Quarta-feira, 16 de março de 2011 - 13h17
O secretário da SECEL (Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer), Francisco Leilson “Chicão”, esteve nesta quarta-feira pela manhã nos estúdios da Rede TV (canal 17) para participar do Programa Fique Ligado. O Programa que foi gravado e será exibido na próxima sexta-feira é apresentado pelo Deputado Estadual Euclides Maciel.
Euclides iniciou a entrevista falando sobre o Festival Folclórico Flor do Maracujá, o questionamento foi a definição de um novo espaço para a festa. Segundo Chicão o local ainda não foi definido, mas existem três possibilidades que estão sendo analisadas para identificar qual será a mais adequada para receber a estrutura do evento que já faz parte do calendário turístico e cultural do Estado.
Ainda na área da cultura Chicão destacou os projetos que já estão em andamento como a implantação da Pinacoteca que visa valorizar o patrimônio artístico do Estado, o Sistema Estadual de Cultura que vai abrir as portas para recursos federais e a reativação de museus públicos e do Memorial Governador Jorge Teixeira.
O secretário ressaltou também o trabalho feito pelas equipes da SECEL. “Agora estamos com uma equipe do esporte e outra da cultura viajando pelo Estado para fazer o diagnóstico de cada segmento, o que facilitará a identificação das atividades em cada município” informou.
Outro tema que ganhou destaque durante a entrevista foi a volta do JIR – Jogos Intermunicipais de Rondônia, que devem acontecer em novembro e visam possibilitar a continuidade dos trabalhos dos atletas mesmo após o JOER. “Temos que pensar inclusive nas Olimpíadas de 2014, no Brasil. Vamos buscar estrutura para que os atletas rondonienses tenham condições de participar das seletivas” afirmou Chicão.
O deputado que na bancada da Assembléia Legislativa, fez a indicação de um projeto de lei para o Programa Bolsa Atleta do Governo Federal, direcionado aos paraatletas, se colocou a disposição para auxiliar a secretaria no que fosse possível. Segundo Maciel, cultura e lazer são excelentes formas de retirar os jovens das ruas e dar um novo rumo as suas histórias.
O secretário finalizou reafirmando o comprometimento com os segmentos culturais e esportivos de Rondônia. “Vamos refundar o ordenamento legal da cultura e do esporte em todo Estado, dando a devida projeção para cada área” declarou Chicão.
Fonte: Emilli Souza
Banda do Vai Quem Quer abre sede e museu para o Carnaval de 2025
No último sábado, 1º, a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) deu o pontapé inicial para o Carnaval de 2025 com a reabertura de sua sede e museu. O evento,
Intercâmbio: AJEB RO promovendo escrita feminina em Cabedelo
A Secretaria Municipal de Cultura de Cabedelo (SECULT) reafirma seu compromisso com a promoção da cultura e do intercâmbio literário ao reunir colab
Mantendo o segredo em seu layout, a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) fará no próximo sábado (1º de fevereiro) uma grande ação promocional de venda de s
Banda do Vai Quem Quer prepara reabertura da sede e venda de abadás em Porto Velho
A alegria e a tradição do Carnaval de Porto Velho estão garantidas! A Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), o maior bloco de carnaval da região Norte, inic