Segunda-feira, 16 de junho de 2014 - 21h58
Os Estados Unidos tinham um retrospecto ruim contra Gana. No confronto direto pela classificação, na fase de grupos da Copa do Mundo de 2006 e nas oitavas de final em 2010, já haviam perdido duas vezes, mas, escreveram uma história muito diferente, nesta segunda-feira, com uma vitória por 2 a 1 na Arena das Dunas, em Natal, na estreia das duas seleções no Mundial do Brasil. E os americanos precisaram de apenas 28 segundos para abrir o placar. O gol marcado por Clint Dempsey foi o quinto mais rápido da história das Copas, 16 segundos a mais que o do líder da lista, o de Hakan Sukur, pela Turquia, no jogo pelo terceiro lugar contra a Coreia do Sul em 2002.
Não aconteceu, todavia, sem sofrimento, pois, mesmo com o impacto Gana procurou o quanto pode mudar o rumo da partida e tornou o jogo muito movimentado. Gana teve mais posse de bola, buscou muito mais fazer um gol, chutou mais a gol, mas, também acertou menos que os norte-americanos que tiveram o mérito de aguentar a pressão com um bom jogo coletivo, contudo, sofreram um baque quando Altidore, aos 19 recebeu de Bedoya na área, girou e teve o chute bloqueado na pequena área, ficando lesionado. Com sua saída a equipe africana passou a ter maior posse de bola e conseguiu assusta quando, aos 29 minutos, Atsu, tirou tinta da trave. Antes do intervalo Gyan, jogador marcado pelo pênalti perdido na prorrogação em jogo de quartas de final da última Copa diante do Uruguai, foi protagonista do melhor lance ao bater firme para boa intervenção de Howard.
Gana voltou com vontade no segundo tempo. Os 'Estrelas Negras' criaram uma sequência de ataques sufocando a defesa americana com duas cabeçadas de Gyan, aos 11 e aos 12 minutos.Aos 18, Boateng, que entrou no lugar de Jordan Ayew, acelerou pela esquerda e cruzou por baixo. O centroavante dominou dentro da área e bateu firme. Howard segurou mais uma. Depois foram pressionados, aos 30, em bela jogada individual de Asamoah, que driblou dois na ponta esquerda e cruzou forte. Antes da chegada de Gyan, a zaga afastou de qualquer jeito. O gol veio, enfim, aos 37 minutos, em mais um ótimo lance individual de Asamoah. Ele carregou para o meio e adiantou até Andre Ayew, que bateu firme superando o goleiro. Foi uma festa que durou somente cinco minutos. Um gol, no fim, na cobrança de escanteio da direita, com Brooks subindo, sem marcação, e cabeceando no melhor estilo balançou as redes. O técnico Jürgen Klinsmann saltou de alegria comemorando no final.
Com três pontos, os EUA realizam confronto decisivo em Manaus, às 17h do domingo (22) contra Portugal, se vencerem, os norte-americanos já eliminam os lusitanos e encaminham vaga nas oitavas de final. Já Gana precisa surpreender a Alemanha às 16h de sábado (21), em Fortaleza, para ter boas chances de seguir no Mundial.
Além da superfície do ambiente de negócios
Segundo o Sebrae, em 2024, no Brasil foram abertos 4.141.455 novos negócios, o que representa 9,9% de crescimento em relação ao ano anterior. Este r
Gente de Opinião: uma trajetória de sucesso
De repente são 20 anos. De repente? Não, pois a história de sucesso do Gente de Opinião é uma trajetória que envolve muitas pessoas, muitas notícias
O aumento do combustível e da pobreza
Em economia não existem fórmulas mágicas ou, como é corrente em linguagem comum, não existe almoço grátis. Assim, como durante todo o ano de 2024 o
A importância do Turismo Responsável
A iniciativa de realçar a necessidade do turismo responsável foi tomada, em 2020, pelo Ministério do Turismo quando lançou o selo “Turismo Responsáv