Sexta-feira, 1 de julho de 2011 - 14h32
Estudantes da Escola Municipal Senador Darcy Ribeiro, no bairro Esperança da Comunidade, zona Leste de Porto Velho, que fazem aula de Judô, participaram de uma solenidade de troca de faixas, na tarde desta quinta feira (30). Presentes ao evento também estavam alunos da Escola Municipal Flor do Piquiá, no bairro Lagoinha, mesmo setor da cidade. Eles fazem parte do projeto Integrando Saberes, realizado pela prefeitura em parceria com o Governo Federal.
O diretor da escola Darcy Ribeiro, Wilson Barbosa, explicou que 80 alunos com idades entre sete e 12 anos estão inseridos no projeto, entre estes, um casal de portadores de necessidades especiais. Segundo o diretor, a troca de faixas (da branca para cinza e azul) significa que os estudantes evoluíram. “Os treinamentos são ministrados nos horários em que as crianças estão fora da sala de aula, com objetivo de não deixá-las ociosas”, afirma.
Ainda de acordo com o Barbosa, o Judô é um suporte a mais na educação dos alunos, que também participam de palestras sobre disciplina, comportamento e relações interpessoais. “O comportamento deles mudou e as notas melhoraram. Além disso, é importante destacar que o esporte tira o aluno da violência e das drogas”, acrescentou.
O professor de Judô da Escola Darcy Ribeiro, Hermes Gomes, disse que vale a pena trabalhar com as crianças. “Isso significa inserir, resgatar, trazer a comunidade (os pais) para dentro da escola e acompanhar de perto o desenvolvimento dos filhos. Estando na escola, a criança não vai para a rua e não corre o risco de cair na marginalidade”, observou.
A diretora do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Gláucia Negreiros, que representou a secretária Maria de Fátima Ferreira, destacou que a administração do prefeito Roberto Sobrinho se preocupa com o desenvolvimento integral dos alunos, evitando o estado de vulnerabilidade social. “O esporte ajuda nas relações afetivas, trabalha o emocional da criança e auxilia no seu aprendizado”, completou.
Elogios
O motorista Francisco da Silva dos Santos, pai de um dos alunos da Escola Darcy Ribeiro, afirmou que essa é uma ótima iniciativa. Depois que começou a praticar o esporte, seu filho mudou seu comportamento e não vive mais na rua como antes. “A escola está de parabéns e eu dou o maior apoio para o meu filho”, comentou.
Emily dos Santos, mãe de outro aluno da Escola Flor do Piquiá, declarou: “Estou muito contente pelo desenvolvimento dessas crianças. Desejo que todos sejam vitoriosos e cidadãos de bem”.
Depois do Hino Nacional, que marcou a abertura oficial da solenidade, Wilson Barbosa expressou o desejo de ver os alunos vitoriosos não somente como atletas. “Meu desejo é que todos sejam vitoriosos, subam ao pódio, principalmente no primeiro lugar do pódio da vida, como cidadãos de bem”.
Além da troca de faixas, as crianças receberam medalhas e foram homenageadas com música.
Fonte: Augusto José
14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa amanhã, terça-feira (26)
Com o tema "Viver com Dignidade é Direito Humano", a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa em Porto Velho na terça-feira, dia 26 de novembro,
X Festival Unir Arte e Cultura acontece de 25 a 30 de novembro, em Porto Velho e Cacoal
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga a programação completa (clique aqui) da décima edição do Festival UNIR Arte e Cultura, que ocorrer
Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som
O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve
Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações
O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa