Sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011 - 16h01
Melhorar a qualidade do ensino da rede pública municipal e avaliar as necessidades e as demandas da gestão escolar em Porto Velho é o objetivo do Instituto Camargo Corrêa através da implantação do Programa Escola Ideal. Na quinta-feira, 10, foi realizada uma oficina que compreende a segunda fase de estruturação do programa na Capital. O programa acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Educação – SEMED de Porto Velho que acompanha a realização dos projetos e trabalho com as escolas.
De acordo com o coordenador do Programa Escola Ideal, Otoniel Niccoli, o primeiro passo é a realização de um diagnóstico feito por meio de um questionário respondido por gestores escolares, professores e pais de alunos, aplicado nas unidades de ensino participantes. “A ferramenta de avaliação e planejamento mapeia seis dimensões da escola: Profissionais da educação, Condições de ensino, Políticas e práticas pedagógicas, Desempenho escolar, Ambiente educativo e Gestão escolar”, explicou.
Niccoli destacou que nesta segunda fase o resultado dos questionários aplicados é avaliado pelos gestores das escolas publicas do município, contempladas pelo programa, através de oficina. “Com base nos dados compilados, os gestores elegem as ações prioritárias a serem implantadas na rede de ensino e contribuem na elaboração de projetos para suprir estas demandas e potencializar o que as escolas já possuem de bom”, frisou.
Para Raimunda Gomes de Brito, gestora escolar da unidade de ensino Odília Pereira de Oliveira, o programa amplia a visão dos profissionais quanto às necessidades diárias das práticas e políticas pedagógicas. “Durante a oficina percebi que é necessário esta integração entre os gestores escolares. Juntos, podemos refletir e compreender que as ações na área da educação são mais complexas que imaginamos”, afirmou.
Em abril começa a execução dos projetos nas escolas. Niccoli explicou que no diagnóstico das escolas da Capital a maior necessidade percebida pelos profissionais é quanto às políticas e práticas pedagógicas, que estudam o projeto pedagógico da escola e de professores. Em Porto Velho foram avaliadas 10 unidades de ensino.
O Programa escola Ideal já contemplou 240 escolas com a aplicação de questionários desenvolvidos por especialistas na área de educação. Em Rondônia, além da Capital o programa também contempla o município de Guajará Mirim, onde 22 escolas foram avaliadas.
Sobre o Programa
O Instituto Camargo Corrêa lançou oficialmente o programa Escola Ideal em março de 2008. O foco da iniciativa é contribuir para a melhoria da qualidade da educação na escola pública de Ensino Fundamental onde estão presentes unidades de negócios do Grupo Camargo Corrêa. O programa pretende garantir que todas as crianças e adolescentes gostem, freqüentem e de fato aprendam nas instituições de ensino.
O programa Escola Ideal é desenvolvido nos estados de Pernambuco, Paraíba, São Paulo, Paraná e Rondônia. A previsão é que em 2011 mais cinco estados sejam contemplados.
Fonte: Comunica
14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa amanhã, terça-feira (26)
Com o tema "Viver com Dignidade é Direito Humano", a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa em Porto Velho na terça-feira, dia 26 de novembro,
X Festival Unir Arte e Cultura acontece de 25 a 30 de novembro, em Porto Velho e Cacoal
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga a programação completa (clique aqui) da décima edição do Festival UNIR Arte e Cultura, que ocorrer
Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som
O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve
Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações
O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa