Quinta-feira, 13 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Adunir aprova paralisação de atividades no campus da Unir



A assembléia geral da Associação dos Docentes da Fundação Universidade Federal de Rondônia – Adunir deliberou esta semana, a paralisação das atividades acadêmicas no próximo dia 22 de março de 2011, diante das precárias condições estruturais e operacionais do campus da Unir em Porto Velho. A medida conta com o apoio dos técnicos administrativos e estudantes da instituição.

Durante a assembléia foram relados os problemas vivenciados por alunos, professores e técnicos administrativos da Unir, diante da precariedade da estrutura física do campus. Além disso, foram apontados problemas como o acúmulo de lixo, falta de internet, inúmeras obras inacabadas de departamentos e laboratórios, precariedade dos banheiros, equipamentos jogados pelos corredores, e até o aparecimento de cobras e ratos.

Com a aprovação do indicativo de greve, o movimento em favor da melhoria das condições de trabalho da Unir, realizará a paralisação no dia 22 de março no campus de Porto Velho.

Declarou a presidente da Adunir, professora Walterlina Brasil, da necessidade da entidade expressar para sociedade rondoniense e nacional, que os trabalhadores e discentes da Unir não aprovam o estado de coisas a que chegou a universidade, especialmente com as ações que conduziram ao caos as universidades na política de expansão, associados a conhecidas e desastrosas decisões quanto à gestão destas políticas no interior destas instituições.

Também durante a assembléia da Adunir aconteceram contestações com relação à fórmula de vestibular adotada recentemente pela Unir. Os docentes entenderam que este processo como abusivo, além de ofender a autonomia didática da universidade uma vez que ocasionou uma reserva de vagas para cursos que sequer sabem se existirão ou continuarão ofertados a cada vestibular.

Já com relação à agenda da Adunir, no período de 16 a 18 de março de 2011, a diretoria da entidade irá manter visitas aos campi, permitindo desta forma, maior adequação na mobilização destas unidades, com as agendas especificas da entidade.

Fonte: Paulo Ayres / Adunir
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 13 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Suspense psicológico e terror sobrenatural marcam a estreia de  “MUCURA” em Rondônia

Suspense psicológico e terror sobrenatural marcam a estreia de “MUCURA” em Rondônia

No último dia 05 de março de 2025, o Produtor Executivo, Artur Nestor anunciou o encerramento das gravações do mais novo curta-metragem “MUCURA”, qu

Projeto da ACEMDA de combate ao racismo e promoção da igualdade racial é contemplado em edital nacional

Projeto da ACEMDA de combate ao racismo e promoção da igualdade racial é contemplado em edital nacional

O projeto "Raízes Amazônicas: combatendo o racismo e valorizando a cultura afro-brasileira", da Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Dese

Programação dos desfiles carnavalescos continua neste final de semana em Porto Velho

Programação dos desfiles carnavalescos continua neste final de semana em Porto Velho

A folia segue viva em Porto Velho com os desfiles dos últimos blocos carnavalescos, que acontecem neste fim de semana pós-carnaval. A Prefeitura da ca

Fórum Internacional de Literatura de Aracaju: uma celebração da palavra e da cultura

Fórum Internacional de Literatura de Aracaju: uma celebração da palavra e da cultura

Nos dias 8, 9 e 10 de março, a cidade de Aracaju será palco de um evento literário sem precedentes: o Forum Internacional de Literatura de Aracaju.

Gente de Opinião Quinta-feira, 13 de março de 2025 | Porto Velho (RO)