Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Persivo

Qualquer um dos oito tem condições de ser campeão



 
A Holanda, mesmo fazendo apenas 2x1 contra a Eslováquia, provou que tem um time competitivo e forte. Também a volta de Robben deu ao time uma arma mortal. O gol que fez, com sua marca, apesar de ter sido acompanhado por três defensores e do qual por muito pouco não fez uma repetição prova que se trata de um goleador mortal. Qualquer equipe que vacilar com um atacante deste estilo pagará com a derrota. Que a Holanda seria o time vencedor era previsível, mas, o fato marcante é que o foi sem correr grandes riscos. A Eslováquia marcou bem e deu trabalho, mas, foi dominada o tempo todo, logo ficou comprovado que a Holanda foi adiante por ter um time melhor e com um conjunto afinado. È séria candidata ao título se vencer o Brasil.

Por seu lado o Brasil continua sem ser o time excelente que se esperaria dele. Porém, o paradoxo disto é que nem precisou ser, até agora, para se manter como favorito. O Chile, apesar das promessas de que poderia deixar de ser freguês, foi um passeio. È certo que poderia ter feito um gol e oportunidade para isto houve, porém, somente quando o jogo já estava dominado. O time chileno entrou como se fosse ignorar o favoritismo brasileiro, no entanto, aos poucos foi sendo reduzido à seu verdadeiro tamanho. A senha para acabar com qualquer possibilidade foi mesmo o gol de cabeça de Juan que, por ironia, foi um dos apontados como integrante da “fraca” defesa brasileira. Lúcio e Juan se vingaram fazendo uma excelente partida sendo, com certeza, dos melhores jogadores em campo. O segundo gol de Luiz Fabiano também foi um gol de muito talento e oportunismo. Já Robinho foi o apontado o melhor em campo. Talvez pelo gol que fechou os três a zero, um gol que exigiu perícia no chute. O Chile fez o que foi possível, mas, o Brasil não precisou nem fazer mais do que o mínimo necessário. Sobrou em campo.

O técnico holandês Bert van Marwijk, próximo rival do Brasil, avaliando a equipe de Dunga declarou que "O Brasil tem uma arrogância positiva de que é invencível. É um time muito estável, muito seguro, tem um bloqueio defensivo com quatro ou seis jogadores. Tem muitos talentos." Talvez tenha sido esta “arrogância positiva” que levou Maicon a dizer que a partida de sexta é como uma decisão: ''Eles têm um poder defensivo muito forte. Vai ser uma partida difícil. Uma final antecipada'', declarou. Kaká discordou dele com razão. Não é. Argentina e Alemanha sobraram nos seus jogos e qualquer um deles que vier a ser o vencedor nas quartas será um time duríssimo de ser batido sem contar que a Espanha, ou Portugal se tiver capacidade para seguir em frente, são times duros de bater. De qualquer forma numa Copa em que até o Japão demonstra conjunto, força e qualidade técnica não se pode dizer que alguém ganhou antes que termine. Há três jogos e, pelo futebol apresentado, até agora, ninguém pode cantar vitória antes do tempo.


 Fonte: Sílvio Persivo
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /  
OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /  Siga o Gentedeopinião noTwitter  /   YouTube 
 Turismo   /  Imagens da História


* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Além da superfície do ambiente de negócios

Além da superfície do ambiente de negócios

Segundo o Sebrae, em 2024, no Brasil foram abertos 4.141.455 novos negócios, o que representa 9,9% de crescimento em relação ao ano anterior. Este r

Gente de Opinião: uma trajetória de sucesso

Gente de Opinião: uma trajetória de sucesso

De repente são 20 anos. De repente? Não, pois a história de sucesso do Gente de Opinião é uma trajetória que envolve muitas pessoas, muitas notícias

O aumento do combustível e da pobreza

O aumento do combustível e da pobreza

Em economia não existem fórmulas mágicas ou, como é corrente em linguagem comum, não existe almoço grátis. Assim, como durante todo o ano de 2024 o

A importância do Turismo Responsável

A importância do Turismo Responsável

A iniciativa de realçar a necessidade do turismo responsável foi tomada, em 2020, pelo Ministério do Turismo quando lançou o selo “Turismo Responsáv

Gente de Opinião Sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)