Quinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

Festival Duelo na Fronteira inicia com atrações culturais e musicais em Guajará-Mirim


Na abertura do evento, o público foi recebido com a apresentação dos Curumins do Flor do Campo - Gente de Opinião
Na abertura do evento, o público foi recebido com a apresentação dos Curumins do Flor do Campo

O festival Duelo na Fronteira teve início na sexta-feira (15), em Guajará-Mirim, conhecida como Pérola do Mamoré. O evento, realizado pelo governo de Rondônia, celebra a tradição do boi-bumbá e atrai anualmente, moradores e turistas para prestigiarem uma das principais manifestações culturais do estado. Organizado pela Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), o festival reúne apresentações culturais e shows musicais. A programação segue até domingo (17), com entrada gratuita.

Na abertura, o público foi recebido com a apresentação dos Curumins do Flor do Campo, encantando a plateia com o talento das crianças. O ponto alto do evento será neste sábado (16), às 20h, com o tradicional duelo entre os bois-bumbás Malhadinho e Flor do Campo, uma das maiores expressões do folclore rondoniense.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância do evento para o estado e à cidade sede do evento. “O Duelo na Fronteira é um patrimônio cultural do estado e reflete a força do povo de Guajará-Mirim. Através da realização do evento, o governo valoriza a identidade cultural da região, além de movimentar a economia e atrair visitantes de várias localidades do Brasil.”

Evento valoriza a tradição e cultura regional - Gente de Opinião
Evento valoriza a tradição e cultura regional

O secretário da Sejucel, Júnior Lopes, enfatizou o impacto do festival para o município. “Guajará-Mirim vive intensamente a cultura durante o Duelo na Fronteira. O festival promove tradição, união e talento, fortalecendo as raízes e impulsionando o turismo cultural no estado.”

A programação do Duelo na Fronteira continua neste sábado, com o esperado confronto dos bois-bumbás e atrações musicais. O festival é uma oportunidade para o público vivenciar a cultura de Rondônia, em um evento que valoriza a tradição e promove integração.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

'Concerto de Quintal' estreia com sessão gratuita e foco na acessibilidade do público

'Concerto de Quintal' estreia com sessão gratuita e foco na acessibilidade do público

O documentário Concerto de Quintal estreia no próximo dia 16 de abril, quarta-feira, em sessão especial aberta ao público no Mercado Cultural de Port

Lançamento do  Documentário “Festival Cultural de Nazaré, um guardião da cultura ribeirinha”

Lançamento do Documentário “Festival Cultural de Nazaré, um guardião da cultura ribeirinha”

Um marco para a comunidade ribeirinha de Nazaré está prestes a ser lançado: o documentário Festival Cultural de Nazaré, um guardião da cultura ribei

Rondofest leva música erudita ao encontro do povo

Rondofest leva música erudita ao encontro do povo

Favorecer o contato do povo rondoniense com os grandes compositores eruditos de todas as épocas estilos. É com esse propósito que o Festival Rondôni

Vídeo documentário sobre a arte do grafite é lançado em Vilhena

Vídeo documentário sobre a arte do grafite é lançado em Vilhena

O curta-metragem “Expressões Urbanas: O Grafite de Vilhena” foi lançado na cidade de Vilhena (RO). A exibição aconteceu na escola pública estadual P

Gente de Opinião Quinta-feira, 10 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)