Quarta-feira, 7 de julho de 2021 - 16h53
Dormir bem é uma questão de saúde. E especialmente na infância uma boa noite de sono é fundamental para o desenvolvimento saudável. Sabia que é durante a noite que muitos processos biológicos acontecem para garantir o crescimento do seu filho? Na fase do sono profundo, por exemplo, acontece a liberação do hormônio Growth Hormone, conhecido como GH, responsável pelo crescimento e fortalecimento dos músculos.
Além
disso, é durante o sono que a criança fixa os aprendizados do dia. Não é à toa
que quando a criança dorme mal começam a surgir os desafios como
irritabilidade, dificuldade de se concentrar e outros problemas. Esse estresse
pode elevar os níveis de cortisol e atrapalhar a atuação do GH, prejudicando o
crescimento.
Por esse e tantos outros motivos, profissionais da área da saúde infantil insistem em dizer que crianças precisam de uma boa rotina de sono e devem dormir cedo, por volta das 20 horas. Então, como ajudar os pequenos a adormecer cedo e ter uma boa noite de sono?
Antes de esperar um milagre noturno, é preciso ajustar a rotina do dia. A criança não precisa de horários rígidos para comer ou tomar banho, mas respeitar a ordem dos acontecimentos ajuda a reduzir a ansiedade e lidar melhor com a rotina. Criança gosta de previsibilidade, portanto, ajuste as tarefas do dia.
A rotina ideal vai depender da idade do seu filho, mas se a criança estuda pela manhã, um bom exemplo é tirar uma soneca depois do almoço, ter um momento reservado para brincar durante a tarde e ainda dar uma pequena caminhada antes de começar o ritual da noite.
Para a criança adormecer até as 20 horas, é interessante começar os preparativos 1h30min antes. Então, por volta das 18h30min os pais podem oferecer o jantar, dar o banho, levar a criança para seu quarto e contar uma historinha antes de dormir. Implantar esses passos pode ser difícil, mas ao longo dos dias ou semanas a criança vai entendendo a nova dinâmica da casa.
Para que ela consiga completar esse ciclo, é preciso estar atento em outros pontos. Seu filho não deve ter acesso às telas por pelo menos 2 horas antes de dormir. A luz azul emitida pelas telas estimula a atividade cerebral e prejudica o sono. Também atente-se para o barulho da casa. É interessante diminuir o ritmo natural do lar enquanto o dia vai escurecendo. Reduza a quantidade de luzes e desligue a TV, pelo menos até seu filho adormecer.
Ainda, a criança precisa se sentir segura para dormir bem. Uma boa estratégia é os pais preparem o ambiente em que o filho dorme, deixando o cômodo silencioso e com uma temperatura agradável. O ideal é que a rotina depois do banho já seja feita nesse espaço - com a luz baixa - e que a criança não saia mais do seu quartinho.
Nesse quesito, a cama infantil também tem um papel importante no sucesso dessa rotina. Seu filho precisa gostar dela e reconhecer aquele espaço como um ambiente seguro. Ela também precisa ser confortável e aconchegante. Tente decorar o local com roupa de cama dos personagens preferidos e oferecer uma pelúcia ou naninha que traga essa sensação de segurança.
Conte uma historinha com ele já deitado em sua cama e, se necessário, espere ele adormecer primeiro para depois sair do quarto. Isso reduz a chance de os pequenos migrarem para o quarto dos pais durante a noite.
É
natural que a criança resista à nova rotina nos primeiros dias, mas com
paciência e disciplina, ela é capaz de entender e se adaptar rapidamente.
Experimente fazer essas mudanças para oferecer uma noite de qualidade para o
bom desenvolvimento do seu filho.
Entrevista com a fisioterapeuta Amabile Granesini
Veja a entrevista:
Especialista em saúde dá dicas para evitar doenças respiratórias durante o clima seco
Cerca de 170 denúncias de focos de queimada já foram fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) nos
Prática de Yoga ajuda na recuperação de dependentes químicos
De antemão, o Yoga é uma prática de atividade física que tem como objetivo trabalhar corpo e mente de uma forma única, auxiliando no controle de str
Como aumentar de maneira natural sua resistência contra doenças
Em tempos de pandemia, todos passaram a se preocupar mais com a resistência do corpo contra doenças. Afinal, nossos cuidados podem ir muito além do