Sexta-feira, 8 de abril de 2011 - 16h41
O governo estadual deu início ao processo de escolha do livro didático para o próximo ano, com a participação de todas as escolas da rede públicas que atendem ao ensino médio regular e estejam cadastradas no censo escolar 2010. A iniciativa faz parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que é o mais antigo dos programas voltados à distribuição de obras didáticas aos estudantes da rede pública.
A escolha das obras será realizada pelos professores pertencentes ao quadro de funcionários da escola e de acordo com a área de atuação de cada um. A análise das obras já pode ser realizada pelas escolas no site www.fnde.gov.br. O guia do livro didático 2012 traz o resumo das obras selecionadas pelo Ministério da Educação (MEC) que deve servir como base para a escolha do professor.
Além da disponibilidade na internet, os guias serão entregues às escolas pelos correios durante todo mês de abril. Os livros escolhidos são para uso dos alunos do ensino médio regular no triênio 2012, 2013,2014. No mês de abril o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) enviará, também, através dos correios a carta-amarela contendo login e senha de acesso ao sistema de escolha.
O período para registro da escolha na internet é de 23 de maio a 12 de junho de 2011, no portal www.fnde.gov.br na seção destaques, no link escolha PNDL 2012. A atividade acontece simultaneamente em todas as escolas públicas que atendem ao ensino médio regular. “Com o guia do programa nacional do livro didático 2012 em mãos, os professores e diretores podem conhecer os livros e debater quais são os títulos mais adequados a sua proposta pedagógica” – explicou a técnica da Seduc, Sandra Feitoza.
O secretário de Estado da Educação, Jorge Elarrat, disse que o registro da escolha será exclusivo pela internet. “A escolha do livro didático para o ensino médio é um momento importante para que o professor, através das análises, estudos e debates com os colegas, possa identificar nos textos das resenhas das obras, indicativos que se coadunem com os objetivos definidos pela unidade de ensino visando estabelecer uma aproximação o mais efetiva possível entre o livro didático e o projeto político-pedagógico da escola”, explicou.
O livro escolhido só poderá ser substituído por outro título no próximo processo do PNDL daqui a três anos. “Não façam escolhas puramente individuais ou irrefletidas; isso pode dificultar e até impedir o trabalho da equipe. Discutam exaustivamente, decidam em equipe”, aconselhou Elarrat.
Novidades
Na edição atual do PNDL 2012 será distribuída além dos livros didáticos dos componentes curriculares de língua portuguesa, matemática, história, geografia, biologia, física e química, as escolas receberão também os componentes curriculares de língua estrangeira moderna (inglês e espanhol), sociologia e filosofia. De acordo com a resolução nº 60 de 20 de novembro de 2009/FNDE/MEC, os livros didáticos de língua estrangeira moderna serão seriados e consumíveis e os de sociologia e filosofia serão em volume único e consumíveis. “Livros consumíveis, são aqueles que são repostos todos os anos, não havendo necessidade de devolução no final do ano letivo”, explicou Sandra Feitoza.
Fonte: Decom
14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa amanhã, terça-feira (26)
Com o tema "Viver com Dignidade é Direito Humano", a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa em Porto Velho na terça-feira, dia 26 de novembro,
X Festival Unir Arte e Cultura acontece de 25 a 30 de novembro, em Porto Velho e Cacoal
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga a programação completa (clique aqui) da décima edição do Festival UNIR Arte e Cultura, que ocorrer
Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som
O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve
Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações
O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa