Quarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Festa do Armário no Mercado Cultural



A escola de samba Acadêmicos do Armário Grande elege na tarde deste domingo (9), no Mercado Cultural, o samba que vai ser cantado em seu desfile no carnaval deste ano. O tema é de autoria do historiador e carnavalesco várias vezes campeão professor Marco Teixeira. Numa certa noite o historiador cansado, adormeceu em sua biblioteca e tocado pelo deus do sono Morfeu foi visitado pela deusa Ningal, dona dos sonhos que o levou em uma aventura onírica, que ele chamou de “O sonho do historiador Marco Teixeira, o cara que contava histórias”. Ningal conhecida do historiador através da mitologia mesopotâmica, toma posse de sua mente e o induz  ao sono e o faz sonhar. Seu sonho é pura felicidade, ele está na terra de Cocanha, o país da felicidade eterna, onde todos vivem em plena harmonia e em meio aos prazeres. Ele sonha que Rondônia é essa nova Cocanha. Essa é a Yvi Marã Ei a terra sem males que os índios sonharam em 1500 e foram perseguidos por desejarem esse lugar ideal.

Daí prá frente, Marco Teixeira divaga pelos mais diversos caminhos da imaginação, colocando num só ambiente, os migrantes e imigrantes que participaram das várias fazes da formação do hoje estado de Rondônia. Seringueiros, ribeirinhos se misturam com cassacos da Madeira Mamoré e com os barrageiros que vieram trabalhar na construção das usinas do Madeira. Tudo pode no sonho do historiador, as religiões são exercidas sem nenhum preconceito. O sonho do historiador foi um sonho libertário, onde gays, lésbicas e transgênicos não eram mais vítimas do preconceito e tinham seus direitos reconhecidos.

É um sonho, onde índios, meninos de rua e mulheres são respeitados. O sonho do historiador é colorido como sua própria existência, vivida pelas praias do Madeira e do Guaporé.

Assim os compositores José Luiz Machado de Assis popularmente conhecido como Torrado; João Carlos Alves o Carlinhos Maracanã e Silvio M. Santos vão tentar convencer os jurados, de que suas letras e melodias se aproximam ao máximo do sonho do “Cara Que Contava Histórias”.
 

Serviço:

O Que – Escolha do samba Enredo da Escola Armário Grande

Local: - Mercado Cultural

Quando: - Domingo dia 9

Horário:- 14h00 (duas horas da tarde).

Animação: Trupe da Bateria da escola comanda pelo Mestre Hudson Pajé
 

 Gente de Opinião

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com  
 
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Suspense psicológico e terror sobrenatural marcam a estreia de  “MUCURA” em Rondônia

Suspense psicológico e terror sobrenatural marcam a estreia de “MUCURA” em Rondônia

No último dia 05 de março de 2025, o Produtor Executivo, Artur Nestor anunciou o encerramento das gravações do mais novo curta-metragem “MUCURA”, qu

Projeto da ACEMDA de combate ao racismo e promoção da igualdade racial é contemplado em edital nacional

Projeto da ACEMDA de combate ao racismo e promoção da igualdade racial é contemplado em edital nacional

O projeto "Raízes Amazônicas: combatendo o racismo e valorizando a cultura afro-brasileira", da Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Dese

Programação dos desfiles carnavalescos continua neste final de semana em Porto Velho

Programação dos desfiles carnavalescos continua neste final de semana em Porto Velho

A folia segue viva em Porto Velho com os desfiles dos últimos blocos carnavalescos, que acontecem neste fim de semana pós-carnaval. A Prefeitura da ca

Fórum Internacional de Literatura de Aracaju: uma celebração da palavra e da cultura

Fórum Internacional de Literatura de Aracaju: uma celebração da palavra e da cultura

Nos dias 8, 9 e 10 de março, a cidade de Aracaju será palco de um evento literário sem precedentes: o Forum Internacional de Literatura de Aracaju.

Gente de Opinião Quarta-feira, 12 de março de 2025 | Porto Velho (RO)