Quarta-feira, 26 de janeiro de 2011 - 12h36
A direção do Sintero se reuniu na manhã desta quarta-feira (26/01) com o governador Confúcio Moura para discutir as primeiras medidas a serem adotadas pelo governo do Estado visando à valorização dos trabalhadores em educação e à melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas estaduais.
A presidente do Sintero, Claudir Mata, participou da reunião acompanhada dos diretores do Sintero Manoel Rodrigues (Secretário-geral), Rosana Reis (Secretária de Finanças), Nereu Klosinski (Assuntos Jurídicos) e Haroldo Félix (Diretor da Regional Norte), além do advogado Hélio Vieira e da vereadora Marilete Diniz (Guajará-Mirim).
O governador Confúcio Moura estava acompanhado do secretário de Estado da Educação Jorge Alberto Elarrat Canto e do Assessor Especial da Governadoria Professor Mário Jorge.
A direção do Sintero expôs ao governador a necessidade de se adotar algumas medidas urgentes constantes dos 15 itens do termo de compromisso firmado por Confúcio quando ainda era candidato e participou da Conferência dos Trabalhadores em educação.
Durante a reunião ficou decidido que uma das prioridades será a correção do enquadramento dos professores na Lei nº 420/2008 (Lei do Plano de Carreira) de acordo com a escolaridade e com o tempo de serviço.
Outra questão que entrou para o rol das prioridades será a lotação de 26 aulas para os professores que possuem contrato de 40 horas, obedecendo o que dispõe a Lei do Piso Salarial Profissional Nacional.
A direção do Sintero também cobrou o pagamento de precatórios atrasados e a elaboração de um plano de recomposição salarial dos trabalhadores em educação com aumentos gradativos.
Além da implantação da Gestão Democrática nas escolas, que já está sendo discutida com a Seduc, os demais itens do termo de compromisso serão, aos poucos, tratados entre o Sintero e o governo.
O governador determinou ao secretário Jorge Elarrat e ao Assessor Especial Mário Jorge que adotem as medidas necessárias e encaminhem soluções para os pleitos apresentados pelo Sintero.
Confúcio pediu o apoio do Sintero para reformular o ensino rural, melhorar a qualidade do ensino médio e concordou que a Lei do Plano de Carreira dos trabalhadores em educação precisa ser aperfeiçoada, o que poderá acontecer a partir do retorno das atividades da Assembleia Legislativa.
As reuniões continuam, agora, entre a direção do Sintero e os técnicos do governo para encaminhas as soluções de consenso. Todo o resultado dessas reuniões será repassado aos trabalhadores em educação na primeira assembléia geral de 2011 a ser convocada pelo Sintero para o início de fevereiro.
Mais uma vez a presidente do Sintero destacou a importância do diálogo e do entendimento entre os representantes dos trabalhadores em educação e o governo do Estado. “Está provado que quando há diálogo, os problemas podem ser resolvidos mais facilmente. Temos certeza de que este é o caminho e que a partir dessa nova prática no Executivo Estadual os trabalhadores em educação possam ser reconhecidos pelo seu valor e que tenham as suas reivindicações atendidas”, disse.
Fonte: Ascom
Intercâmbio: AJEB RO promovendo escrita feminina em Cabedelo
A Secretaria Municipal de Cultura de Cabedelo (SECULT) reafirma seu compromisso com a promoção da cultura e do intercâmbio literário ao reunir colab
Mantendo o segredo em seu layout, a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) fará no próximo sábado (1º de fevereiro) uma grande ação promocional de venda de s
Banda do Vai Quem Quer prepara reabertura da sede e venda de abadás em Porto Velho
A alegria e a tradição do Carnaval de Porto Velho estão garantidas! A Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), o maior bloco de carnaval da região Norte, inic
Calendário Oficial do Carnaval 2025 é divulgado pela Prefeitura de Porto Velho
A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural do Município de Porto Velho (Funcultural), divulgou no diário oficial, na segunda-feira (20