Quarta-feira, 29 de junho de 2011 - 18h35
A qualidade do ensino superior de Direito, no Brasil, será avaliada por especialistas, advogados e estudantes, nestas quinta e sexta-feira, em Porto Velho, durante o I Fórum Regional de Educação Jurídica da Região Norte, que inicia às 19h de quinta, no auditório da Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil.
A OAB e o Ministério da Educação (MEC) discutirão a possibilidade de fiscalizar com mais rigor as faculdades em todo o País, o que, segundo o presidente da OAB de Rondônia, Hélio Vieira, deve resultar no fechamento de algumas instituições e, conseqüentemente, na redução de vagas.
De acordo com Vieira, no país existem quatro milhões de bacharéis em direito, destes, apenas 800 mil são advogados licenciados. “Em todo território nacional, temos 1.240 faculdades que oferecem o curso de Direito, o que representa três milhões de estudantes se preparando para o ingresso no mercado de trabalho, com cursos de baixa qualidade esses jovens certamente terão dificuldade de alcançar seus sonhos”, acentua.
Outro ponto destacado no Fórum será o Exame da OAB. “Muitos consideram uma fase desnecessária, mas catedráticos defendem o Exame de Ordem como uma eficiente ferramenta de fiscalização da qualidade do ensino Jurídico. Vale ressaltar que não é só o Brasil que utiliza esse método, na Inglaterra, por exemplo, o advogado faz exame para advogar na 1ª instancia e outro se quiser trabalhar em 2ª instancia, logo não é um obstáculo, mas um aferidor de qualidade”, completa.
O Fórum será aberto pelo presidente da OAB Nacional, Ophir Cavalcante, e terá Palestra Magna proferida pelo Doutor Honoris Causa em Direito pela Universidade de Estudos de Salerno (Itália), Damásio de Jesus.
A solenidade de abertura do evento contará ainda com a participação do presidente da Comissão Nacional de Educação Jurídica, Rodolfo Hans Geller.
Fonte: OAB-RO
14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa amanhã, terça-feira (26)
Com o tema "Viver com Dignidade é Direito Humano", a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa em Porto Velho na terça-feira, dia 26 de novembro,
X Festival Unir Arte e Cultura acontece de 25 a 30 de novembro, em Porto Velho e Cacoal
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga a programação completa (clique aqui) da décima edição do Festival UNIR Arte e Cultura, que ocorrer
Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som
O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve
Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações
O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa