatro?

E O JOAQUINZÃO?

Por causa da lei eleitoral, com a viagem de Dilma Rousseff e como todos os demais na cadeia de poder do país são candidatos, foi o presidente do STJ, Ricardo Lewandowski quem assumiu a Presidência da República por dois dias. Moleza. Muita gente gostaria de ver a mesma cena quando Joaquim Barbosa ainda presidiu o Supremo. Certamente uma das cabeças da República seria cortada da eleição, para que ele não assumisse. Já pensaram o estrago que Joaquinzão poderia causar no reduto do governo em apenas 48 horas??

À LUZ DO DIA

Em plena luz do dia. Ao anoitecer. Nas madrugadas. Não importa a hora. Em pleno centro da cidade, sem policiamento, os ladrões atacam. Levam tudo: dinheiro, celulares, bolsas, documentos. Muitos são viciados, que viviam nas ruas e precisam roubar para sustentar seu vício. Mas há outros, malandros, que tomam conta de algumas ruas e sabem que dificilmente serão importunados. Há ainda os menores, que entram por uma porta e saem pela outra, nas delegacias. Segurança pública? Onde mesmo?
 

CÂMERAS CONTRA SUJEIRA

Atenção candidatos adeptos da sujeira nas ruas, que estão planejando emporcalhar - como acontece quase todas as eleições - as áreas próximas aos colégios onde há seções eleitorais. Neste ano, uma parceria entre a Justiça Eleitoral, Ministério Público  Eleitoral e Seduc, vai aprimorar o sistema de fiscalização contra a sujeirada. Foi solicitado à Seduc que as câmeras de vigilância destas escolas, no dia da eleição, sejam direcionadas para as ruas próximas às que terão urnas. Quem sujar as áreas, será flagrado pelas câmeras. E a punição não será leve. Portanto, olho vivo!

 

PERGUNTINHA

Debate, como no passado, ainda serve para escolher em que se vai votar ou agora é para se saber em quem não se vota de jeito nenhum?

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)