Sábado, 1 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Cultura

VII Jornada Odontológica foi um sucesso



A Coordenação do Curso de Odontologia da FIMCA (Faculdades Integradas Aparício Carvalho) fez uma avaliação positiva da VII Jornada de Odontologia, realizada entre os dias 21 e 23 de outubro, no auditório da instituição.

Com expressiva participação dos acadêmicos, o movimento contou com a presença de renomados profissionais da odontologia nacional e o apoio de empresas de reconhecida reputação no segmento, durante os três dias de atividades.

“Nosso objetivo foi plenamente alcançado, já que promovemos, divulgamos e discutimos aspectos atuais da odontologia, agregando conhecimentos técnicos e científicos que, certamente, enriqueceram o currículo dos nossos acadêmicos”, avaliou a coordenadora do curso de Odontologia da FIMCA, Myrna Gelle.

Para a Profa. Ms. Ana Lucilla Artigas, da coordenação do curso, o interesse dos acadêmicos, a qualidade dos palestrantes e o apoio de empresas como a Dental Médica e a DFL, foram fatores decisivos apara o sucesso da jornada. “Todos em busca da excelência técnica e científica para, conseqüentemente, oferecerem mais benefícios à comunidade acadêmica”, finalizou.

Programação

A primeira palestra aconteceu no dia 21/10, a cargo do Prof. Dr. Raphael Monte Alto, abordando o tema “procedimentos estéticos em odontologia restauradora”. O palestrante graduou-se em 1999 pela Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo (FONF). É especialista em Dentística pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Odontologia também pela UFF e Doutor em Dentística pela UERJ. É professor substituto da Disciplina de Dentística (Graduação) e do Curso de Especialização em Dentística da UERJ.

No segundo dia da jornada, 22/10, a Profa. Especialista Anahi Philbois discorreu sobre “Prótese bucomaxilofacial com enfoque em próteses faciais”. A prótese bucomaxilofacial é a especialidade da Odontologia responsável pela confecção de próteses faciais e intra-orais, que visam reabilitar pacientes com malformações e deformidades variadas. As Próteses bucomaxilofaciais podem ser confeccionadas com materiais aloplásticos, como o silicone e a resina acrílica.

O encerramento da jornada, no dia 23/10, aconteceu com a palestra da Profa. Dra. Márcia Cançado Figueiredo, patrocinada pela DFL, sobre o tópico “Ferramentas que fazem a diferença nas ações em saúde pública”. Para ela, o profissional da saúde pública deve cada vez mais valorizar o seu trabalho e realizá-lo de forma humanizada. "Eles (os futuros cirurgiões-dentistas) têm que oferecer saúde com qualidade e com humanização", disse Cançado.

Graduada em Odontologia pela Fundação Universidade de Itaúna,1980, Mestrado em Odontopediatria pela Faculdade de Odontologia de Bauru/Universidade de São Paulo/USP,1982 e Doutorado em Odontologia Odontopediatria pela Faculdade de Odontologia de Bauru, Universidade de São Paulo/USP,1992, Márcia Cançado Figueiredo é Especialista em Saúde Publica pela Escola Nacional de Saúde Publica,1984 e Especialista em Atendimento Odontológico ao Paciente com Necessidades Especiais pelo CFO,2002.

Brindes e Apoios

Nos três dias do encontro, a DFL apresentou seus produtos utilizados na odontologia, em um stand montado no hall do auditório. Com 70 anos de atividades, a DFL começou a operar em 1939, com a importação e revenda de brocas e dentes artificiais. Após a guerra, em 1946, esta pequena empresa localizada numa sala no centro do Rio de Janeiro, estendeu o seu leque de atuação, passando a representar no Brasil, várias empresas americanas, obtendo credibilidade no meio odontológico internacional e tornando-se uma das maiores importadoras de materiais odontológicos do Brasil. Em 1998 a DFL iniciou-se na área de medicamentos, inaugurando a sua sofisticada unidade de fabricação de anestésicos injetáveis.

A planta fabril da DFL compreende dois prédios com um total de mais de 5.000 m2 de área construída num terreno de 8.000 m2. Atualmente, a DFL tem seus produtos consumidos em 32 países, sempre com alto grau de satisfação. Ásia, Europa, África e Américas, produtos brasileiros nas mãos de dentistas de todo o mundo.

Durante todos os dias, ao final de cada palestra, a coordenação do evento realizou a distribuição de material odontológico, através de sorteios, em comemoração ao dia do dentista, festejado dia 25 de outubro. Os brindes sorteados foram patrocinados pela FIMCA e pela Dental Medica Comercio e representações Ltda, conceituada empresa que atua no ramo de comercialização de máquinas, aparelhos e equipamentos odontológicos, médicos, hospitalares e laboratoriais.

Fonte: Sérgio Mello

Gente de OpiniãoSábado, 1 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Intercâmbio: AJEB RO promovendo escrita feminina em Cabedelo

Intercâmbio: AJEB RO promovendo escrita feminina em Cabedelo

A Secretaria Municipal de Cultura de Cabedelo (SECULT) reafirma seu compromisso com a promoção da cultura e do intercâmbio literário ao reunir colab

Lote Promocional: vendas de abadás da Banda do Vai Quem Quer, a R$70 a unidade, somente neste sábado, 01 de fevereiro

Lote Promocional: vendas de abadás da Banda do Vai Quem Quer, a R$70 a unidade, somente neste sábado, 01 de fevereiro

Mantendo o segredo em seu layout, a Banda do Vai Quem Quer (BVQQ) fará no próximo sábado (1º de fevereiro) uma grande ação promocional de venda de s

Banda do Vai Quem Quer prepara reabertura da sede e venda de abadás em Porto Velho

Banda do Vai Quem Quer prepara reabertura da sede e venda de abadás em Porto Velho

A alegria e a tradição do Carnaval de Porto Velho estão garantidas! A Banda do Vai Quem Quer (BVQQ), o maior bloco de carnaval da região Norte, inic

Calendário Oficial do Carnaval 2025 é divulgado pela Prefeitura de Porto Velho

Calendário Oficial do Carnaval 2025 é divulgado pela Prefeitura de Porto Velho

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural do Município de Porto Velho (Funcultural), divulgou no diário oficial, na segunda-feira (20

Gente de Opinião Sábado, 1 de fevereiro de 2025 | Porto Velho (RO)