Segunda-feira, 11 de janeiro de 2021 - 13h52
O Banco do Brasil (BB) anunciou nesta segunda-feira (11)
dois programas de desligamento incentivado. A expectativa é que a adesão chegue
a 5 mil funcionários.
Segundo a instituição, o Programa de Adequação de Quadros
(PAQ) visa ajustar a força de trabalho do banco, mudando empregados de setores
com excesso de pessoal para outros com vagas disponíveis. Os empregados poderão
fazer movimentações laterais e também optar pelo desligamento. O Programa de
Desligamento Extraordinário (PDE) abrange todos os funcionários que atenderem
aos pré-requisitos.
Conforme o banco, as ações “visam otimizar a distribuição
da força de trabalho, equacionando as situações de vagas e excessos nas
unidades do banco, contribuindo para a redução de despesas e para a melhoria da
eficiência operacional”.
A economia líquida anual estimada com as ações de reduções
de custos implementadas pelo banco é de R$ 353 milhões em 2021 e R$ 2,7 bilhões
até 2025.
No valor não estão adicionados os recursos economizados com
os planos de desligamento, que serão divulgados após o encerramento dos períodos
de adesão previsto para 5 de fevereiro.
Reestruturação
O banco prevê adaptações na rede de atendimento em 361
municípios, mantendo unidades próprias em 221 municípios e correspondentes
bancários Mais BB, nos demais.
Conforme o banco, com o novo modelo 1,3 milhão de clientes
passarão a contar com um gerente de relacionamento exclusivo para interação
digital por meio do canal Fale.Com.
A interação digital do banco foi ampliada especialmente no
último ano. O aplicativo do banco atingiu 4,7 milhões de usuários, crescimento
273% maior do que o período anterior à pandemia. Ao mesmo tempo, o atendimento
pelo WhatsApp chegou a quase 600 mil atendimentos por dia.
“Com mais 1,3 milhão de clientes atendidos no modelo de
atendimento especializado por gerentes de relacionamento dedicados, avançaremos
de forma importante na melhoria contínua da experiência dos nossos clientes.
Isso representa 13% a mais de clientes com essa proposta de valor”, disse em
nota o vice-presidente de Negócios de Varejo do BB, Carlos Motta.
“As iniciativas buscam a melhoria da experiência e
satisfação do cliente e consideram a transformação digital, o aumento da
concorrência e o menor patamar histórico da taxa básica de juros como elementos
de destaque”, diz a nota.
O BB tomou outras medidas para reduzir custos como a
devolução e venda de prédios corporativos, otimização de espaços físicos,
medidas de eficiência energética e novo plano de cargos e salários. A
expectativa é redução de R$ 3,3 bilhões em redução de despesas até 2025.
O Banco construiu um hotsite para esclarecer as medidas aos
clientes. As informações também estão disponíveis pelo WhatsApp – (61)
4001-0001 e pela Central de Atendimento 0800 729 5291, de segunda a
sexta-feira, das 8 às 20 horas.
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