Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Sergio Pires

UMA DECISÃO SURPREENDENTE QUE MUDA TUDO NO ESTADO


ASSISTA ENTREVISTA DO DR CLÊNIO AMORIM NO RO RECORD

UMA DECISÃO SURPREENDENTE
QUE MUDA TUDO NO ESTADO

A decisão do Tribunal Regional, por 4 votos a 3 pela perda do mandato do governador Confúcio Moura e de seu vice, Daniel Pereira, causa um estrago enorme na política do Estado. A condenação foi surpreendente, porque o que se esperava, pelo que se ouvia nos bastidores, é que Confúcio sairia chamuscado, mas não queimado deste processo. O voto de Minerva do presidente do Tribunal, o desembargador Péricles Moreira,UMA DECISÃO SURPREENDENTE QUE MUDA TUDO NO ESTADO - Gente de Opinião colocou a estrutura da política estadual numa saia justa. O que acontecerá agora? Praticamente todos os olhos se voltarão para o Tribunal Superior Eleitoral, para onde os recursos serão encaminhados. Pela letra fria da lei, Confúcio e Daniel teriam que deixar o cargo imediatamente. Mas seus advogados já estão trabalhando em direção a um efeito suspensivo da decisão do TRE. A principal alegação seria que a saída intempestiva poderia causar graves danos ao Estado. Em situações semelhantes, o TSE tem concedido a suspensão até que haja decisão final. Mas pode também não ocorrer. Isso é apenas um estudo de futurologia.

A verdade é que, mesmo que consiga suspender a decisão até que o TSE dê seu veredito final,  a administração estadual viverá uma espécie de limbo, sem saber se Rondônia terá o mesmo governante daqui a alguns meses ou se não o terá mais. As ações de governo, o planejamento, o discurso da crise econômica, as dificuldades de negociações das categorias de servidores que ameaçam greve, tudo ficará num contexto complicado e sem a certeza de que as decisões tomadas agora, valerão lá na frente. A decisão do TRE rondoniense, pode mudar tudo na política deste Estado. A bola agora está com o TSE. A insegurança política deste período pode causar sérios problemas ao Estado. Mas, todos torcemos que essa situação seja resolvida logo, seja qual for a decisão final.

GARRAS AFIADAS

UMA DECISÃO SURPREENDENTE QUE MUDA TUDO NO ESTADO - Gente de Opinião

O segundo colocado na eleição ao Governo, Expedito Júnior, não conseguiu respirar direito a partir do início da tarde deste quinta e seu telefone não parou de tocar um só minuto, quando foi anunciada a decisão do TRE. Seus eleitores e partidários comemoram efusivamente o resultado dos votos dos desembargadores. Há ainda um longo caminho jurídico pela frente, mas é claro que os tucanos e seus aliados estão com garras afiadas e prontos para assumir o poder, caso isso seja determinado na decisão final. A oposição no Estado está em alvoroço e bastante otimista.

JAQUELINE?

UMA DECISÃO SURPREENDENTE QUE MUDA TUDO NO ESTADO - Gente de Opinião

Como os votos de Confúcio Moura foram anulados, há quem defenda a tese de que deveria haver nova disputa de segundo turno, entre Expedito Júnior e Jaqueline Cassol. A coluna ouviu alguns especialistas e todos acham que essa tese não vinga. Pela legislação vigente, o segundo colocado na disputa, Expedito Júnior, é quem assumiria em caso de cassação definitiva de Confúcio. Mas, é claro, o tema é rico para discussão. E ela vai longe...

MUITOS OUTROS LANCES

UMA DECISÃO SURPREENDENTE QUE MUDA TUDO NO ESTADO - Gente de Opinião

A eleição ao governo ainda terá muitos lances na área judicial, depois deste que cassou, no TRE, o registro da candidatura de Confúcio e seu vice. Há outros processos ainda contra o eleito e, da mesma forma, o tucano Expedito Júnior também está enfrentando dificuldades com a prestação de contas perante a  Justiça Eleitoral.  A situação se desenha como em várias outras ocasiões e em todas as regiões do país: nem sempre é o voto do eleitor que decide quem será o eleito. Ele só governa, mesmo, depois te ter o aval da Justiça, o que pode levar semanas, meses e até anos. Tomara que isso não ocorra em Rondônia.

CÂMERA LENTA

Recomeçaram, mesmo que em slow motion, ou seja, em câmera lenta, as obras dos viadutos de Porto Velho. O consórcio de empresas, incluindo a conhecida e respeitada rondoniense Madecon,  garante que agora os serviços só param quando tudo estiver pronto. O maior problema, neste reinício de atividades,é o caso do viaduto abandonado do Trevo do Roque. Quando os trabalhos foram reiniciados, o local se transformou num verdadeiro nó para o trânsito pesado. Espera-se que se encontre uma solução que concilie as obras e o andamento do tráfego.

CRAQUES DÃO EXEMPLO

O jovem Mateus Leoni, rondoniense que joga no Vitória da Conquista, da Bahia, deu um exemplo de gentileza e esportividade, que se transformou em notícia nacional. Depois de levar um carrinho violento do palmeirense Arouca, no jogo de quarta-feira, Mateus aceitou o pedido de desculpas do adversário. Os dois trocaram mensagens pelas redes sociais. Arouca afirmou que "foi uma atitude muito legal e rara no nosso meio! Fico feliz em saber que está tudo em ordem. Ao Mateus, sucesso, por ser um bom jogador e um cara de boa índole!"

PERGUNTINHA

O que será que vai dizer, no discurso que fará à Nação neste domingo, a Presidente Dilma Rousseff, além de homenagear o Dia Internacional da Mulher?

UMA DECISÃO SURPREENDENTE QUE MUDA TUDO NO ESTADO - Gente de Opinião

.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

A quem você dedicaria hoje, a atualíssima “Apesar de você” que Chico Buarque fez contra os militares nos anos 70?

O genial Chico Buarque de Holanda, um talento e milionário  franco/brasileiro comunista, porque defende Cuba e os regimes totalitários, mas mora em

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

Salários e 13º do Governo, Prefeituras e Assembleia vão injetar perto de 1 bilhão e meio na nossa economia

           Os números, claro, são aproximados e só envolvem valores pagos pelos cofres públicos ao funcionalismo estadual e municipal. Caso se coloq

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

Feriados, um atrás do outro: alguns poucos festejam e usufruem, mas a maioria apenas paga a conta

  São 14 feriados nacionais. São inúmeros estaduais, mas tem também os municipais. Somando todos, se não somos os campeões, estamos no pódio entre o

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

Ignaros, parvos, néscios: sinônimos de idiotas para os que querem ganhar dinheiro fácil sendo mulas do tráfico

          As autoridades de segurança de Rondônia comemoram uma queda histórica nos índices de criminalidade, neste 2024.  Crimes como furtos (meno

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)