Sexta-feira, 27 de maio de 2011 - 10h27
O Teatro Municipal Banzeiros volta a abrir suas portas para a produção artística de Porto Velho. Após um período de reforma, com a instalação de um novo sistema de som, o Banzeiros se prepara para reincrementar sua programação cultural a partir do segundo semestre. Inaugurado em abril de 2009, o espaço completou dois anos no mês passado. Com capacidade para abrigar um público de 227 pessoas, o Teatro Banzeiros é o maior de Rondônia. Projetado inicialmente para comportar um auditório, o Banzeiros acabou sendo ampliado ainda na planta para uma estrutura de palco.
O novo sistema de som, que vai permitir novamente as apresentações de teatro, foi inaugurado na semana passada, no seminário “Rondônia Contra a Corrupção”. Um novo equipamento de iluminação já está em processo de compra, e deve ser inaugurado em julho.
Bastante utilizado para palestras e seminários, como as reuniões sobre o Censo Escolar que estão ocorrendo nesta semana. Já foi possível estabelecer uma parceria com a Universidade de Brasília (UNB), que mantém ali dois cursos à distância, de Licenciaturas em Teatro e Artes Visuais. “Vamos ampliar essa parceria, e abrir novos cursos de Administração, Educação Física, Letras e Pedagogia”, revelou a coordenadora do Banzeiros, Jucira Almeida Carvalho. Além desses cursos, o Banzeiros também sedia o projeto Ponto de Cultura, iniciativa do grupo teatral Abstratos, que forma novos atores e atrizes em Porto Velho.
Na quinta feira já foi possível ter uma dimensão do que visitantes e demais moradores da capital de Rondônia podem esperar desta nova temporada do Banzeiros. Promovido pelo Banco da Amazônia, o projeto 5ª Cultural, aproveitou o palco do Banzeiros para o espetáculo “Memória da Carne”, do grupo Fiasco, composto por artistas da Capital. O ingresso foi dois quilos de alimentos não perecíveis.
A direção do Teatro vem negociando com a companhia teatral Fiasco a confirmação de uma temporada, com novas apresentações nos finais de semana, até julho. Segundo a coordenadora do Banzeiros, Jucira Almeida Carvalho, o grupo deve confirmar o contrato até a próxima semana.
Esta foi a segunda vez nesse ano que seu espaço abre portas para uma apresentação teatral.
A peça
Conforme o material de divulgação da peça, Memória da Carne é um diálogo entre dois personagens que travam discussões sobre onde são resgatadas suas memórias, levantando questionamentos como onde são guardadas e registradas as lembranças. “É um convite de carne para carne ao encontro com suas memórias ocorridas, perdidas e as construídas em tempo real”, explica o folder da peça.
O espetáculo é dirigido por Francis Madson e conta com a participação dos atores Cláudio Zarco e Elí Moreno. Memórias da Carne foi bastante aplaudido durante o Festival Amazônia Encena na Rua, ocorrido no teatro Instalação, em Manaus, no mês passado. Totalmente rondoniense, o grupo também mostrou esse trabalho na mostra "Alternativão", do Festival Breves Cenas, também em Manaus, reunindo companhias de todo o País.
Fonte: Róbinson Gambôa
Foto: Divulgação
14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa amanhã, terça-feira (26)
Com o tema "Viver com Dignidade é Direito Humano", a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa em Porto Velho na terça-feira, dia 26 de novembro,
X Festival Unir Arte e Cultura acontece de 25 a 30 de novembro, em Porto Velho e Cacoal
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga a programação completa (clique aqui) da décima edição do Festival UNIR Arte e Cultura, que ocorrer
Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som
O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve
Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações
O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa