Quinta-feira, 13 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

ABRAFI reúne dirigentes de Faculdades Privadas



Porto Velho sedia no dia 25 deste mês o I Encontro Estadual da ABRAFI (Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades Isoladas e Integradas) que contará com a participação de representantes de faculdades privadas dos estados de Rondônia e do Acre, com a proposta de discutir e definir estratégias para o fortalecimento dessas Instituições de Ensino Superior nos dois estados, principalmente quanto ao relacionamento com o Ministério da Educação. As atividades serão desenvolvidas a partir das 8h no auditório da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil. Fundamental para a integração das faculdades privadas rondonienses e acreanas, o Encontro contará com a presença de dirigentes da ABRAFI e de representantes do MEC.

O presidente da ABRAFI, Professor Jorge de Jesus Bernardo, fará a abertura do Encontro, que ainda terá palestras sobre “As Políticas de Avaliação da Educação Superior e os Processos de Gestão Acadêmica e Institucional”, que será ministrada pela Professora Cláudia Maffini Griboski, Diretora de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação; “Supervisão e Regulação da Educação Superior”, com o Professor Luís Cláudio Costa, Secretário de Educação Superior (SESU), do Ministério da Educação; e “Prouni e Fies”, coordenada pela Doutora Paula Branco de Mello, Diretora de Políticas e Programas de Graduação da Secretaria de Educação Superior do MEC.

A ABRAFI

A ABRAFI atua na defesa dos interesses das Faculdades Isoladas, Integradas e dos Institutos Superiores, tendo em vista que até pouco tempo encontravam-se em desvantagem e sem defesa legítima junto aos órgãos do poder público, responsáveis pelo segmento. Além disso, a ABRAFI busca o entrosamento entre as Faculdades Isoladas e Integradas para que, juntas, possam enfrentar e superar as dificuldades enfrentadas. A ABRAFI tem como proposta integrar as Instituições de Ensino Superior em nível nacional, visando conhecer os problemas e buscando soluções pertinentes à realidade em que estão inseridas. Além disso, representa o canal permanente das IES com o Ministério da Educação, apresentando caminhos e alternativas para o fortalecimento do setor.

Fonte: Chagas Pereira (Registro Profissional 165 – DRT/RO)
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 13 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Suspense psicológico e terror sobrenatural marcam a estreia de  “MUCURA” em Rondônia

Suspense psicológico e terror sobrenatural marcam a estreia de “MUCURA” em Rondônia

No último dia 05 de março de 2025, o Produtor Executivo, Artur Nestor anunciou o encerramento das gravações do mais novo curta-metragem “MUCURA”, qu

Projeto da ACEMDA de combate ao racismo e promoção da igualdade racial é contemplado em edital nacional

Projeto da ACEMDA de combate ao racismo e promoção da igualdade racial é contemplado em edital nacional

O projeto "Raízes Amazônicas: combatendo o racismo e valorizando a cultura afro-brasileira", da Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Dese

Programação dos desfiles carnavalescos continua neste final de semana em Porto Velho

Programação dos desfiles carnavalescos continua neste final de semana em Porto Velho

A folia segue viva em Porto Velho com os desfiles dos últimos blocos carnavalescos, que acontecem neste fim de semana pós-carnaval. A Prefeitura da ca

Fórum Internacional de Literatura de Aracaju: uma celebração da palavra e da cultura

Fórum Internacional de Literatura de Aracaju: uma celebração da palavra e da cultura

Nos dias 8, 9 e 10 de março, a cidade de Aracaju será palco de um evento literário sem precedentes: o Forum Internacional de Literatura de Aracaju.

Gente de Opinião Quinta-feira, 13 de março de 2025 | Porto Velho (RO)