Quinta-feira, 13 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

UNIR realiza I Colóquio sobre Formação Identidade Cultural


 
Em comemoração ao 29º aniversário da Universidade Federal de Rondônia (Unir), a Coordenação de Cultura da entidade, promove, a partir desta segunda-feira, até dia 13 (quarta-feira), o I Colóquio sobre Formação de Identidade Cultural, que tem o objetivo de refletir a respeito da subjetividade inserida em uma coletividade, para entendimento e identificação consciente do lugar a que se quer pertencer e a que se quer construir.

Para a organizadora do Colóquio, professora mestre Tiziana Cocchieri, do Departamento de Filosofia da Unir, as Instituições de ensino possuem um papel bastante significativo quanto à formação de identidade cultural, por fomentarem a reflexão sobre ações e hábitos que se cristalizam, “Trabalhar essa reflexão sobre o tema é relevante para conscientizar as escolhas e modos de ação, quanto à aquisição de hábitos que estabelecemos e incorporamos como nossos, caracterizando-nos como comunidade social idiossincrática”, observa.

“Devemos fomentar questões a respeito da nossa identidade cultural, discutir continuamente, para podermos entender e analisar o hábito que caracteriza a cultura”, reitera a organizadora do evento.

O I Colóquio sobre Formação de Identidade Cultural é organizado pelos professores: Tiziana Cocchieri, Walace Soares de Oliveira, Maricélia Cantanhêde, Vicente Eduardo R. Marçal e Rosângela Aparecida Hilário e será realizado no Teatro Banzeiros dias 11, 12 e 13 às 19h, e no auditório da OAB Rondônia, dia 12 às 8h. O evento é aberto ao público e contará com a participação de vários representantes de diversas áreas de pesquisa, que após ministrarem palestras participarão dos debates.
 

Programação
 

Dia 11/07 (Segunda-Feira) – 19h30 - Teatro Banzeiros

Artes – Prof. doutor Mauro Rosa (Unir)

Indigenismo – Leonardo Jose da Cruz Souza e Rubens Suruí/ Indigenista (Fundação Kanindé)

Religião – (Faculdade Católica De Rondônia)

Dia 12/07 (Terça-Feira) – 08h - Auditório OAB

Palestra: “A Importância dos Estudos Indígenas de Rondônia nas Ciências Sociais”

Beth A. Conklin, Phd (Associate Professor Department Of Anthropology Vanderbilt University)

Palestra: “Uma História de Pesquisa Antropológica com os Povos Indígenas Em Rondônia”, por Claudia Augustat, Phd. curadora das coleções da América do Sul, Museu Fur Völkerkunde (Museu Nacional Etnográfico), Viena, Áustria.

Dia 12/07 (Terça-Feira) – 19h – Teatro Banzeiros

Comunicação – Leo Ladeia (Rede Record) e Domingues Jr. (Rede Record)

História – Prof. Aleks Palitot (Colégio Objetivo)

Filosofia – Prof. Vicente E. R. Marçal (Unir)

Dia 13/07 (Quarta-Feira) – 19h – Teatro Banzeiros

Antropologia – Prof. Estevão Fernandes (Unir)

Psicologia – Prof. Josenir Dettoni (Unir)

Pedagogia – Profª. Rosângela Aparecida Hilário (Unir)

Fonte: Carlos Araújo
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 13 de março de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Suspense psicológico e terror sobrenatural marcam a estreia de  “MUCURA” em Rondônia

Suspense psicológico e terror sobrenatural marcam a estreia de “MUCURA” em Rondônia

No último dia 05 de março de 2025, o Produtor Executivo, Artur Nestor anunciou o encerramento das gravações do mais novo curta-metragem “MUCURA”, qu

Projeto da ACEMDA de combate ao racismo e promoção da igualdade racial é contemplado em edital nacional

Projeto da ACEMDA de combate ao racismo e promoção da igualdade racial é contemplado em edital nacional

O projeto "Raízes Amazônicas: combatendo o racismo e valorizando a cultura afro-brasileira", da Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Dese

Programação dos desfiles carnavalescos continua neste final de semana em Porto Velho

Programação dos desfiles carnavalescos continua neste final de semana em Porto Velho

A folia segue viva em Porto Velho com os desfiles dos últimos blocos carnavalescos, que acontecem neste fim de semana pós-carnaval. A Prefeitura da ca

Fórum Internacional de Literatura de Aracaju: uma celebração da palavra e da cultura

Fórum Internacional de Literatura de Aracaju: uma celebração da palavra e da cultura

Nos dias 8, 9 e 10 de março, a cidade de Aracaju será palco de um evento literário sem precedentes: o Forum Internacional de Literatura de Aracaju.

Gente de Opinião Quinta-feira, 13 de março de 2025 | Porto Velho (RO)