Sexta-feira, 26 de abril de 2019 - 10h39
O sonho de industrializar o pescado cultivado na própria fazenda moveu o piscicultor e produtor rural Lorival Ribeiro de Amorim. Ele inaugurou no mês de março a agroindústria Pescados do Vale, que inicialmente já emprega 50 funcionários e conta com o Selo de Inspeção Federal (SIF), o que permite ao estabelecimento exportar o pescado para outros estados e países.
Instalada em Ariquemes, a agroindústria processa especialmente o peixe Tambaqui, espécie amazônica bastante apreciada – Rondônia lidera o ranking nacional de produção de peixe nativo de cultivo com 90 mil toneladas/ano e o Tambaqui é o peixe mais produzido no Estado. “Era um sonho meu e da minha família, hoje somos uma empresa familiar. Industrializar e mandar o nosso peixe processado para alimentar as famílias de Ariquemes, de Rondônia e do país é um sonho que está se realizando.”, destaca.
Lorival Amorim ressalta que a capacidade de produção e de geração de emprego podem ser ampliadas. “Estamos apenas iniciando. Esperamos em pouco tempo contratar mais pessoas e aumentar nossa capacidade de abate.”, argumenta.
POR TRÁS DO SONHO
O piscicultor lembra que o apoio do Sebrae, por intermédio do Projeto Piscicultura, foi fundamental para a abertura da Pescados do Vale. “O Sebrae foi decisivo, mostrando que este é um mercado bastante aberto e que o mercado consumidor é grande. Isso nos incentivou a produzir mais e a abrir a agroindústria para processar o peixe in natura”, acrescenta.
O analista técnico do Sebrae, Denis Farias, acrescenta mais detalhes à história do Lorival. “Com o apoio do Sebrae participamos de feiras, missões e encontros com investidores envolvidos na cadeia produtiva do pescado.”, detalha.
Denis Farias explica que desde 2016 o Sebrae desenvolve o Projeto Piscicultura e auxilia pequenos produtores rurais a se tornarem grandes, por meio de consultorias e a profissionalização do trabalho no campo. “Nosso objetivo é que os produtores de peixes transformem suas propriedades em empreendimentos rurais, obtendo resultados ainda mais positivos.”, destaca.
Para Lorival Amorim, o sonho de ter uma agroindústria só se tornou possível com a ajuda do Sebrae. “Hoje estamos colhendo os frutos de um trabalho de quase dois anos de parcerias. Sozinho a gente poderia nem ter conseguido chegar na inauguração, poderia ter sido apenas um sonho. Com a experiência do Sebrae, avançamos e conseguimos.”, comemora o produtor rural.
A partir das 10 horas desta sexta-feira (22), o lote residual de restituição do IRPF do mês de novembro de 2024 estará disponível para consulta.O cr
Valorizar e reconhecer o trabalho realizado pelos servidores municipais, desde do início da atual gestão, tem sido a política do prefeito Hildon Chav
Mais fiscalização e riscos de exclusão do Simples para Pequenas Empresas em 2025
Os fiscos de todas as esferas governamentais têm intensificado os procedimentos de fiscalização voltados às micro e pequenas empresas optantes pelo
Edital de R$ 190 milhões para acordo direto em precatórios é lançado pelo governo de RO
O governo de Rondônia lançou novo edital para realização de acordos diretos em precatórios, disponibilizando R$ 190 milhões para esse fim. O esforço