Sábado, 14 de março de 2015 - 20h54
UM DIA PARA A HISTÓRIA, COMO SUCESSO OU COMO FIASCO
Chegou o dia! Vamos ver, neste domingo, se a oposição é apenas ditada por meia dúzia dos que espalham seus desejos pessoais pelas redes sociais ou se haverá uma mobilização real, capaz de mexer com as estruturas do poder. Porque até agora, praticamente todas as manifestações convocadas contra o governo acabaram em fiasco. Numa delas, em São Paulo, alardeada como grande protesto contra o PT e seus aliados, além da roubalheira da Petrobras, arregimentou exatos 49 caras pálidas. Isso mesmo! Mas, dessa vez, a coisa parece séria. Em Porto Velho, a convocação é para às 14 horas, na Praça das Caixas D´Água. De lá, a multidão (se for o que alardeiam os organizadores), ou a meia dúzia de gatos pingados (como esperam os governistas), farão passeata pelas principais ruas do centro da cidade, com faixas e cartazes. Terão sucesso os protestos em todo o país? É difícil saber. Uma das últimas vezes em que a classe média foi para a rua, gritar e protestar, consolidou a queda de um governo. Foi em 64, quando a Marcha Pela Família e Pela Liberdade, reuniu 1 milhão de pessoas nas ruas do Rio e depois o movimento se espalhou por outras capitais, avalizando o golpe militar. Depois, na campanha que ajudou a derrubar Collor. Ponto final.
Quem sabe fazer protesto é a esquerda, que organiza suas ações e sabe se mobiliar, ao contrário do pessoal do outro lado. Veremos se, depois de tanto tempo, a classe média saberá fazer um movimento digno de registro, como o fez poucas vezes no passado. Caso haja apenas pequenos grupos nas ruas, será sinal que quem é contra tudo o que está aí, representa, na verdade, apenas uma minoria insignificante. Vamos ver o que acontece, na vida real, neste domingo, 15 de março. Que pode ser histórico pelo seu sucesso ou pelo seu fiasco. O que acontecerá?
TRAFICAR É MOLEZA!
Não é verdade que a lei é dura para traficantes de drogas. Prova disso? Veja parte de um texto distribuído à imprensa: " a Polícia Civil, através do Departamento de Narcóticos – Denarc -, prendeu em flagrante Ângela R.M., acusada de tráfico de drogas. Ela é reincidente no referido crime". Ou seja, uma pessoa que já havia sido presa, entra na delegacia por uma porta e sai pela outra, mesmo que esteja envolvida em tráfico pesado. A mulher tinha mais de dois quilos e meio de cocaína. Quantas vezes terá que ser presa até que a Justiça a faça pagar pelo crime que comete de forma reincidente?
CASAS E CARNE
Pode-se criticar o governo Confúcio Moura (e seus adversários o fazem com dureza), mas há alguns avanços importantes no Estado, conquistas dessa administração. O maior destaque, porque beneficia quem mais precisa, é a construção de milhares de casas populares, grande parte delas já entregues. Outro dado altamente positivo é a expansão do agronegócio, que tem sim o dedo do governo como parceiro. Para dar uma ideia das conquistas neste setor, no ano passado, pela primeira vez, nossas exportações, lideradas pela carne e seus derivados, superou 1 bilhão de dólares. E vamos crescer mais em 2015.
MENTIROSOS CONTUMAZES
Têm lições que nunca são aprendidas por muitos que, ao chegarem perto do poder, esquecem-se de quem são, quais suas raízes e o que defendiam antes. Em Rondônia, esse tipo de gente tem aos borbotões. Mas há um grupo um pouco mais sofisticado, dos que prometem mundos e fundos e, claro, nunca cumprem. São os eternos medrosos, que temem dizer não, que garantem que vão fazer milagres e depois, claro, como não têm como concretizar o que juraram que resolveriam, acabam se escondendo. É desse tipo de gente que os chefes precisam se livrar.
MUDOU DE OPINIÃO
Ex padre, apaixonado pelas esquerdas, Leonardo Boff não aceita de jeito nenhum a liberdade de imprensa. Ops! Não aceita agora. Porque antes, quando seus "cumpanheiros" não estavam no poder, ele exaltava que só a imprensa livre poderia mobilizar o país contra a ditadura. Agora ele diz: "essa dramatização que se faz aqui, é feita pela mídia conservadora, golpista, que nunca respeitou um governo popular. Devemos dizer os nomes: é o jornal O Globo, a TV Globo, a Folha de S. Paulo, o Estadão, a perversa e mentirosa revista Veja". Como as coisas mudam, não é?
A ESCOLA QUE VAI RUIR
A Escola de Música Jorge Andrade é um orgulho para Porto Velho. Há vários anos dá oportunidades aos talentos rondonienses aprenderem e aprimorarem seus conhecimentos. Vários dos seus alunos e ex alunos fazem sucesso nas artes musicais. Pois esse educandário, que o porto velhense tanto respeita e aplaude, está prestes a ruir. Na semana passada, foram suspensas as aulas, porque havia risco concreto do telhado cair na cabeça dos estudantes. Informações não oficiais dão conta que o Ministério Público teria pedido o fechamento da escola, pelos riscos que o prédio, abandonado, representa para estudantes e professores. Mais uma vergonha que a Capital rondoniense está assistindo!
PERGUNTINHA
O Brasil será o mesmo ou acordará muito diferente, na manhã desta segunda, depois do domingo, dia 15 de março?
O que você faria para salvar os animais nas florestas, perguntou o entrevistador ao famoso biólogo Richard Rasmussen, um dos maiores e mais
Rondônia perde mais um rico personagem: Jorge Peixoto sai de cena depois de fazer grande sucesso
Não é fácil resumir a grandeza de um personagem do tamanho do professor Jorge Peixoto, um dos Dinossauros do Rádio e da TV e que se transformou, em
Não há nada a se comemorar neste segundo aniversário dos atos de vandalismo do 8 de janeiro
O aniversário de dois anos dos atos de vandalismo em Brasília, poucos dias após a posse do presidente Lula, foi transformado numa tentativa
O quarentão Léo Moraes tem uma carreira de sucesso e começa agora a enfrentar seu maior desafio
O que se pode esperar do novo governo que começou no primeiro dia ano, para os porto-velhenses? O primeiro conselho é: espere de tudo, menos a mesmi