Quinta-feira, 4 de agosto de 2011 - 04h45
OS OTÁRIOS VÃO PAGAR COMBUSTÍVEL
MUITO MAIS CARO, POR CAUSA DO RIO
Não importa o que aconteça, o consumidor brasileiro sempre é engambelado. Ou seja, engado, passado para trás. Em Rondônia, vai acontecer de novo, o que não é novidade nenhuma. O preço dos combustíveis podem saltar para um aumento de até 20% nos próximos meses. Motivo? A seca do Rio Madeira, que dificulta o transporte dos combustíveis por balsa e o encarece. Nós, pobres coitados que precisamos abastecer nossos carros, motos, caminhonetes e ônibus, temos que pagar o pato. O óbvio é que, quando o rio está cheio e o transporte é fácil, não há um milésimo de desconto no preço final que pagamos. Pelo contrário. Nos cobram mais, então, pela entressafra do álcool, por problemas de produção, porque os trabalhadores no transporte negociaram salários mais altos, porque o Barak Obama acordou com dor de cabeça, porque o Dnit é um antro de corrupção. Ou seja, nos cobram a mais por causas reais e por absurdos, mas jamais deixam de cobrara mais. Sem que ninguém fale nada. Nem governo, nem Ministério Público, nem Judiciário, nem órgãos de defesa do consumidor. Silêncio total. Inclusive nosso, consumidores, que pagamos tudo a custos impressionantes, que “marchamos” com os mais altos impostos do mundo e que não temos a quem pedir socorro.
As empresas, os atravessadores, os donos de postos não estão nem aí para as reclamações que eventualmente possam surgir aqui e ali. Quem não gostar que ande a pé, que deixe seu meio de transporte em casa ou, numa hipótese mais folclórica, que vá se queixar para o bispo. Preparemos nosso bolso, pois. Dentro de poucos dias, começa mais um achaque contra ele. Dessa vez, por culpa do rio Madeira. Que, aliás, há milênios, todos os anos, baixa muito. Só que no passado não havia tantos espertos e tantos otários, como os há hoje.
ESTÁ CUMPRINDO
Confúcio Moura começa a cumprir, aos poucos, mas com medidas continuadas, as promessas que fez a Guajará Mirim tão logo foi eleito. Grande peso do seu governo está sendo direcionado para aquela cidade da fronteira, tão carente nos últimos anos. Foi em Guajará, aliás, que Confúcio teve a maior vitória eleitoral, em proporção à população, em todo o Estado.
LER DÁ NÁUSEAS
Ler as maiores revistas semanais do Brasil está se tornando um incentivo aos sentimentos de raiva, revolta, tristeza. Todas elas saem às bancas com denúncias tenebrosas, principalmente envolvendo algumas das figuras mais conhecidas da República. E gente de todos os partidos. Dá náusea. E tira a esperança, porque apesar de todas as denúncias comprovadas, ninguém vai preso. Triste e lamentável.
SAPOS ENTERRADOS
O Ministério Público Federal de Rondônia entra, agora, na questão dos viadutos. Está programando audiência pública e convidando representantes da Prefeitura para explicar a situação. Seria bom chamar também o Dnit e o Ministério dos Transportes, responsáveis pela liberação dos recursos, para se entender exatamente quantos sapos foram enterrados naquelas importantes obras paralisadas.
AGORA VAI?
A Prefeitura, enquanto isso, anuncia para o próximo dia 8, esta segunda-feira que vem, o lançamento da nova concorrênciapara a conclusão de pelo menos três dos seis viadutos programados para a BR 364. A primeira construtora, que estava realizando o trabalho, simplesmente desistiu, alegando que os custos subiram muito acima do previsto. A esperança agora é que quem ganhar, termine o serviço.
FALTAM 250 MIL
Perto de 43 mil porto-velhenses já fizeram o recadastramento biométrico, que é, na linguagem acessível, o novo título de eleitor que permitirá que ele vote usando sua digital (forma que certamente impedirá qualquer tipo de risco contra a lisura das eleições). Faltam mais ou menos 250 mil para que no próximo pleito, todos os eleitores da Capital estejam aptos a votar pelo novo sistema.
FILA E ESPERA
Um dos problemas enfrentados para o recadastramento é a eterna demora nos órgãos públicos. Quem sabe uma parceria com as empresas, em que servidores do Tribunal fossem aos locais de trabalho para fazer o recadastramento, não apressaria muito as coisas? O que a maioria do eleitorado não quer é enfrentar fila e perder longo tempo. Se fosse na empresa, tudo seria mais fácil.
RISCO DOS EXTREMOS
Os fanáticos do extremismo correm para tentar destruir o que resta ainda de bondade no mundo. O matador da Noruega, louco e covarde que assassinou 77 pessoas é o representante da extrema direita. O ditador da Coréia do Norte é o mal personificado da extrema esquerda.
QUADRO DA MALDADE
E os fanáticos religiosos do Oriente Médio – fãs de Osama BinLaden – completam o quadro dantesco da maldade. No meio de tudo isso, milhões de pessoas que nada têm a ver com ideologias malucas se transformam em vítimas. As tragédias e as mortes se sucedem, em nome de extremismos que o mundo detesta.
PERGUNTINHA
Como será a convivência entre Governo e Assembleia Legislativa nesse segundo semestre, véspera de ano eleitoral?