Terça-feira, 10 de maio de 2022 - 17h17
Empreender no Brasil não é fácil,
isso já sabemos bem. A burocracia, as obrigações e as dificuldades são
obstáculos que dificultam a veia empreendedora do brasileiro. Entretanto, quem
deseja se estabelecer no setor varejista precisa saber que as barreiras são
ainda maiores. Margem curta, intensa competitividade e questões operacionais,
como a logística, afastam até mesmo os mais preparados.
Entretanto, há situações que o
próprio gestor pode melhorar para facilitar o dia a dia do negócio. A mais
importante delas diz respeito à própria gestão. Quanto mais ela estiver
integrada, melhor será o trabalho realizado pela empresa. Essa integração
precisa ser feita tanto entre os departamentos quanto entre as necessárias
soluções tecnológicas que automatizam tarefas. Mas qual é a sua real
importância? Confira:
1. Visão completa do negócio
Sem dúvida a principal vantagem
da gestão integrada no varejo é a possibilidade de obter uma visão completa de
todos os processos e a operação do negócio. Diante da infinidade de soluções
disponíveis, que normalmente resolvem parte do problema, os gestores têm
dificuldade de enxergar o todo. Por isso, integrar esses sistemas,
estabelecendo uma espécie de hub por onde os dados serão centralizados, é uma
alternativa interessante para conseguir ir além de cada funcionalidade.
2. Análises mais rápidas
Quando a gestão é integrada, ou
seja, tudo está alinhado e funcionando perfeitamente com suas respectivas
tarefas, as análises são mais rápidas. Afinal, os dados podem “circular”
livremente entre as soluções, coletando e cruzando as informações mais
importantes para o dia a dia do varejo. Dessa forma, é possível automatizar
todo esse procedimento, obtendo insights valiosos em um único dashboard e
conseguindo agilizar a tomada de decisão independentemente da situação
enfrentada pelo negócio.
3. Inteligência na gestão
Os insights ficam disponíveis
mais rapidamente e com mais qualidade. Uma gestão em que todas as ferramentas
conversem entre si é capaz de entregar informações melhores, no sentido de que
correspondem à realidade do negócio. Com esses relatórios em mãos em tempo
real, é possível tomar decisões inteligentes na gestão, identificando pontos de
melhoria e necessidade de maior atenção em cada área ou departamento. Em tempos
de instabilidade, trata-se de uma medida necessária para ganhar eficiência
operacional.
4. Definição do que é importante
Um dos erros mais comuns do
varejo brasileiro é não definir quais informações, análises e insights são mais
importantes para o sucesso do seu negócio. A grande maioria pensa que basta ter
acesso a uma grande quantidade de dados para melhorar seus processos e,
consequentemente, a gestão como um todo. Na verdade, é o caminho inverso:
apenas quando tudo está integrado e operando de forma conjunta é possível
definir quais indicadores são mais importantes para o gestor trabalhar de
acordo com seus objetivos a curto, médio e longo prazo.
5. Descoberta de novos
indicadores e objetivos
O contrário também é válido: uma
gestão integrada permite expandir ou até redefinir os objetivos do varejo
diante de novas informações que ele pode ter em mãos. Infelizmente ainda é
comum no ramo varejista, até mesmo entre grandes redes, que a tomada de decisão
se baseie apenas na experiência e no feeling do dono ou do profissional
responsável. Hoje já é possível ter acesso a vários dados que antes eram
restritos ao ambiente on-line, permitindo relatórios mais completos e com mais
possibilidades do que há alguns anos.
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* Ricardo Fiovaranti é
CEO da FX Data Intelligence, empresa especialista em visão computacional
dirigida por IA fornecendo insights estratégicos para o varejo – e-mail: fx@nbpress.com
Sobre a FX Data Intelligence
A FX Data Intelligence é uma
plataforma SaaS que fornece dados inteligentes para o varejo por meio de visão
computacional dirigida por inteligência artificial. A empresa combina as
informações coletadas na loja, como as características do fluxo, jornada de
compra, tempo de fila, com outros dados como vendas, atratividade das vitrines
entre outros KPIs definidos pelos clientes. Dessa forma, o varejista consegue
identificar a eficiência da operação, melhorar o investimento em marketing para
aquisição de novos clientes e potencializar a gestão do time de vendas, tudo isso
com foco na melhoria da performance do negócio. Criada em 2015, faz parte da
HiPartners Capital & Work, grupo de empresários e investidores que investe
em soluções disruptivas para o varejo. Para saber mais, acesse: www.fxdata.com.br
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