Quarta-feira, 12 de maio de 2010 - 12h34
O Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero) apontou o Sistema Único de Saúde (SUS), o plano de cargos e salários para os médicos e a preocupação com a qualidade do ensino médico como prioridades a serem discutidas durante o Encontro Nacional de Entidades Médicas (ENEM) que acontece em julho em Brasília-DF.
As pautas foram definidas neste final de semana, durante o Fórum Estadual Pré-Enem, realizado no auditório do Cremero, em Porto Velho. No evento, estiveram reunidos representantes das entidades médicos, residentes, diretores de hospitais públicos e privados, sociedades de especialidades, Simero (Sindicato Médico de Rondônia), AMR (Associação Médica de Rondônia) e acadêmicos de medicina.
Além de apontar falhas e pontos positivos do SUS, os participantes fizeram uma ampla reflexão sobre o ensino de medicina no Estado, destacando o aumento no número de escolas e a qualidade dos cursos.
Na abertura do evento, na noite da última sexta-feira (07), os médicos Edson de Oliveira Andrade e Wirlande da Luz ministraram palestra sobre os temas relacionados na pauta.
Edson Andrade apontou as falhas nos cursos de medicina e fez um alerta para a falta de algumas especialidades. Segundo ele, a maioria dos residentes, hoje, opta por dermatologia devido o maior apelo monetário. “Por outro lado, faltam pediatras, neurocirurgiões e nefrologistas. Isso acontece porque a dermatologia tem um forte apelo econômico”, explica.
Wirlande da Luz, que palestrou sobre o financiamento e administração em saúde pública – mercado de trabalho e remuneração, fez duras críticas a Câmara Federal que, apesar de ter muitos projetos de leis que favorecem a atividade médica, não legisla a favor do profissional. “Os projetos começam a tramitar, mas, quando atingem as grandes corporações ou grupos estratégicos, emperram e acabam engavetados”, explica.
Evento colhe sugestões
A presidente do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), Inês Motta, destacou a importância do Fórum Estadual Pré-Enem, realizado nesse fim de semana no auditório do Cremero, em Porto Velho, lembrando que o evento concentra o pensamento das entidades médicas do Estado.
Debatendo questões como a formação do médico, medicina suplementar e plano de cargos e salários, o evento reuniu sugestões que serão apresentadas, no encontro Nacional das entidades Médicos, marcado para o mês de julho, em Brasília.
Para a presidente do Cremero, o problema da má administração dos recursos público deve ser amplamente discutido. “Vamos brigar junto a classe política para que o recurso da saúde seja usado integralmente na saúde e não fatiado, como acontece hoje”.
Fonte: Ascom/Cremero
Intercâmbio: AJEB RO promovendo escrita feminina em Cabedelo
A Secretaria Municipal de Cultura de Cabedelo (SECULT) reafirma seu compromisso com a promoção da cultura e do intercâmbio literário ao reunir colab
Mantendo o segredo em seu layout, a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) fará no próximo sábado (1º de fevereiro) uma grande ação promocional de venda de s
Banda do Vai Quem Quer prepara reabertura da sede e venda de abadás em Porto Velho
A alegria e a tradição do Carnaval de Porto Velho estão garantidas! A Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), o maior bloco de carnaval da região Norte, inic
Calendário Oficial do Carnaval 2025 é divulgado pela Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural do Município de Porto Velho (Funcultural), divulgou no diário oficial, na segunda-feira (20