Quarta-feira, 5 de janeiro de 2011 - 18h52
A secretaria municipal de Educação (Semed), através da divisão de Ensino Fundamental, tem desenvolvido um conjunto de ações de incentivo à leitura e a produção textual durante o ano letivo nas Escolas da rede municipal de ensino. Segundo Anelisa Veloso de Souza, chefe da Diefun, tais iniciativas promovem a elevação do nível de letramento. ”É justamente nas séries iniciais que esse estímulo deve acontecer. E a Semed tem realizado diversas atividades que reforçam esse incentivo, e já é possível conferir os resultados positivos com as médias do Ideb, que nos últimos anos têm superado a expectativa”, disse Anelisa.
Uma destas ações, segundo a chefe da Diefun é o programa de incentivo a leitura e a produção textual “Livro-Carta-Mural”, no qual os alunos são estimulados a criar suas próprias narrativas, com cenários, enredos e personagens e são expostos através de livros-cartas e murais. “O desenvolvimento do programa ‘Livro-Carta-Mural’, incentiva a leitura e a escrita e, acima de tudo, consegue envolver professores e alunos em torno de atividades lúdicas que promovem de forma efetiva o gosto pela leitura”, ressaltou.
Anelisa explica que foi possível constatar que 70% dos alunos do 3º e 4º anos das Escolas atendidas pelo programa apresentaram melhores rendimentos escolares na área de língua portuguesa. “Em relação aos alunos do 5º ano, que também são avaliados pela Prova Brasil, foi possível constatar que das Escolas avaliadas e atendidas pelo programa 50% delas conseguiram elevar o índice do Ideb”, destacou.
O programa vem sendo desenvolvido desde 2009 e tem a finalidade de transformar o ato de ler e escrever uma atividade cotidiana, corriqueira e prazerosa, entre os alunos. Participam as Escolas: Nacional, São Pedro, Padre Chiquinho, Darcy Ribeiro, Vicente Rondon, São Miguel, Antônio Augusto e Jerusalém da Amazônia, estas duas últimas, rurais. São atendidos 2.600 alunos. “O programa consiste em estimular à leitura e produção textual do modo mais espontâneo possível, utilizando-se de recursos paradidáticos como o livro-carta e o mural, e promover a interação entre Escola, pais e alunos em torno da leitura e produção textual, em caráter permanente. Na maioria das vezes as crianças compartilham com seus pais ou pedem auxilio dos mesmos para iniciar suas histórias, o que proporcionam maior integração com a família” reforçou.
Segundo ela, desde que foi implantando o programa tem avançado e se tornado referência em atividades efetivas de leitura e escrita no cotidiano escolar. “Em 2009 participavam cinco Escolas e hoje ampliamos para oito devido ao resultado positivo. Vimos crianças mais interessadas e com criatividade mais aguçada. E em 2011 queremos estender para outras unidades”, disse Anelisa.
Fonte: Meiry Santos
Intercâmbio: AJEB RO promovendo escrita feminina em Cabedelo
A Secretaria Municipal de Cultura de Cabedelo (SECULT) reafirma seu compromisso com a promoção da cultura e do intercâmbio literário ao reunir colab
Mantendo o segredo em seu layout, a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) fará no próximo sábado (1º de fevereiro) uma grande ação promocional de venda de s
Banda do Vai Quem Quer prepara reabertura da sede e venda de abadás em Porto Velho
A alegria e a tradição do Carnaval de Porto Velho estão garantidas! A Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), o maior bloco de carnaval da região Norte, inic
Calendário Oficial do Carnaval 2025 é divulgado pela Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural do Município de Porto Velho (Funcultural), divulgou no diário oficial, na segunda-feira (20