Sexta-feira, 27 de novembro de 2020 - 17h37
Apesar de totalmente atípica, a
Black Friday 2020 deve ser uma das melhores na história para as vendas online.
Impulsionadas pela pandemia do coronavírus, todas as datas comemorativas
registraram aumentos no e-commerce, neste ano, em relação aos anos anteriores.
De acordo com pesquisa da Ebit, o Dia dos Namorados registrou aumento de 91%,
seguido pelo Dia das Mães (68%) e pela Páscoa (61%). Em novembro, na Black
Friday, o movimento se consolidará e marcará de vez a importância da presença
digital para os empreendedores.
Para o analista de
Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Ivan Tonet, é preciso se preparar não
só para a Black Friday, mas também para o pós-venda e a fidelização dos
clientes atraídos pela data. “Sem sombra de dúvida, essa é uma das grandes
datas para os comerciantes. Diante do cenário atual, com a pandemia, todas as
datas comerciais registraram aumento das vendas online. Com a Black Friday, não
será diferente. É importante se preparar e ter boas ações durante a data, bem
como vislumbrar a oportunidade de fazer entregas positivas, de olho também na
fidelização dos clientes, com ações que estimulem a recompra”, indica.
Ivan Tonet destaca que, neste
momento, temos clientes bastante informados e conscientes, que já estão
analisando os produtos que irão comprar e checando os preços para compará-los
na Black Friday. “A pandemia fortaleceu bastante o e-commerce. Mais que bons
descontos, o consumidor busca fazer bons negócios, no sentido da experiência da
compra online. Então, vale a pena investir na experiência. Se puder, negocie os
valores de frete, personalize a entrega, busque parcerias, envie brindes. Esse
é o momento de conquistar e fidelizar o cliente ao seu produto ou serviço”,
acrescenta.
Confira a seguir dez dicas
práticas para a Black Friday:
Faça um planejamento - o
primeiro passo é fazer um planejamento cuidadoso de como será a sua
participação na Black Friday. Verifique em quais plataformas de vendas (site,
redes sociais, marketplace) a sua empresa vai atuar e prepare uma campanha de
divulgação. É importante que o seu cliente saiba, com antecedência, as
promoções que a empresa vai oferecer. É fundamental também prever, nesse
planejamento, quais produtos e serviços serão ofertados e com quais descontos a
empresa vai atuar. O estoque também é outro item que não pode deixar de ser
verificado. Além de vender, é fundamental entregar dentro do prazo combinado.
Seja verdadeiro e transparente
- faça um portifólio honesto para a Black Friday. Os clientes já estão se
preparando para essa data. Muitos já estão pesquisando preços e vão verificar
se os produtos realmente estarão com desconto. Por isso, não coloque em risco a
imagem do seu negócio oferecendo “Black Fraudes”. Deixe bem claro para o
cliente qual o ganho real dele na promoção.
Use todo mês de novembro -
prepare ações comerciais, promoções e publicidade para todo mês de novembro.
Trabalhe com descontos semanais, convidando o consumidor para o grande dia, mas
não perca a chance de aumentar as vendas durante os 30 dias.
Busque parcerias - busque
outros micros e pequenos negócios para fazer combos e parcerias de serviços com
preços atrativos. Dessa forma, dá para manter uma margem de lucro razoável e
trazer alto valor agregado ao produto inédito. Um exemplo: se você tem uma
hamburgueria, faça parceria com uma cervejaria artesanal ou se é lojista de
roupas femininas busque fazer uma colaboração com um salão de beleza.
Invista todos os esforços em
comunicação - estar com preços promocionais não adianta se as pessoas não
souberem disso. Por isso, planeje com antecedência, invista em todas as
plataformas online que você tem à disposição. Site, campanhas em marketplaces,
posts diários em todas as redes sociais, sorteios e impulsionamentos também são
válidos se você tiver caixa.
Foque nos seus pontos fortes –
em lugar de colocar todos os produtos e serviços da empresa em promoção, mas
com descontos irrisórios, prefira focar nos seus pontos fortes e oferecer
promoções que realmente façam a diferença.
Negocie com seu fornecedor - só
pode vender bem, quem compra bem. Por isso, negocie melhores condições com seu
fornecedor para esse período. Assim você conseguirá oferecer uma melhor margem
de desconto, se diferenciando da concorrência.
Lembre do seu cliente habitual
– é mais fácil e barato manter o seu cliente mobilizado, do que buscar novos
consumidores no mercado. Nessa Black Friday, entre em contato antecipadamente
com os seus clientes e mantenha-os informados das promoções que você vai
lançar.
Prepare sua estrutura – é
imprescindível que as empresas estejam preparadas para o aumento do volume de
internautas navegando em suas plataformas. A experiência da compra precisa ser
feita com segurança e sem estresse. Não há nada que irrite mais um cliente do
que páginas que não concluem as operações e travam insistentemente,
impossibilitando a compra.
Brindes e combos – aproveite a
Black Friday para aliviar o estoque de produtos que podem estar acumulados há
algum tempo. Você pode oferecer brindes ou combos de produtos, em vendas
associadas.
O Sebrae em Rondônia vem
auxiliando os empreendedores do estado, orientando-os para este dia. Através de
pílulas de conteúdos, check list e orientações diversas, os lojistas que estão
antenados puderam ter acesso a dicas que podem potencializar a Black Friday,
podendo alcançar melhores resultados. Ainda dá tempo, acesse www.sebrae.ro/wo1
para baixar o e-Book completo do tema.
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