Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015 - 05h10
Lenha na Fogueira
Foto ilustrativa da enchente de 2014 em Porto Velho - RO / Imagem Rosinaldo Machado
Este colunista publicou no mês de janeiro e insistiu em fevereiro, que os órgãos de Defesa Civil estavam praticando “Terrorismo”, ao divulgar quase que diariamente, em tudo quanto é mídia, que a cidade poderia passar por mais uma cheia nos moldes da cheia do ano passado. Ainda colocamos que eles (da Defesa Cilvil), sabem que isso não é verdade! Ninguém da Defesa Civil contestou o que publicamos até agora.
**********
Agora saiu em tudo quanto é mídia de novo, uma polemica que envolve o Tribunal Regional Eleitoral – TRE e o Ministério Público Federal – MPF com o título:
Foto ilustrativa da enchente de 2014 em Porto Velho - RO / Imagem Gente de Opinião
**********
CASO TRE: O que o MPF recomenda o Corregedor já havia determinado em janeiro.
***********
Não queremos de maneira nenhuma entrar no mérito da questão que envolve os dois órgãos públicos, ou seja, TRE e MPF.
***********
Apenas queremos dizer que estávamos certo quando questionamos os órgãos de Defesa Civil, ao publicar que eles “estavam fazendo terrorismo com a enchente do Rio Madeira”.
*********
Em determinado parágrafo da Nota publicada pelo Ministério Público Federal, consta:
*********
“Conforme consta dos autos, em 14/5/2014, o Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM), encaminhou a Informação Técnica n. 016/2014, na qual consta que o período mínimo para intercorrência de cheia que atinja a cota de 2014 (18,30m) é de 30 anos”.
*********
Olha aí, o SIPAM informa que uma nova cheia nos moldes da do ano passado no Rio Madeira, só daqui a 30 anos.
**********
Em outro parágrafo do mesmo documento encontramos:
**********
Também constam as informações do Serviço de Geologia do Brasil (CPRM), de que a probabilidade de recorrência de cheia do Rio Madeira no nível de 2014 é de 170 anos.
**********
Aí o negócio extrapola qualquer previsão de que o Madeira vai voltar a encher do jeito que encheu no ano passado.
*********
O que quero, é pedir o mérito para minhas publicações, contra as divulgações feitas pela Defesa Civil de que o Rio Madeira vai voltar a encher do jeito que encheu no ano passado.
*********
Disse ainda em minhas publicações, que a Baixa da União, Cai N’água e a área conhecida como Milagres que também chamam de bairro da Balsa! Todo ano alaga. Basta começar a chover mais forte, que a água invade aquelas áreas, isso há muitos e muitos anos.
*********
Encerrando sobre a polêmica TER X MPF veja:
**********
“Por fim e sem querer polemizar, o Presidente do TRE registra surpresa com o fato de o Ministério Público Federal lhe enviar um documento com o carimbo de sigiloso e, antes mesmo do documento chegar ao seu conhecimento, seu conteúdo ser divulgado na rede mundial de computadores (internet) e distribuído, via release, a todos os órgãos de imprensa”.
**********
Pois é, para provar que o Zekatraca estava certo, a polemica entre o TRE e o MPF vazou na internet e todo mundo ficou sabendo que o Rio Madeira só volta a alagar a cidade do jeito que alagou em 2014, daqui a 170 anos de acordo com a CPRM que somados ao 30 anos previstos pelo SIPAM, só vai acontecer na festa do SEGUNDO CENTENÁRIO DE PORTO VELHO.
**********
OS DOIS LADOS FALAM EM REPORTAGEM DA TV CANDELÁRIA / RECORD
Tudo porque o TRE queria 50 Milhões para construir ou comprar um novo prédio.
*********
Segundo o Bosco presidente do bloco Us Dy Phora em entrevista publicado domingo passado. O correto era demolirem o prédio do TRE para que o Igarapé Santa Bárbara voltasse ao seu leito normal, aí a cheia do Madeira não mais chegaria até o Mocambo!
*********
Enquanto eles se pegam, a água vai chegando como sempre chegou, ao Posto São Paulo e os catraieiros de plantão, é que vão gostar, afinal de contas, é fonte de renda!
Rodnei Paes assume superintendência da Secel
Na manhã da última terça feira 24, no gabinete da Superintendência dos Esportes da Cultura e do Lazer – Secel transformado em auditório, com a presença de quase todos os vereadores de Rolim de Moura, além de vereadores de outros municípios da Zona da Mata, contando ainda com a presença de vários deputados estaduais (Só na Benção - PMDB, Saulo Moreira - PDT e Edson Martins - PMDB) e comunidades dos segmentos da cultura e do esporte, tomou posse como Superintendente o professor Rodnei Antônio Paes.
A solenidade foi aberta, com o cerimonial convidando o superintendente para proceder ao Termo de Compromisso: “Por minha honra e pela pátria, comprometo-me solenemente exercer com retidão e equidade os deveres inerentes ao cargo para o qual fui nomeado, empenhando-me no cabal cumprimento de todos os preceitos constitucionais a bem do estado de Rondônia e dos meus concidadãos”.
Os aplausos ainda ecoavam, quando Rodnei começou seu discurso de posse. “Deus tem me dado muito mais do que eu mereço. Estar hoje fazendo parte do governo Confúcio Moura governador que tenho acreditado desde o primeiro mandato e o apoiei novamente por ter acreditado que todo projeto que iniciou nos quatro anos, não poderiam ser interrompido. E agora receber esse convite e poder estar aqui somando com a sua equipe é um privilégio, um desafio grande” Iniciou Rodnei prosseguindo: “Sabemos que o esporte e a cultura às vezes não são entendidos por alguns gestores, da maneira que deveria ser, tanto, que falando com os técnicos da Secel ontem, disse, o dinheiro que se coloca no esporte a na cultura não pode se entender como despesa e sim como investimento. Não vim para ensinar ninguém, vim para somar, sou um agente político hoje que estava vereador e venho pra cá com a experiência de vida com a vontade de trabalhar. Tem muita coisa por fazer, mas, acredito que com o apoio do governador Confúcio Moura, com o apoio do Emerson Castro da Fátima Gavioli e com o apoio de todos, vamos conseguir fazer um trabalho bom. Estou muito feliz em fazer parte do grupo do governador Confúcio Moura” finalizou o superintendente.
O deputado Saulo Moreira (PDT) se pronunciou da seguinte maneira: “Assumir a Secel é um grande desafio, porque, mesmo o governo com toda sua boa intenção sua vontade de trabalhar, a Secel não conseguiu produzir aquilo que o estado esperava nos primeiros quatro anos de governo, essa é a sua missão amigo Rodnei, fazer a Secel funcionar”.
O secretário Chefe da Casa Civil Emerson Castro no ato representando o governador Confúcio Moura proferiu o seguinte discurso: “Particularmente tenho um carinho muito grande pela pasta da cultura, do esporte e do lazer, pois é a que lida diretamente com a juventude. Por isso Rodnei complementada a sua vivencia política, sua história, sua formação, tenho certeza que vamos viver um momento novo na Secel” e finalizou: “Cultura fortalecida, esporte fortalecido, as boas práticas no dia-a-dia das famílias rondonienses cada vez mais ampliadas, vão fazer com que nosso estado seja mais salubre de se viver, seja mais feliz, seja mais encantador alem do que já é. Seja bem vindo superintendente”.
Texto – Silvio M. Santos
Fotos – Marcos Freire
DECOM – Governo do Estado de Rondônia
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando