Sexta-feira, 21 de janeiro de 2011 - 16h34
A diretoria da Associação dos Docentes da Fundação Universidade Federal de Rondônia – Adunir esteve na manhã desta sexta-feira (21.01.2011), reunida com o reitor da Unir, professor José Januário de Oliveira Amaral, quando voltou a reivindicar melhorias das condições de trabalho dos professores em todos os campis da instituição, e ainda, apresentou um novo documento solicitando mudanças de critérios na composição da comissão de avaliação, visando à progressão funcional dos associados perante a universidade.
A falta de espaços físicos adequados para o descanso e encontros de trabalho para os professores, em todos os campis da Unir, foi destacada pela presidente da Adunir, ao solicitar medidas administrativas urgentes para resolver esta antiga reivindicação. Na audiência na reitoria da Unir, a presidente da Adunir, professora Walterlina Brasil, destacou a situação de abandono dos campis, principalmente no que diz respeito ao suporte de apoio necessário aos professores.
Através de ofício a professora Walterlina Brasil solicitou urgentes providências do reitor da Unir, no tocante a adoção de medias que assegurem em todos os campis, onde não haja instalação, a instituição de uma sala destinada aos professores, onde os mesmos possam obter espaços para descanso e encontros de trabalho. A professora disse ao reitor que esta sala reivindicada pela Adunir, não poderá ser utilizada para depósito, almoxarifado ou escritório de apoio de prestadores de serviços a Unir.
Na pauta de reivindicações apresentadas na reitoria, constou ainda, a solicitação de constituição de uma comissão de estudos, visando à criação de espaço de convivência para os trabalhadores da Unir, com restaurante, sala de descanso, computadores, televisão, etc. Ela defendeu na ocasião, a participação do Sintunir no tocante a elaboração desta proposta.
AVALIAÇÃO
Como medida preventiva, visando à prática de eventuais casos de assédio moral em ambiente de trabalho, a presidente da Adunir, professora Walterlina Brasil também entregou ofício ao reitor José Januário, reivindicando mudanças na resolução 065/2008 que trata da regulamentação da avaliação do estágio probatório perante a Universidade Federal de Rondônia.
As alterações propostas foram às seguintes: “1- Fica vedada para avaliação docente a indicação, presença ou permanência dos chefes imediatos, nas atividades e ou composição da Comissão de Avaliação, podendo, para o cumprimento do caput ser requeridos docentes de outros departamentos ou núcleo; 2- Ao avaliado fica facultado apresentar solicitação de impedimento a qualquer membro da comissão, uma única vez, também como requisito ao cumprimento do parágrafo 2º, desta resolução.”
O reitor José Januário se manifestou favorável a proposta da Adunir, e destacou que existem inclusive cobranças do Tribunal de Contas da União, no tocante a este aspecto.
A presidente da Adunir cobrou da reitoria da Unir, informações quanto aos encaminhamentos e resultados do trabalho da comissão de que trata o Ato Decisório 069 de 31 de outubro de 2008, e que compôs a comissão para apresentar proposta de normatização de progressão funcional docente. “O interesse dos sindicalizados está na melhoria dos procedimentos quanto ao formato e critérios de progressão funcional”, declarou a professora Walterlina Brasil.
Fonte: Ascom/ADUNIR
Intercâmbio: AJEB RO promovendo escrita feminina em Cabedelo
A Secretaria Municipal de Cultura de Cabedelo (SECULT) reafirma seu compromisso com a promoção da cultura e do intercâmbio literário ao reunir colab
Mantendo o segredo em seu layout, a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) fará no próximo sábado (1º de fevereiro) uma grande ação promocional de venda de s
Banda do Vai Quem Quer prepara reabertura da sede e venda de abadás em Porto Velho
A alegria e a tradição do Carnaval de Porto Velho estão garantidas! A Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), o maior bloco de carnaval da região Norte, inic
Calendário Oficial do Carnaval 2025 é divulgado pela Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural do Município de Porto Velho (Funcultural), divulgou no diário oficial, na segunda-feira (20